terça-feira, 29 de abril de 2014

DEVANEIOS E DESABAFOS: XII Festival das Sopas e Merendas de Alenquer


DEVANEIOS E DESABAFOS: XII Festival das Sopas e Merendas de Alenquer

Hoje, tal como havia prometido anteriormente, venho falar-vos do FESTIVAL DAS SOPAS E MERENDAS DE ALENQUER.

Ora no passado fim-de-semana de 12 e 13 de Abril realizou-se o XII Festival das Sopas e Merendas de Alenquer, onde? Na Labrugeira!! Aldeia do Concelho de Alenquer, já é tradição do lugar este certame, ou não tivesse já na sua 12ª edição. Aqui venho deixar a minha visão do mesmo... sou suspeita, pois foi a terra que me viu crescer, onde brinquei, onde fui e sou bastante feliz, terra berço e no meu ponto de vista, bastante especial...

Ora, eu como adepta de sopa, fervorosa até, não poderia faltar a tal acontecimento, até porque a escola da minha sobrinha estava representada com uma bancada e a minha mãe também esteve na venda!!! Ora e como foi? 

 Coincidente com os números (pois na sua 12ª edição!), e com a tradição anteriormente referida, certo mesmo é que nos dias 12 e 13 se realizou mais uma edição do já tradicional, sempre concorrido e animado «Festival das Sopas e Merendas de Alenquer».



 
 
A iniciativa e o cenário do evento que dá à prova os dotes culinários das gentes locais é a Adega Cooperativa de Labrugeira, onde além das sopas, dos petiscos, da doçaria se junta também a música e a animação. Organizado pela Adega Cooperativa da Labrugeira e a Câmara Municipal de Alenquer.

 
 
E, para não fugir à regra, muitas e muitas formas de fazer “Sopa” de usar os produtos locais, que o mesmo é dizer, os que a terra dá,  estiveram em destaque com nada menos que 13 diferentes Sopas para mostrar a qualidade e diversidade dos sabores regionais. No evento não faltaram  os vinhos da região de Lisboa, nem o “DOC Alenquer” o grande “anfitrião” desta XII edição.

A iniciativa e o cenário do evento que deu a provar os dotes culinários das gentes locais é o local físico onde se situa a Adega Cooperativa de Labrugeira, onde além das sopas, dos petiscos, da doçaria se juntou também a música e a animação.

Com esta mostra gastronómica de antigas receitas populares ligadas ao homem do campo da parte alta do concelho de Alenquer e, sobretudo, à sua alimentação de subsistência, mais uma vez a Adega Cooperativa da Labrugeira homenageou os viticultores desta região, que produzem bons vinhos sem dúvida!!

 Os visitantes puderam provar as sopas tradicionais confeccionadas pelas instituições e colectividades do concelho de Alenquer e ainda as tradicionais merendas e petiscos que, de uma forma muito realista e genuína, demonstraram a antiga alimentação dos trabalhadores rurais da região.

Os restaurantes e tasquinhas presentes, bem como a respectiva lista de sopas e iguarias foram os seguintes:
- Centro Social e Paroquial da Nª Srª das Virtudes, com sopa do Espirito Santo e, como merenda, bacalhau aldrabado;
- Restaurante Machado, com sopa de abóbora e frango salteado;
- Amigos da Escola Primária da Labrugeira, com a sopa creme de ervilhas com bacon e, como merenda, ovos com farinheira;
- Churrasco da Glorinha, com sopa da Glorinha e panadinhos de frango;
- D. Margarida, com canja de galinha e pão com chouriço;
- Quinta D’Herbe, com sopa de grão e salada de orelha;
- Associação Musical de Cabanas de Torres, com sopa de coentros e bifanas;
- Judite Duarte, com sopa da pedra e carne do alguidar;
- Cantinho da Amizade, com sopa do campo e moelas;
- Restaurante Ti Nazaré, com sopa de peixe com marisco e pataniscas;
 - Tasca de São Martinho, com sopa transmontana e coiratos;
- Santa Casa da Misericórdia da Aldeia Galega, com sopa de Santo António e ovos verdes;
 - CCD – Casais da Fonte Pipa, com sopa de rabo de boi e pão d’alho;
A dar na Bifana!!!
 
 
 
 
 
 
 
 
Não provei tudo (óbvio!), mas faltou ainda algumas coisas que gostaria de ter provado... especialmente os coiratos!! Sim, que sou moça para coiratos com um bom copo de vinho... e aqui para a gente, o vinho da Adega Cooperativa da Labrugeira escorrega que é uma maravilha, ou não tivesse já sido várias vezes galardoado com alguns prémios! Eu? Eu não resisti a uma sopa da pedra e à bela da bifana (que o vinho não se mostra J )...

Uma das coisas boas neste certame, além dos petiscos, diversão, boa pinga, etc, é o facto de não se pagar entrada! Podem ver os espectáculos e tudo sem ter de pagar por isso... agora o resto paga-se óbvio! Existem Kits de 5€ que dá direito a 1 sopa, 1 merenda e 1 copo de vinho/garrafa de água... Este era o meu:
 
 
Ah, e levam a tigelinha para casa como recordação do certame!! Quanto ao resto, se quiserem comer mais qualquer coisita, as senhas vendem-se à parte e pode comprar o que quiser!
 
Grande iniciativa, cada vez mais divulgada e com grande aderência, estão de parabéns todos os envolvidos...   
Actuação Rancho Folclórico



Actuação das "Las Guapas"
Espero ter-vos aguçado a curiosidade, e que para o ano visitem este certame... será a não perder sem dúvida!  
Fiquem bem... Até já!

2 comentários:

  1. Ora no passado fim-de-semana de 12 e 13 de Abril realizou-se o XII Festival das Sopas e Merendas de Alenquer, onde? Na Labrugeira!! Aldeia do Concelho de Alenquer, já é tradição do lugar este certame, ou não tivesse já na sua 12ª edição. Aqui venho deixar a minha visão do mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Cláudia Santos,
    O seu comentário só nos dá força para continuar. Cá estaremos, se Deus quizer, em 2015, para a 13ª edição do "Festival das Sopas e Merendas de Alenquer". O seu oportuno comentário é completo e dá a imagem do que foi a 12ª edição.
    Obrigado pelo seu contributo, pois é com entusiasmo e carolice que se preservam as tradições regionais e se faz história...
    Pela Organização - José Afonso N C Santos

    ResponderEliminar