quinta-feira, 17 de abril de 2014

DE CORPO E ALMA: A Páscoa e as suas Tradições!


DE CORPO E ALMA: A Páscoa e as suas Tradições!

           


Hoje venho falar de um assunto um pouco diferente, desta época que se vive (Quaresma), e de como a Páscoa, num estado laico mas de influência católica bem vincada, se celebra.

Eu sou católica, bem menos praticante actualmente do que gostaria, mas talvez por preguiça, por falta de tempo, pelas circunstâncias da vida, mas nunca por falta de convicção.

Ora, e então, o que é isso da Páscoa???!!???

A Páscoa (do hebraico Pessach), significa passagem, e é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa do Cristianismo.

 Na Páscoa é celebrada a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação (na Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 dC. Depois de morrer na cruz (na sexta-feira), o corpo de Jesus Cristo foi colocado num sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até à sua ressurreição (no domingo), sendo celebrada a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

 
Tradições pagãs na Páscoa

Na Páscoa, é comum a prática de pintar ovos cozidos, decorando-os com desenhos e formas abstractas; em grande parte dos países ainda é um costume comum, embora na maioria os ovos tenham sido substituídos por ovos de chocolate. No entanto, o costume não é citado na Bíblia e portanto, este é uma alusão a antigos rituais pagãos.

 
Na primavera, lebres e ovos pintados com runas eram os símbolos da fertilidade e renovação associados a deusa nórdica Gefjun.

A lebre (e não o coelho) era o símbolo de Gefjun. Suas sacerdotisas eram ditas capazes de prever o futuro observando as entranhas de uma lebre sacrificada. A versão “coelhinho da páscoa, que trazes para mim?” é comercialmente mais interessante do que “Lebre de Eostre, o que suas entranhas trazem de sorte para mim?”, que é a versão original desta rima.

 
A lebre de Eostre pode ser vista na Lua cheia e, portanto, era naturalmente associada à Lua e às deusas lunares da fertilidade. Seus cultos pagãos foram absorvidos e misturados pelas comemorações judaico-cristãs, sendo este um símbolo associado a esta quadra.

 

Páscoa em Portugal


É nesta altura em que se limpam muito bem as casas, se pintam (ou caiam, nas zonas em que isso é habitual) e se arranjam pois irá passar o Compasso (a Visita Pascal), que é uma ida do padre a cada casa para abençoar (e benzer) o lar e os que ali vivem. Tudo isto ligado à Ressurreição de Cristo e à celebração da Vida.

Para além de todas as celebrações e significados da Páscoa, em Portugal é também uma festa especial dos padrinhos (e madrinhas). Eu, como madrinha que sou, já tenho as “amêndoas” para a minha afilhada... e para os meus sobrinhos também! Época de dar, as amêndoas e os ovos também não faltam! J

Tradicionalmente, para além das amêndoas (porque parecem ovos pequeninos) e dos ovos (símbolo da vida), existe o folar, este também composto com ovos normalmente.



Antes da Páscoa, na Quaresma, o tempo é de jejum - evita-se comer carne e a ementa das sextas-feiras deve ser peixe (bem, na verdade, não deve é ser carne) por respeito, pois foi na sexta-feira que Jesus foi crucificado e morreu. Ora esta é uma das tradições que levo à letra! Por isso mesmo, amanhã é dia de banir a carne lá de casa!

Contudo, como no Domingo de Páscoa se celebra a festa da Ressurreição (voltar à vida, ressuscitar), volta a comer-se carne: cabrito ou borrego, como se fazia nos tempos antigos. E os doces, claro, que incluem todos os tradicionais e os folares, como anteriormente referi. Ora a tradição pascal na casa dos meus pais é bem diferente! Come-se a carne sim, mas como o cabrito e o borrego têm um sabor bem característico e forte (que eu adoro, mas que é pouco apreciado por alguns membros da família...), então qual é a tradição? Coelho guisado!! Ahahahah... irónico não é? Na páscoa minha mãe chacina um dos símbolos e coloca-o na mesa regado com um bom vinho tinto! J.   

 
 
Também acontece em muitas localidades celebrar-se a Semana Santa (a semana em que Jesus foi preso, julgado e condenado) com procissões de velas, à noite, ou representações teatrais (populares) desses acontecimentos.

 
Uma das minhas tradições, e que infelizmente este ano não vou conseguir voltar a realizar, é ir a pé até Fátima. O meu retiro espiritual, e que me faz ter momentos de introspecção que só quem faz tal caminhada pode sentir, é uma das tradições que mais prezo... Com um grupo fantástico, que se entreajuda, que se apoia e que está sempre pronto para ajudar qualquer membro que vá na caminhada. Normalmente saímos às 3 da manhã de Sexta-feira santa, pernoitamos no soupé da Serra de Minde e no Sábado à tarde estamos no santuário de Fátima... Que saudades desta minha tradição... Para o ano espero retomar então tal tradição!

 

Símbolos Pascais:

O Ovo

Contém o fruto da vida, que representa o nascimento e a renovação. De uma forma simples, podemos dizer que é o símbolo da vida. Na tradição cristã, o ovo aparece como uma renovação periódica da Natureza. Em muitos países europeus, ainda hoje há a crença de que comer ovos no Domingo de Páscoa traz saúde e sorte durante o resto do ano (ora vejam os folares da Páscoa!). E mais: um ovo posto na sexta-feira santa afasta as doenças! Por isso pessoal, toca a comer ovos! Mas não em demasia senão o colesterol dispara J.

O Coelho

 Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, a sua imagem simboliza a renovação e a vida nova. A tradição do coelho da Páscoa não é portuguesa; foi levada para a América por imigrantes alemães em meados de 1700. Para eles, o coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã do Domingo de Páscoa. A tradição não veio para Portugal, mas a imagem do coelho, sim.

Os Símbolos Cristãos

 O cordeiro, que simboliza Cristo, o cordeiro de Deus, que se sacrificou em favor de todo o rebanho, que são os homens.

 
 
 A cruz que simboliza a morte e a Ressureição de Cristo. É um símbolo de vida e de passagem, novamente.

 
 
 A vela (chamada círio) que simboliza a luz e tem gravado os símbolos Alfa (o início - no alfabeto grego) e Ómega (o fim). Quer dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".

 
 
 
Espero que tenham gostado desta pequena abordagem, e desejo-vos uma Santa e Feliz Páscoa, cheia de carinho e fraternidade... mas não abusem das amêndoas!!! J
 
 

Fiquem bem. Até já!

1 comentário:

  1. Espero que gostem desta pequena abordagem... Desejo-vos uma Santa e Feliz Páscoa, cheia de carinho e fraternidade... mas não abusem das amêndoas!!! :)

    ResponderEliminar