sexta-feira, 16 de maio de 2014

GET IN SHAPE: TOCA A CORRER! Dicas para melhores resultados!


GET IN SHAPE: TOCA A CORRER!

Dicas para melhores resultados!
 

Ora como o prometido é devido, cá estou eu novamente!! E tal como havia dito no post de hoje vamos falar de dicas para obter melhores resultados com a corrida!

Disse-vos que a corrida tem estado a “moer-me” e que tinha decido experimentar. Tendo efectuado uma pesquisa para ver o que deveria fazer, como deveria fazer, etc, e como tal venho partilhar convosco.

Ora o maridão já costuma correr, mas aqui a preguiçosa nunca o tentou sequer acompanhar, mas espera só maridão pela demora... ehehehe

 Mas estamos aqui é para as dicas certo? Então vamos lá:

1º - Melhor altura para correr?

De acordo com quem corre a melhor altura do dia é aquela que tiver mais disponibilidade! Ou seja, veja qual é a hora que mais se adapta ao seu horário e quando lhe dará mais prazer. Contudo, deverá sempre evitar as horas de maior calor ou de maior frio, para não correr o risco de desidratação ou hipotermia, entre outros. Por isso, toca a atar os ténis , sair de casa, e corra quando quiser e quando puder!!!

2º - Quais os alongamentos mais importantes: antes ou depois de uma corrida?

Ora se quero começar a correr sem sofrer lesões esta uma dica das essenciais, convém saber né? Os entendidos dizem então que os alongamentos mais importantes devem ser realizados APÓS a corrida e de uma forma estática! No entanto, pode fazer uns alongamentozitos antes, se os fizer de uma forma dinâmica, com movimento, de modo a “aquecer” os músculos e prepará-los para a actividade que é a corrida.

3º - Num Plano de Treino (digamos de ½ hora), devem alternar-se treinos de velocidade com resistência/tempo?

SIMMMM! Deverá fazer 1 vez/semana ou de 15 em 15 dias um treino de velocidade, dependendo do tipo de prova. E porquê? Porque existem vários tipos de músculo, constituídos por diferentes tipos de fibras musculares, com diferentes funções. Existem fibras de contracção lenta e fibras de contracção rápida, e como todas fazem parte do músculo, todas elas serão necessárias durante a prova. Deste modo, este tipo de treino permite que o coração vá suportar frequências cardíacas mais elevadas, o que irá facilitar a capacidade para conseguir suportar a corrida. É sempre bom saber!

4º - E se eu quiser me inscrever para começar a fazer corridas, por ex. de 8 km, mas tenho pouca experiência, quanto tempo de antecedência devo começar a treinar?

Sinceramente ainda não pensei bem nisso, por enquanto é para manutenção e para me mexer, mas um dia quem sabe? E se assim for, convém saber! Assim, aqui vos digo a resposta: Em média 1 mês! Mas, tal como tudo na vida, varia de pessoa para pessoa. Ora, eu mais preguiçosa e quase sem preparação, é melhor apontar lá para 6 meses no mínimo eheheheh... Depende muito da idade, peso, a condição física (lá está!), o historial clínico, a motivação e se, de facto, sabe correr!

5º - E nesse caso, os treinos devem ser com que regularidade semanal?

Se pretender correr os 8 Kms, 3 vezes por semana seria o ideal, aumentando progressivamente a distância e o tempo! Aconselhado pelos especialistas SEMPRE é complementar estes treinos com treinos de fortalecimento muscular do core e costas para evitar as dores nos mesmos! Sim, que dores nas costas já tenho que chegue obrigada!

6º - A ingestão de líquidos deve ser feita antes, durante e/ou depois?

Dever-se-á ter em conta o tempo de absorção pelo corpo dos líquidos. Deste modo, deverá beber um/dois copos de água ½ hora antes do exercício, só devendo ingerir durante o treino se o mesmo for superior a 30/35 minutos. Depois do treino deverá hidratar-se consoante o tempo e a intensidade, nunca exagerando essa ingestão! Sim, não é para beber logo um garrafão de 5 Lts ok?

Dica extra: durante o dia evite sentir sede! Beba água antes da sede aparecer!

 
7º - Qual a dieta mais importante: mais proteínas ou mais hidratos? 

Ora aqui está mais um ponto fulcral para se obter melhor rendimento!! MAIS PROTEINAS!!! A proteína é um nutriente fundamental, os nossos músculos são constituídos por proteína que, com os treinos são degradadas, logo devem ser regeneradas! A ingestão deste nutriente deve ser feita em todas as refeições. Os hidratos são energia. Se não for treinar, a ingestão de hidratos de carbono deve ser diminuída. As massas e o arroz (por ex.) são hidratos complexos, pelo que podem/devem ser ingeridos na refeição anterior à prova ou treino, dependendo da duração e intensidade que este terá!

8º - Quem treina para uma corrida deve tomar suplementos alimentares ou basta uma dieta equilibrada com todos os nutrientes?

Essencial esta dica. Ora dizem que uma dieta equilibrada é suficiente para poder participar por ex. numa meia ou até mesmo numa maratona! A dieta equilibrada a um treino um treino estruturado produz bons efeitos. Contudo, se preferirem recorrer a este tipo de suplementos, é aconselhável recorrer ao aconselhamento de profissionais!

Que tal, Ficou o bichinho da curiosidade para começar a correr? Vamos? Cada vez mais apetece não acham?



Espero que tenham gostado destas dicas, seguirão mais dicas na certa para podermos juntos conseguir melhores resultados com a corrida!

Existem muitas corridas organizadas, mas a essas voltamos mais tarde sim? Vamos então aplicar os segredos e dicas?

Até já! Fiquem bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário