quinta-feira, 22 de maio de 2014

FALANDO A SÉRIO: PROCRASTINAS? 6 DICAS PARA DEIXAR DE PROCRASTINAR!



FALANDO A SÉRIO: PROCRASTINAS? 6 DICAS PARA DEIXAR DE PROCRASTINAR!

Hoje o tema é algo que me tem vindo a “assombrar” ultimamente! Talvez fruto do cansaço acumulado (FÉRIAS PRECISAM-SE!!!), certo é que ando a procrastinar demasiado, sejam coisas simples (como “dar volta” à roupa de Verão, não é que precise muito pelos vistos, com este tempo! RAIOS), sejam alguns assuntos demasiado chatos no escritório, daqueles que se empurram com a barriga, mas que têm ser resolvidos, por mais chatos que sejam!



Às vezes nem é por uma questão de falta de tempo, apesar de a vida ter mudado muito desde que fui mãe, e o tempo ser gerido de um modo totalmente diferente… Certo é que me sinto a procrastinar demasiado, e decidi colocar um Stop! Dizer Basta à procrastinação!!! Ora, e o que é então procrastinar? De acordo com o dicionário, procrastinar é definido como: 



1. Deixar para depois. = ADIAR, POSTERGAR, PROTRAIR
2. Usar de delongas. = DELONGAR, DEMORAR, POSTERGAR
("procrastinar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)



Ora e o que fazer então? Fui pesquisar, uma vez que já estou claramente incomodada com a procrastinação, e deparei-me com algumas dicas que vou partilhar convosco, na medida em que me parecem bastante úteis! De acordo com os especialistas, quando existem múltiplas tarefas a desempenhar (como é o meu caso), normalmente entramos em pânico, e acabamos por não fazer nenhuma (típico!). Começamos uma e lembramo-nos da outra, e deixamos essa e vamos começar a outra, e assim sucessivamente, numa canseira desgraçada sem obter resultados! A solução passará por gerir melhor o tempo, e com isso a procrastinação passará a não existir… Como?

Ora aqui estão 6 Dicas para deixar de procrastinar!:

Registe quanto tempo você demora a executar cada tarefa.
Seja no trabalho, ou em casa (como por exemplo, o tempo que demora a tomar um duche, a comer, ou até e conduzir), faça este registo durante uma semana. Isto ir-lhe-á permitir analisar e ter uma noção exacta de como usa o seu tempo, fazendo com que possa planeá-lo de uma forma mais rentável.


Descubra o melhor horário para si.
Se for uma pessoa de manhãs, então planeie para se dedicar às tarefas mais exigentes e aborrecidas nesta parte do dia, aproveitando a sua máxima energia! Se for pessoa de noites/madrugadas planeie então para esta hora, tirando maior rendimento da “sua hora”. Contudo, se alternar tarefas no mesmo dia a distrai e acaba por acontecer o que disse acima, começa uma e salta para outra e assim sucessivamente, sem acabar nenhuma, então a melhor solução é fixar um dia para cada tarefa ou tipo de actividade!



Estabeleça prazos realistas e cumpra-os!
Não adianta estabelecer um prazo irrealista, porque isso só irá fazer com que fique com aquela sensação de incumprimento e falha! Assim, estabeleça um prazo que sabe que pode cumprir, incluindo estabelecer uma hora em que deverá parar de trabalhar (epá, esta parte para mim vai ser BEM DIFICIL!). Se precisar de flexibilidade, programe fazer uma tarefa alternativa para cada período de tempo.

Começe!
Se só tem 15 minutos disponíveis do seu tempo para elaborar uma tarefa que acha que não vai conseguir, não entre em pânico! Em vez de pensar “não tenho tempo para terminar esta tarefa, então vou fazer outra coisa”, aproveite e comece a mesma, não adie!




Abandone a perfeição!
 Ora lá está mais uma difícil para quem gosta de ter tudo perfeito e é uma perfeccionista de primeira! Confesso que foi uma das coisas complicadas para mim ao ser mãe… ter de me habituar a não ter tudo perfeitinho como gosto! Isso mexe-me cá com os nervos de uma maneira…

Pronto, dizem que uma forma de não procrastinar é essa, vamos tentar! E como? Imponha limites de tempo e, ao chegar ao fim, considere a tarefa “suficientemente bem feita” e passe à seguinte! Abandone a ideia de estar sempre tudo perfeito, porque a perfeição total não existe, a não ser para nos deixar maluquinhos/as! Eheheheh… Tenho de interiorizar bem isto, ai se tenho!

Faça pausas regulares!
Estas ajudam a descomprimir e, como tal, proporcionam uma “lufada de ar fresco” para a próxima etapa da tarefa ou para o começar de uma nova! Poderá também planear algo que queira muito fazer para depois de um prazo de entrega importante, deste modo, terá um incentivo para o terminar o quanto antes! Boa ideia não acham?



Ora aqui estão as 6 dicas que me pareceram mais importantes para deixar de procrastinar! Se está como eu ultimamente tenho estado, a procrastinar sucessivamente, venha daí, e juntos vamos deixar de procrastinar com o auxílio destas dicas!

Só mais uma para o final: Não espere pela motivação para começar uma tarefa, até porque muitas vezes ela acaba por nunca chegar! Se tem mesmo de a desempenhar, comece, e verá que o seu interesse vai aumentando à medida que a está a concluir, afinal, a “coisa chata” está preste a acabar! Ahahahah~


Espero que sejam dicas úteis, mais se seguirão acerca de outros temas certamente!

Até já! Fiquem bem! 

1 comentário:

  1. Procrastinas? Toca a deixar disso! 6 dicas para deixar de procrastinar! Espreitem... :)

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