sexta-feira, 2 de maio de 2014

DESAFIOS GASTRONÓMICOS: LOMBO COM CROSTA DE BROA E AZEITONAS


Hoje é dia de mais uma experiência gastronómica!

Ora tal como já disse em vários posts anteriores, sou uma verdadeira apaixonada pela cozinha! Desde pequena que me lembro de ter curiosidade de como as coisas eram feitas, e sobretudo de chatear a minha mãe para me deixar (bem pequenina) cozinhar! Não sei de onde advém tal paixão, talvez nasca com a pessoa, certo é que sempre fui uma curiosa, uma autodidacta... nunca tive uma lição, aula, workshop ou  qualquer coisa desse género, mas sempre gostei de inovar e inventar nesse meu mundo que é a minha cozinha!

Quem me conhece sabe o quanto eu gosto de cozinhar, e o verdadeiro prazer que isso me proporciona. Zelosa do meu local de verdadeira terapia anti-stress, gosto de cozinhar sozinha, sem ninguém a me atrapalhar ou a meter o “bedelho” J . É muito raro seguir uma receita á risca, acrescento sempre o meu cunho a cada um dos meus pratos. Tanto o é, que para mim é muito difícil falar em quantidades/ peso... sou daquelas que normalmente faço “a olho” e até me safo verdadeiramente bem (opinião do maridão J )

Adoro sabores fortes, temperos, todo o tipo de ervas e ervinhas aromáticas, tanto o é que esse cunho está sempre presente e caracteriza os meus pratos. Adoro cozinhar para os amigos, e tenho a felicidade da nossa grupeta estar sempre a jeito para jantaradas, almoçaradas, etc, desde que estejamos todos juntos! Verdadeiras cobaias, acho que não os desiludi neste ponto, mas se assim o foi que se acusem! Ahahahah

Ora, já estando a ser demasiado extensa neste meu “desabafo”, mas uma vez que este “espaço” serve para deixar um pouco de mim, venho vos deixar mais uma experiência culinária! Decidi experimentar mais umas coisas novas, e aproveitar as cobaias para darem o veredicto...

E então, saiu o quê?!???

LOMBO COM CROSTA DE BROA E AZEITONAS

Esta foi daquelas tais que decidi inventar, uma vez que a carne no forno é sempre uma boa opção, saudável e rápida, ideal para quando se tem os amigos em casa para jantar e o tempo para cozinhar é pouco J .

Mas vamos lá então à Receita:

Ingredientes:  (para 8 pessoas)

- Lombo de vaca e porco (suficiente para 8 pessoas);

- 1 Dl de vinho branco;

- Sumo de 1 laranja;

- Alho;

- Pimentão doce (vulgo colorau);

- 1 Cebola grande picada;

- Azeitonas pretas descaroçadas;

- ½ broa de milho;

- 2 Colheres de sopa de Vaqueiro líquida;

- Cebolinho, Tomilho, Orégãos e Manjericão;

- Sal e pimenta Q.B.

Ora vamos ver como se faz?

Primeiro liga-se o forno a 200º para ir aquecendo enquanto se prepara o prato.

  
 
Coloca-se os lombos numa tigela, junta-se o sumo laranja, tempera-se com sal, alho, pimenta tomilho e colorau e deixa-se marinar por volta de 1 hora.

 
 
Num tabuleiro coloca-se um fio de azeite e a cebola cortada às rodelas.




Corta-se o miolo da broa de milho para dentro de uma picadora, juntando-se as azeitonas pretas descaroçadas e pica-se tudo muito bem. Adiciona-se as ervas aromáticas (Cebolinho, Tomilho, Orégãos e Manjericão) a este preparado com um fio de azeite de modo a criar uma pasta.




 Depois tira-se o lombo da marinada colocando por cima da cama de cebola, e aproveitando o molho da marinada para regá-lo juntando a este o vinho branco! Barra-se o lombo com o preparado da broa e leva-se ao forno durante +/- 20 minutos, regando com o molho, e voilá, aqui está:




Super fácil não é? E tão apetitoso!!!
Para acompanhar, umas batatas noisettes feitas no forno e uma boa salada de canónigos com rúcula, alface e coentros.
Aproveitem esta minha sugestão e toca a cozinhar!! J
Espero que apreciem! Fico a aguardar sugestões e comentários!
Fiquem bem! Até já!  
 

 

1 comentário:

  1. Sou uma verdadeira apaixonada pela cozinha! Desde pequena que me lembro de ter curiosidade de como as coisas eram feitas, e sobretudo de chatear a minha mãe para me deixar (bem pequenina) cozinhar! Não sei de onde advém tal paixão, talvez nasca com a pessoa, certo é que sempre fui uma curiosa, uma autodidacta... nunca tive uma lição, aula, workshop ou qualquer coisa desse género, mas sempre gostei de inovar e inventar nesse meu mundo que é a minha cozinha! Espero que gostem das minhas dicas! Aqui fica mais uma...

    ResponderEliminar