segunda-feira, 12 de maio de 2014

DESAFIOS GASTRONÓMICOS: MOUSSE DE CHOCOLATE NO TABULEIRO




Hoje é dia de mais uma experiência gastronómica!

Ora estava eu a precisar de algo para acalmar o stress, e como sempre pensamos em quê???!!!??? DOCES!!! Ou pelo menos aqui a gulosa inveterada pensa eheheheh...

E então, saiu o quê?!???

MOUSSE DE CHOCOLATE NO TABULEIRO

Mais uma em que decidi inventar! Vi uma receita que me parecia interessante, de Charlotte de Chocolate, mas depois de verificar que a minha forma de mola não é daquelas altas (nota: já está na lista de coisas a adquirir!), para ficarem os palitos de la reine de pé, decidi não baixar os braços e de uma charlotte passou a ser uma mousse no tabuleiro (porque me apetece chamá-la assim!)...

Mas vamos lá então à Receita:

Ingredientes: 

- 6 ovos;
Ingredientes

- 175 gr de chocolate negro para culinária;

- 30 biscoitos de champagne (vulgo palitos de la reine) ;

- 1 cálice de vinho do porto;

- 125 gr manteiga magra sem sal;

- 5 colheres de sopa rasas de açúcar mascavado;

- 1 pitada de essência de baunilha.

Ora vamos ver como se faz?

Primeiro, num pirex colocam-se os palitos de la reine, passando o vinho do porto por cima destes até os salpicar todos.

Derrete-se o chocolate em banho-maria, sem o mexer e sem deixar ferver a água.

 
Numa tigela bate-se a manteiga com o açúcar e a essência de baunilha, até se obter um creme. Logo de seguida juntam-se as gemas uma a uma, batendo sempre, e no final adiciona-se o chocolate derretido envolvendo bem.

 
 
À parte batem-se as claras em castelo e suavemente junta-se ao preparado anterior. Cobre-se os palitos de la reine com esta mousse, acabando com mais palitos a cobrir a mesma.  

 
 
Leva-se ao frigorifico durante +/- 6 horas até solidificar, ou de um dia para o outro ainda melhor, e voilá, temos uma mousse diferente!
 

Super fácil não é? E tão apetitoso!!!

Sugestão: Uma vez que os palitos de la reine são um bocado para o duros, que tal demolhar os mesmos primeiramente em café, e somente depois salpica-los com o vinho do porto? Torna-se mais fácil assim de partir e distribuir e fica óptimo também! Mas de qualquer modo marcha!

Até já! Fiquem bem!

1 comentário: