quinta-feira, 29 de maio de 2014

HOJE É: QUINTA-FEIRA DA ASCENSÃO E DIA DA ESPIGA



Hoje, celebra-se a Quinta-feira da Ascensão e o Dia da espiga ou Quinta-feira da espiga!

E o que é essa coisa da Quinta-feira da Ascensão? Ora esta é uma festa religiosa católica, sendo em muitos locais hoje um dia feriado. Cá está, hoje o escritório está fechado porque aqui é feriadito eheheheh. Não fiquem tristes quem não está em dia feriado ok? Decerto que irão ter feriados municipais que não são aqui contemplados (como é o caso do 13 de Junho, já bem próximo, e que para mim é dia de labuta!). Mas vamos ao que interessa. Neste dia celebra-se a ascensão de Jesus ao Céu, depois de ter sido crucificado e de ter ressuscitado (sendo a Ressurreição celebrada na Páscoa).

Quarenta dias depois da Ressurreição, Jesus apareceu pela última vez aos seus discípulos, em Jerusalém, e levou-os ao Monte das Oliveiras.

Depois de lhes ter renovado a promessa do Espírito Santo, ergueu as mãos ao céu e abençoou-os. Nesse instante começou a elevar-se no ar e não tardou que uma nuvem o escondesse dos olhos deles. Como estes continuaram a olhar o céu, apareceram-lhes dois anjos a anunciar que Jesus voltaria do mesmo modo que o viram subir.

Então os discípulos deixaram o Monte das Oliveiras e regressaram a Jerusalém. Este dia (a Ascensão) ocorre cerca de quarenta dias depois da Páscoa, e é sempre a uma quinta-feira.

E, também, sempre nessa data, celebra-se o Dia da Espiga ou Quinta-feira da Espiga. Tradicionalmente, de manhã cedo, rapazes e raparigas vão para o campo apanhar a espiga e outras flores campestres.

Com elas, formam um ramo a que se chama Espiga! Este é composto por: espigas de trigo, folhagem de oliveira, malmequeres e papoilas. O ramo pode também incluir centeio, cevada, aveia, margaridas, pampilhos, etc. Cada elemento simboliza um desejo:

- A espiga de trigo = que haja pão, isto é, que nunca falte comida, que haja abundância em cada lar;


- O ramo de folhas de oliveira = que haja paz (a pomba da paz trazia no bico um ramo de oliveira) e que nunca falte a luz (divina). Antigamente as pessoas alumiavam-se com lamparinas de azeite, e o azeite faz-se com as azeitonas, que são o fruto da oliveira;

- Flores (malmequeres, papoilas, etc.) = que haja alegria (simbolizada pela cor das flores - o malmequer ainda «traz» ouro e prata, a papoila «traz» amor e vida e o alecrim «traz» saúde e força;

Segundo a tradição o ramo deve ser colocado por detrás da porta de entrada, e só deve ser substituído por um novo no dia da espiga do ano seguinte.




Acredita-se que este costume, que surge mais no centro e sul de Portugal, nasceu de um antigo ritual cristão, que era uma bênção aos primeiros frutos. No entanto, por ter tanta ligação com a Natureza, pensa-se que vem bem mais de trás no tempo, talvez de antigas tradições pagãs associadas às festas da deusa Flora que aconteciam por esta altura e às quais se mantém ligada à tradição dos Maios e das Maias.

O dia da espiga era também o "dia da hora" e considerado "o dia mais santo do ano", um dia em que não se devia trabalhar. Era chamado o dia da hora porque havia uma hora, o meio-dia, em que tudo parava, "as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha, o pão não leveda e as folhas se cruzam". Era nessa hora que se colhiam as plantas para fazer o ramo da espiga e também se colhiam as ervas medicinais. Em dias de trovoadas queimava-se um pouco da espiga no fogo da lareira para afastar os raios.






Hoje em dia, nas grandes cidades, as pessoas já não vão colher o Ramo da Espiga, nem há onde o fazerem verdade seja dita, mas há quem os venda, tendo-os colhido e atado, fazendo negócio com a tradição... E ajudando a preservá-la. Eu, como sou moçoila do campo ahahah, tenho à minha disposição (até à frente de minha casa) vários sítios onde ir recolher o ramo de espiga... logo, aqui vou eu fazê-lo! E vocês, também têm por hábito esta tradição?




Espero que tenham gostado do post, continuaremos com mais certamente nesta rubrica Hoje é...

Fiquem bem! Até já! 

quarta-feira, 28 de maio de 2014

LOOKS MAIS POR MENOS: Look #12

LOOKS MAIS POR MENOS: Look #12


Ora hoje venho vos trazer mais um look! Este é um exemplo de que um fato inteiro (que está In esta Primavera/Verão) proporciona um visual formal e bonito (a meu ver ok!).

A conjugação das cores (camel com azul escuro) é bastante actual e fica sempre bem! Nos acessórios apostei no Dourado para dar aquele toque sofisticado!

O Fato (Tailleur) é da Zara, a Blusa transparente (linda peplum!) é da Mango, o Tank top é Mango também, sendo os sapatos da Foreva. Acessórios, brincos pérola e gargantilha (LINDA!!!) da Glam!

Para um look sóbrio e formal apostem nestes tons, que ficam sempre bem. Depois é só arrojar nos acessórios para não ficar demasiado chato o visual! :)

Espero que gostem das dicas... Aceitam-se sugestões...

Fiquem bem! Até já!




 

 

DICAS FASHION: Que sapato deve ser o seu? Guia para compras...




Ora depois de ter escrito sobre as tendências esta Primavera/Verão de 2014, a nível de roupa, acessórios e looks, e de ter dado dicas acerca do melhor tipo de roupa para o nosso corpinho, venho desta vez dar umas dicas que devemos de ter em atenção quando nos aventurarmos nas compras, especialmente de sapatos, sandálias, botas, etc, acessório esse que amoooooooo... Sim, que com a crise que aí anda, e que pelos vistos teima em continuar L , convém que as compras que efectuemos sejam certeiras e nos favoreçam certo?

 
Ora, existem várias coisas a ter em conta na altura de comprar os nossos sapatitos! Como não somos todos iguais, óbviooooooooooo, temos de ter em conta que por vezes aquele sapato lindo de morrer nos vai causar dor e sofrimento, por isso o melhor é esquecer e passar à frente ... eheheheh.

 
Minha "sapataria" lá de casa... Em aberto para mais aquisições
Confesso que tal facto para mim é muitoooooooo difícil, porque gostamos mesmo, mas devemos ter sempre em atenção o nosso conforto e bem-estar! Óbvio que nem todos os sapatos que tenho são como luvas ou andar nas nuvens, até porque a profissão exige sempre um look mais clássico, formal, mas mesmo dentro deste pode haver adaptações e boas escolhas! Verdadeira shoes addicted (ou não tivesse eu esta vasta colecção que apresento aqui ao lado J ), certo é que me fazem sempre falta uns sapatitos, sandálias, botas, etc... E a vocês, também? Mais um par nunca é demais não acham?

 
 
Vamos lá começar então com as dicas...

1º - PÉ LARGO

Zilian
Se é esse o seu caso não desista dos padrões e detalhes, pode sempre usá-los! Estes são super trendy e irão dar um aspecto mais delgado ao seu pézinho! Sandálias fechadas são um must-have, devendo escolher as de ponta larga ou arredondada, pois estas não apertam os dedos, e ainda as sandálias de tiras largas! Não deverá usar sabrinas, pois estas fazem com que o seu pé pareça mais largo ainda.


2º - PÉ ESTREITO
Zilian

Sandálias com tiras, sejam finas ou grossas, horizontais ou cruzadas, tudo é permitido para este tipo de pézinho... Estas são perfeitas e conferem ousadia ao look! Se tem a sorte de ter um pézinho assim, aposte em detalhes, texturas aplicações e padrões. Porquê? Porque tem a sorte de ter um tipo de pé que todo o tipo de sandália fica bem! Eu não tenho essa sorte... Mas sou teimosa e por vezes lá calha. Tipo faz o que digo, não faças o que eu faço eheheheh.



3º - TORNOZELOS LARGOS

Zilian
Aqui a melhor opção, de modo a dar a ilusão de que os tornozelos serão mais delgaditos, será adquirir sandálias de salto grosso e abertas à frente (peep toes)! Arrisque em tons vibrantes (grande tendência desta Primavera/Verão), pois irá dar a ilusão de tornozelos mais finos. Não deve usar sandálias tipo gladiador, rasas e com tiras que sobem pelas pernas, poie terão o efeito oposto e indesejado.

4º - TORNOZELOS ESTREITOS

Zilian
 
Aqui o seu maior aliado serão as sandálias às tiras, pois irão dar mais volume a essa zona do tornozelo! Escolha sandálias que tenham o salto alto e fino. Mas, se procura um look mais confortável e urban, então deverá apostar nas sandálias tipo gladiador! Use e abuse dos prints e cores vibrantes!

 
 
 
Zilian
 
5º - PERNAS GROSSAS

Aqui, se quiser usar botins, estes deverão ser um pouco acima do tornozelo. Quanto às sandálias, estas deverão ter o salto grosso, de modo a estreitarem visualmente as suas pernocas. Se as mesmas tiverem recortes, então serão ideais para dar equilíbrio visual e, para que as suas pernas parecerem mais slim. Evite sandálias com tiras à altura do tornozelo. Este modelo irá fazer com que pareça que as suas pernas sejam mais largas.

 
 
6º - PERNAS MAGRAS

Zilian
Este é o tipo de perna que permite usar todo e qualquer tipo de sandália!! Mas, se tem complexos e acha que as suas pernas são demasiado magras, então escolha sandálias com tiras no tornozelo, na medida em que estas dão a ilusão de mais volume nessa mesma zona. E aposte também em cores vibrantes.

7º - PERNAS CURTAS
Berska

 
 
 
 Tem pernas pequenininhas? O melhor truque para as alongar é através do look. Como? Use e abuse dos pumps e saltos compensados... quanto mais altos melhor!!!! Stilletos e sandálias em tons nude irão dar a ilusão de continuidade às suas pernas, o que fará com que as mesmas pareçam mais longas! Sandálias ultra altas com cunha e compensadas são “a” escolha acertada, além de serem super trendy.

 
 
 
8º - PERNAS ALTAS

Zilian
Se pretender um look urban cool, as sandálias flat são uma óptima escolha para quem é muito alta! Aposte nos detalhes: tiras, pedras, franjas, tachas, etc, pois todos os acessórios são permitidos para este tipo de pernas. Se preferir saltos altos, também são uma boa opção. Já existem saltos médium size que dão o ar formal e não a tornam uma gigante ao pé das outras pessoas eheheheh.

 
 
 
Ora estas são as principais dicas para cada tipo de pé, tornozelo, perna, etc... Uma coisa é certa, eu não tenho muito isso em conta, mas agora vou passar a ter decerto! Ficam aqui mais algumas dicas de experiência pessoal:

Conforto!!! Isto acima de tudo! Como tal, se tem uma profissão que lhe exige um certo desconforto no calçado (porque os saltos altos quer se queira quer não, fazem sempre uma mulher muito mais elegante!), não se esqueça nunca de ter uns sapatos confortáveis por perto para poder trocar! Eu no escritório tenho sabrinas para o Inverno e este tempo estúpido de agora, e havaianas para o verão! Assim, quando chega alguém, coloco o salto alto e escondo os rasos! Muitas vezes tem de ser senão estoirava! Ah, e a coluna também agradece! No fim do dia depois de muito salto, é verem-me chegar ao carro e trocar de sapatitos para conduzir, que esta coisa de ter os pés cansados a conduzir não é para mim!

Hidratem bem os pés e não se esqueçam de “fazer manutenção”, pois eles são o nosso suporte para o dia a dia... mas disto trataremos noutra altura.

 
Quanto aos modelos, etc, experimentem, e se gostarem e se sentirem bem, então porque não adquirir? Estas dicas são para valorizar e tirar proveito, esconder “pequenos defeitos” se assim se pode chamar, mas não quer dizer que as tenham de seguir á risca!  

Ah, e não se esqueçam de rever o post de tendências de acessórios, aí tem o que se usa prós pezinhos nesta Primavera/Verão! http://devaneiosdesabafoseafins.blogspot.pt/2014/03/dicas-fashion-tendencias-primaveraverao_25.html 

Espero que gostem destas poucas mas sempre úteis (pelo menos assim acho!) dicas, e que as ponham em prática na hora de reforçar a sapataria lá de casa! Porque interessa é estarmos bem e nos sentirmos bem! Mais dicas se seguirão na certa, e fico à espera de sugestões vossas para temas a abordar!

 
Fiquem bem! Até já!  Deixo-vos com alguns modelos de sonho para uma shoes addicted J














sábado, 24 de maio de 2014

HOJE É: Dia de CHAMPIONS!!!!!


HOJE É: Dia de CHAMPIONS!!!!!

 


Hoje é dia de Final da Champions!!!!

Ora eu já estou com o nervoso miudinho que acompanha as horas que se antecedem a um acontecimento tão importante como é a Final da Champions League, aquela que determina o melhor! Já que o meu primeiríssimo não está lá...

 
Sei que estão a pensar que não deve ser nada normal, mas eu também não o sou eheheheh!! Sim, sou uma amante fervorosa deste jogo que é o futebol, e vibro com o mesmo! Hoje joga-se a final que opõe o Real Madrid com o Atlético de Madrid, e se não fosse isso um motivo mais que suficiente, ainda por cima é um jogo disputado no nosso país! Ora só por isso é uma razão mais que válida, uma vez que vai ser visto por todo o mundo, e que se disputará no estádio do meu Glorioso! Sim, sou mulher e adoro bola ok????!!???
 

Real Madrid! HALA MADRID!!!
Ora e este nervoso miudinho deve-se a quê? Além de ser uma amante do futebol e gostar de um bom jogo (que espero bem que assim o seja), hoje joga a minha segunda equipa do coração (aqui estamos em consonância cá em casa eheheheh): REAL MADRID!!!
 


Roberto Carlos
 
Sei que muitos de vós a esta altura pensarão: “Ah pois, tem lá o Cristiano Ronaldo...” Enganam-se!!! Desde à muito que vibro pelo Real Madrid, que adoro esta equipa, lembro-me bem de adorar ver jogar aquele que para mim foi um dos melhores laterais esquerdos Roberto Carlos! Na altura jogavam nos  Galácticos, ao lado dele outras estrelas como Zidane, Beckham, Raúl, Casillas, Figo e Ronaldo (o brasileiro, não o Cristiano!). Sempre fui Madrilista, ou não fosse Real Madrid um dos melhores do mundo (em 1º tá o meu ok?).


Findo esta piquena introdução/devaneio, vamos lá a um pouco de história da Champions!

 
 
A Liga dos Campeões da UEFA, oficialmente UEFA Champions League (UCL), sucessora da Taça dos Clubes Campeões Europeus (o mesmo nome atribuído ao troféu até aos dias atuais: Coupe des Clubs Champions Européens), é uma competição organizada pela UEFA desde a temporada 1955–56 (desde 1992–93 no seu actual formato) para os clubes de futebol que obtiverem as melhores classificações nos torneios dos seu países.

Figo: Embaixador do Troféu este ano de 2014


O actual Troféu da UEFA Champions League, que mede 73,5 centímetros de altura e pesa 8,5 quilos, remonta a 2006.

Uma norma, introduzida em 1968/69, permitiu que a Taça se torne propriedade de qualquer clube que vença a competição cinco vezes ou em três ocasiões seguidas. Isso significa que Real Madrid CF, AFC Ajax, FC Bayern München, AC Milan e, desde 2005, Liverpool FC, todos têm um exemplar original na sua sala de troféus. De acordo com os novos regulamentos, qualquer clube que conquiste o troféu por três vezes consecutivas ou por cinco vezes no total recebe uma distinção especial, com esse clube a começar um novo ciclo.
Ora o meu Real Madrid já ganhou este troféu 9 vezes, pelo que está ansioso para levar para casa la decima!!! O Atlético Madrid não tem ainda no seu palmarés este troféu, pelo que isso é motivação mais que suficiente para querer mais que tudo inaugurar-se nestas andanças ihihihih!

Os nervos já cá estão! Os petiscos para ver a final mais os amigos também estão a jeito (ou não fosse este mais um dos bons motivos para estarmos todos a petiscar e a bebericar a bela da sangria feita aqui pela própria eheheh), tribuna mais que preparada, venha ele!!!

 
Sim, que estou plenamente convicta que os meus merengues farão história e arrecadarão La Decima!!! HALA MADRID!!!!

E vocês, estão a torcer por quem? Espero no fundo que seja um jogo daqueles vibrantes e que ganhe o melhor! E que o melhor seja o meu Real of course! Logo à noite saberemos! Não se esqueçam que o jogo passa na TVI a partir das 19.45H!! Até lá é aguentar os nervos...

Fiquem bem, e até já!

sexta-feira, 23 de maio de 2014

LOOKS MAIS POR MENOS: Look #11


LOOKS MAIS POR MENOS: Look #11

Ora hoje venho vos trazer mais um look! Este é um exemplo de que os acessórios podem construir um look, serem a peça fulcral do mesmo, e fazerem toda a diferença...
 

Roupa: Calças Lefties conjugadas com uma blusa  fluida e um top Mango.

Stilletos: Pois bem, são da Parfois e conferem um toque mais sofisticado ao look! Para um look mais descontraído (e no fim do dia depois de doerem os pés eheheheh) substitui-se por umas sabrinas pretas e fica igualmente bem!
Quanto aos Acessórios: Óculosde massa pretos Miu Miu. Opto sempre por uns óculos sem apontamentos de cor (dourado ou prateado) para poder ficar bem com todos os looks! Sim, que cegueta como sou os meus óculos são graduados, logo não sou daquelas que tem uns para cada ocasião/toilette ahahahah. Brincos da Glam, pretos e discretos como tem de ser num look assim, e o Colar super tendência e super arrojado! Este comprei na H&M e ADOROOOOOOOOOOOOO!! Peça destaque deste look sem dúvida! Um dos meus favoritos sem dúvida!  Já fui gozada pelo maridão, mas ele também não percebe nada dessas coisas de tendências e tal... Isto é o que está a bombar meu querido...

Pormenor do colar... LINDOOOOO
 

 
 
 
 
 
 Este é um exemplo de que os acessórios podem construir um look, serem a peça fulcral do mesmo, e fazerem toda a diferença. Aposte nisso! Look color block total (neste caso preto, mas podia ser branco, castanho, beje, etc), e depois colocar um colar colorido para fazer o destaque e ficar linda e fabulástica como diz a Fefa!
 
Mas nada de coloridos em demasia ok??!!??? Para não correr o risco de virar ridículo! Se aposta no colar, não exagere nos acessórios! Brincos discretos (estes não podem faltar, sem eles sinto-me nua eheheheh) e só! Um relógio e pouco mais que isso... Não abuse senão descontrói o look.
 

Espero que gostem das sugestões! Mais se seguirão...

Fiquem bem! Até já!

quinta-feira, 22 de maio de 2014

FALANDO A SÉRIO: PROCRASTINAS? 6 DICAS PARA DEIXAR DE PROCRASTINAR!



FALANDO A SÉRIO: PROCRASTINAS? 6 DICAS PARA DEIXAR DE PROCRASTINAR!

Hoje o tema é algo que me tem vindo a “assombrar” ultimamente! Talvez fruto do cansaço acumulado (FÉRIAS PRECISAM-SE!!!), certo é que ando a procrastinar demasiado, sejam coisas simples (como “dar volta” à roupa de Verão, não é que precise muito pelos vistos, com este tempo! RAIOS), sejam alguns assuntos demasiado chatos no escritório, daqueles que se empurram com a barriga, mas que têm ser resolvidos, por mais chatos que sejam!



Às vezes nem é por uma questão de falta de tempo, apesar de a vida ter mudado muito desde que fui mãe, e o tempo ser gerido de um modo totalmente diferente… Certo é que me sinto a procrastinar demasiado, e decidi colocar um Stop! Dizer Basta à procrastinação!!! Ora, e o que é então procrastinar? De acordo com o dicionário, procrastinar é definido como: 



1. Deixar para depois. = ADIAR, POSTERGAR, PROTRAIR
2. Usar de delongas. = DELONGAR, DEMORAR, POSTERGAR
("procrastinar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)



Ora e o que fazer então? Fui pesquisar, uma vez que já estou claramente incomodada com a procrastinação, e deparei-me com algumas dicas que vou partilhar convosco, na medida em que me parecem bastante úteis! De acordo com os especialistas, quando existem múltiplas tarefas a desempenhar (como é o meu caso), normalmente entramos em pânico, e acabamos por não fazer nenhuma (típico!). Começamos uma e lembramo-nos da outra, e deixamos essa e vamos começar a outra, e assim sucessivamente, numa canseira desgraçada sem obter resultados! A solução passará por gerir melhor o tempo, e com isso a procrastinação passará a não existir… Como?

Ora aqui estão 6 Dicas para deixar de procrastinar!:

Registe quanto tempo você demora a executar cada tarefa.
Seja no trabalho, ou em casa (como por exemplo, o tempo que demora a tomar um duche, a comer, ou até e conduzir), faça este registo durante uma semana. Isto ir-lhe-á permitir analisar e ter uma noção exacta de como usa o seu tempo, fazendo com que possa planeá-lo de uma forma mais rentável.


Descubra o melhor horário para si.
Se for uma pessoa de manhãs, então planeie para se dedicar às tarefas mais exigentes e aborrecidas nesta parte do dia, aproveitando a sua máxima energia! Se for pessoa de noites/madrugadas planeie então para esta hora, tirando maior rendimento da “sua hora”. Contudo, se alternar tarefas no mesmo dia a distrai e acaba por acontecer o que disse acima, começa uma e salta para outra e assim sucessivamente, sem acabar nenhuma, então a melhor solução é fixar um dia para cada tarefa ou tipo de actividade!



Estabeleça prazos realistas e cumpra-os!
Não adianta estabelecer um prazo irrealista, porque isso só irá fazer com que fique com aquela sensação de incumprimento e falha! Assim, estabeleça um prazo que sabe que pode cumprir, incluindo estabelecer uma hora em que deverá parar de trabalhar (epá, esta parte para mim vai ser BEM DIFICIL!). Se precisar de flexibilidade, programe fazer uma tarefa alternativa para cada período de tempo.

Começe!
Se só tem 15 minutos disponíveis do seu tempo para elaborar uma tarefa que acha que não vai conseguir, não entre em pânico! Em vez de pensar “não tenho tempo para terminar esta tarefa, então vou fazer outra coisa”, aproveite e comece a mesma, não adie!




Abandone a perfeição!
 Ora lá está mais uma difícil para quem gosta de ter tudo perfeito e é uma perfeccionista de primeira! Confesso que foi uma das coisas complicadas para mim ao ser mãe… ter de me habituar a não ter tudo perfeitinho como gosto! Isso mexe-me cá com os nervos de uma maneira…

Pronto, dizem que uma forma de não procrastinar é essa, vamos tentar! E como? Imponha limites de tempo e, ao chegar ao fim, considere a tarefa “suficientemente bem feita” e passe à seguinte! Abandone a ideia de estar sempre tudo perfeito, porque a perfeição total não existe, a não ser para nos deixar maluquinhos/as! Eheheheh… Tenho de interiorizar bem isto, ai se tenho!

Faça pausas regulares!
Estas ajudam a descomprimir e, como tal, proporcionam uma “lufada de ar fresco” para a próxima etapa da tarefa ou para o começar de uma nova! Poderá também planear algo que queira muito fazer para depois de um prazo de entrega importante, deste modo, terá um incentivo para o terminar o quanto antes! Boa ideia não acham?



Ora aqui estão as 6 dicas que me pareceram mais importantes para deixar de procrastinar! Se está como eu ultimamente tenho estado, a procrastinar sucessivamente, venha daí, e juntos vamos deixar de procrastinar com o auxílio destas dicas!

Só mais uma para o final: Não espere pela motivação para começar uma tarefa, até porque muitas vezes ela acaba por nunca chegar! Se tem mesmo de a desempenhar, comece, e verá que o seu interesse vai aumentando à medida que a está a concluir, afinal, a “coisa chata” está preste a acabar! Ahahahah~


Espero que sejam dicas úteis, mais se seguirão acerca de outros temas certamente!

Até já! Fiquem bem!