quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Devaneios Culinários pós´"férias"


Pois é, “blogista” que se preze tem de escrever sobre as receitas que faz, que recomenda, que provou e gostou, etc etc etc... Ora eu como principiante, e uma vez que não quero ficar de fora deste Universo agora iniciado, venho postar acerca das minhas experiências culinárias efectuadas no passado fim-de-semana.

Ora, jantarada para os amigos (coisa que ADOROOOOO!!!) aqui a moça decide sempre que tem de cozinhar algo diferente. Ah pois é!! Resultado: Umas entradas que não é para me gabar, mas são muito fáceis de fazer e ficam óptimas, 2 quiches, um Lombo de porco com castanhas e para finalizar um pão-de-ló divinal!   

Ora vamos lá começar:

Entradas:

 

CARACÓIS DE PRESUNTO, PAIO DO LOMBO E FIAMBRE DE PERU.

Não existe nada mais fácil vão ver. Para esta receita somente é necessário massa quebrada já preparada (que é para despachar!), eu normalmente uso os rolos do Continente, algum tipo de recheio (no meu caso usei presunto, paio do lombo e fiambre de peru, cada conduto para cada rolo de massa, mas podem ser muitos outros) e gema de ovo. Depois é super fácil! Desenrola-se o rolo da massa quebrada no balcão da cozinha, dispõe-se as fatias por cima e enrola-se a massa novamente de modo a fazer um rolo. Corta-se o mesmo ás fatias (assim como uma torta!) e voilá, cá estão os caracóis! Depois é só pincelar com a gema de ovo e levar ao forno até eles ficarem lourinhos! Aproveito sempre o papel vegetal que o rolo traz para forrar o tabuleiro a levar ao forno e em pouco mais de nada umas entradas bem boas...

 

 QUICHE DE BACON E ALHO FRANÇÊS E QUICHE DE BACALHAU COM ESPINAFRES E LEITE DE CÔCO.

Pois é, estava eu a ver uma receita de uma quiche e pensei: “ E que tal se improvisasses? Normalmente até corre bem...” E assim foi! Vi os ingredientes que tinha e toca a pôr a mão na massa!!

Para a Quiche de bacon e alho francês usei novamente uma base de massa quebrada já preparada e em rolo que basta desenrolar com o papel vegetal, colocar na forma de tarte e já está (depois picá-la com um garfo para cozer melhor). De seguida preparei o recheio: Levei a refogar num pouco de azeite uma cebola picada até esta ficar transparente. De seguida juntei 2 embalagens de bacon cortado às tirinhas, um alho francês cortado às rodelas, 1 embalagem de béchamel das pequenas (usei da Parmalat) e 5 ovos batidos. Temperei a gosto com sal, um pouco de tomilho e 5 pimentas. Verti na base da massa quebrada e levei ao forno até alourar.

Quanto á Quiche de bacalhau com espinafres e leite de côco, mesma base de massa quebrada, refoguei a cebola em azeite, juntei 500 gr de bacalhau desfiado previamente cozido, um molho de espinafres (que colhi na minha horta, ah pois é!) e levando a cozinhar. Quando cozinhado juntei uma lata de leite de côco, 4 ovos batidos, e temperei a gosto com 5 pimentas, deixando apurar. Verti na base da massa quebrada e levei ao forno a alourar.

Aqui vai uma foto. Não está grande coisa, mas prometo começar a melhorar com o tempo J

 


Falta falar-vos do Lombo de porco com castanhas que infelizmente, mesmo má, não tenho foto. Tenho de começar a fotografar tudo! Não temos foto mas temos texto que vai dar mais ao menos à mesma finalidade. Ora vamos lá: agarrei num lombo de porco e no dia anterior barrei com um preparado elaborado por mim. Tal molho incluía azeite, colorau, sal, pimenta, tomilho e uma pitada de caril. No dia coloquei num tabuleiro de levar ao forno azeite e uma camada de cebola às rodelas. Dispus o lombo por cima e reguei com o restante molho e com vinho branco. Levei ao forno a cozinhar, tendo o cuidado de o virar de vez em quando e de o regar com o molho existente no tabuleiro. Quando estava quase cozinhado acrescentei as castanhas que comprei já descascadas, aquelas dos pacotes que vêm congeladas (mas que deixei descongelar para juntar) e deixei acabar de assar. Ficou um mimo!! Como já levava as castanhas, e estas já são muito ricas em hidratos de carbono, para acompanhar fiz uma salada com os tomates cereja da horta (que são divinais) temperada com sal, azeite, vinagre e orégãos!

Para sobremesa foi um pão-de-ló da Ti Piedade que é divino, e porque já não tive tempo para fazer sobremesa, mas também cada amigo trouxe uma e acabou por haver mais do que devia! De salientar que tudo foi regado com uma boa sangria tinta que ADOROOOOOOO!!

 

Até um próximo desafio (muito em breve desconfio!!).

1 comentário:

  1. As quiches posso dizer que ficaram optimas. O lombo também estava muito bom, se bem que lhe faltava um bocadinho mais de castanhas (pode ter a ver com o facto de alguém as ter andado a comer cruas).

    Gosto muito desta ideia do blog e espero que continues a colocar as tuas receitas!!!!!!

    ResponderEliminar