Mais do que simples música, muitas vezes é um estado de espírito!
É do tipo de música que nos faz bem à alma, cujo expoente máximo se deveu ao King Bob Marley.
Considerado por mim, e por muitos, como um dos melhores álbuns de sempre, Legend é uma colectânea com os maiores sucessos de Bob Marley e sua banda, The Wailers. Este é daqueles que se põe em repeat e ouve-se até nunca se cansar....
Possuindo músicas que se tornaram verdadeiramente virais, tal como "No Woman, No Cry", " "Is this Love", "Three Little Birds", esntre outras (para mim todas :) ), este é dos álbuns que definitivamente têm de fazer parte da nossa colectânea de Cd's junto da aparelhagem... No meu caso, é mais no carro para me acompanhar inúmeras vezes no trajecto... este é definitivamente um dos meus álbuns!!
Contudo, King é King, mas cada vez mais o Reggae deixou de estar somente associado a Bob Marley, e tem cindo a crescer por entre outros ambientes além fronteiras da Jamaica!!
Um caso de sucesso e que é bem nosso, português, é o Richie Campbell! Reggae puro, batida inconfundível, foi para muitos a música do Verão... (para mim foi o ano passado)! A sua música mais conhecida é a "That´s how we roll"... Para mim, é esta:
"Blame it on me"- Simplesmente fantástica!
Do Brasil também nos chegam vários casos de sucesso aliados ao reggae. Neste caso vou fazer menção a duas bandas das quais sou fã: Natiruts e Soja!! ADOROOOOOOOOOOOOOOOO.
Natiruts foi daquelas paixões assolapadas... Ok, confesso, começei por ouvir a música que toda a gente ouve: "Sorri, sou Rei"... Epá, e não é que não me saia do ouvido? Depois resolvi pesquisar e descobri que há muito mais e melhor... Como esta:
Soja: é daquelas que não existem palavras para descrever... Boa onda, eleva-nos só de ouvirmos, mas o reggae é assim, tem esse poder de nos transpor para outra dimensão... mais Zen :)
É dificil escolher uma música, mas talvez por ser a última que "descobri" deles, coloco esta:
Outra menção, tirando filhos do Bob Marley, que têm músicas espetaculares, ou até mesmo os Fugees, nomeadamente a Lauryn Hill, "tropeçei com os Dub Incorporation e virei fã!!
Franceses, com reggae com momentos em françês, foi uma boa surpresa/descoberta...
Aqui fica uma das muitas:
Podemos
caracterizar o Reggae como um estilo musical que não se restringe à música,
ultrapassa-a...não
se limita a fazer menção à cultura rastafariana, fala de amor,
sexo, e acima de tudo tem uma função de crítica social ao neste se
cantar a desigualdade, o preconceito, a fome e muitos outros problemas sociais.
Este é sem
dúvida um dos meus géneros musicais que me alimenta nesta vida... sim, que a
música serve essencialmente de alimento à nossa alma... e esta faz tão bem!!
Escusado
será dizer que todas estas (e mais umas quantas, muitas até) fazem parte da
minha lista de reprodução do Mp3...
Porque sem
música não vivo, e tal como diz o King:
Sem comentários:
Enviar um comentário