Pois é, hoje estamos a comemorar os 10 anos desta ferramenta espantosa que é o Facebook! Expoente máximo das redes sociais, só em Portugal, é, de longe, a rede social mais popular: 77% de todos os utilizadores de Internet têm uma conta no site (há cerca de quatro anos, este valor rondava os 50%). Quase dois terços dos utilizadores têm pelo menos 200 amigos. A segunda rede social mais popular, o Google+, está distante, atraindo apenas 11% dos cibernautas. Espantoso não é?
Há dez anos, Mark Zuckerberg, então na universidade, lançou um site para os alunos de Harvard. Tal pode ser visto no filme “A Rede Social”, já visto por mim própria pelo menos 2 ou 3 vezes (ou não fosse eu uma cinéfila devoradora de filmes J) cujo trailer aqui vos deixo e recomendo vivamente:
Hoje, a rede social é usada diariamente por 757 milhões de pessoas em todo o mundo. Os milionários do Facebook incluem o co-fundador Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e o seu primeiro presidente, Sean Parker. A sua directora de operações Sheryl Sandberg também se tornou milionária com a subida das acções do Facebook em bolsa. Chris Hughes, um dos quatro co-fundadores do Facebook, foi director da organização online para a campanha presidencial de Barack Obama em 2008 e mais tarde comprou a revista The New Republic.
Em Dezembro, o Facebook tinha 6.337 empregados, que loucura já viram??!!???. Alguns estudos sugerem que as empresas e aplicações relacionadas com o Facebook criaram muitos mais empregos e valor económico e contribuem para a economia mundial de uma forma verdadeiramente significativa. Ora quantos de nós já fizeram compras via Facebook? Ou acabou por ir aquela loja comprar aquele produto porque viu na página do Facebook?
Ok, muito se fala acerca da dita falta de privacidade que pode se gerar com esta ferramenta, mas uma coisa é certa, existem várias opções de privacidade que permitem que a mesma possa ser mantida! Eu, adepta confessa e fervorosa da rede social, desde o remoto ano de 2008, reconheço esse “perigo”! Mas também existem muitas vantagens, como a troca de informação (no meu caso estou inserida em grupos específicos onde existe entreajuda, colocação de dúvidas, matérias, legislação, etc…), o poder estar a par de novidades, poder comprar produtos á distância de um clique, e uma das vantagens mais importantes, permite estar mais perto dos amigos! Sim, daqueles que como eu já não via desde o liceu, e que acabamos por encontrar e matar saudades! Comigo assim aconteceu à pouco tempo… E um diz que tem saudades, outro também, e assim chega um e outro e acabamos por nos reencontrar todos (ou alguns mas quase todos), ao fim de 18 anos de ausência… e parecia mesmo que tinha passado somente 18 dias… Sim, já me chegou a passar pela cabeça desactivar a conta, mas anda bem que não o fiz, senão não me tinha proporcionado este momento tão prazeroso (que vai ter continuação, assim o espero!). Como vêm existe muitas vantagens nesta ferramenta que mudou decerto as nossas vidas…
E hoje em dia podíamos viver sem o Facebook? Confesso que poder podiamos, mas definitivamente não seria a mesma coisa, não concordam? J Já nos habituamos aos posts, aos likes... fazem parte de nós… J
Tanto assim o é, que este post lá vai parar na nossa página do Facebook!!J
Sem comentários:
Enviar um comentário