sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

DE CORPO E ALMA: REVIVALISMO:Porque recordar é viver! Parte 1


Hoje decidi falar-vos do Revivalismo. E como? Trazendo tudo aquilo que nos faz lembrar épocas passadas, que nos tocaram tanto, e que actualmente se encontram em voga, o mais IN possível J .
Porque recordar é viver, para mim este tema é bastante enriquecedor e particularmente querido. Sim, porque cada vez mais surgem produtos, músicas, penteados, roupas, etc que me reportam a alturas da vida em que fui tão mas tão feliz! Hoje também o sou, muitooooooooooooo, mas existe aquela nostalgia boa quando nos deparamos com os mesmos, e que nos fazem viajar no tempo, uma viagem na nossa vida.
Um dos melhores exemplos em que podemos nos deliciar com produtos de uma época que parece longínqua, mas que afinal não foi assim à tanto tempo, é na loja A Vida Portuguesa.
 Esta pertence à jornalista Catarina Portas e na mesma podemos encontrar produtos antigos portugueses: aqueles que conhecemos há várias décadas, aqueles que mantiveram as suas embalagens originais ou ainda se inspiram nelas, aqueles que ainda se fabricam com uma dose importante de manufactura. Desde Novembro de 2004, esta loja reúne alguns destes estes produtos em caixas temáticas tendo lançado a marca Uma Casa Portuguesa que viria a renascer, em Maio de 2007, com um novo nome: A Vida Portuguesa (Desde Sempre). Podemos encontrar estas lojas em Lisboa, nomeadamente no Chiado e no Intendente, e no Porto, nos Clérigos.
Ora aqui estão alguns dos produtos que se podem adquirir n’ A Vida Portuguesa:
O célebre lápis da Viarco que tantas vezes foi meu companheiro na secretária de madeira da Escola Primária quando ainda era Classes e não Anos em que andávamos… essencial e útil, o mesmo contém a tabuada!! Assim não dava para falhar J ahahahah

O sabão Clarim, usado para tudo e mais alguma coisa, assim como o famoso sabão azul e branco… e que as nossas avós nos punham a lavar os nossos trapitos para estarmos entretidas e vermos como a vida é difícil J, sabão com aquele cheiro característico que só de olhar para a embalagem nos vem ao nariz…

A pasta dentífrica Couto e o restaurador para cabelos Olex são particularmente queridos para mim, uma vez que me lembro de ser bem pequena e de ficar a observar a minha avó a usá-los. Não havia dia em que não pusesse o restaurador Olex, coisa que confesso me intrigava bastante J mas que agora me faz sorrir quando recordo tais momentos…

A loiça das couves como eu chamava… afinal é louça faiança Bordalo Pinheiro!!! Pelos vistos actualmente do mais chique possível, mas que na altura em que eu era petiz achava (e sinceramente continuo a achar!) horrorosa!!! Mas do mais actual possível, pelos vistos a minha mãe estava muito à frente… assim sendo, qualquer dia mãe já sabes o que vai misteriosamente desaparecer lá de casa e mudar de repente de malas e bagagens ahahahah…

  Uma das que faz salivar praticamente, tipo cão do Pavlov J é os Chocolates Regina!!! Ai que boa noticia! Voltaram e que bons que continuam. Com imagem renovada, são uma “nova” aposta que nos leva a recordar aquele chocolatinho que cravávamos aos pais quando íamos ao café. Até os furinhos voltaram, esses que nos faziam aquela ansiedade boba de saber qual o chocolate que nos calhava, e nos faziam fazer figas para que fosse uma daqueles tabletes enormes… E os Rajás??? Aqueles bombons com recheio divinais, pequeninos, com que enchíamos os bolsos e nos deliciávamos uma tarde inteira? VOLTOU TUDO!!! YUPIIIIIIIIII
 E as “sapatilhas” Sanjo? Marca portuguesa também, está a apostar novamente no mercado, e vamos lá ver, quem não teve uns na sua infância/adolescência? De vários tamanhos e cores, eu confesso que estou à espreita de uns…


voltaram também os All Star Converse YUPIIII!! Verdadeiro ícone de moda quando era uma teenager inconsciente, estes fizeram parte do meu visual em várias cores… brancos, azuis, vermelhos, verdes… tantos mas tantos que acho que começou também por aí esta paixão por sapatos J mas sempre os bota, não era muito adepta dos curtos, e vocês? Os Adidas tradicionais, com a risquinha colorida, também voltaram em grande e conjugados em looks do mais variado possível, inclusivamente em looks formais…



E como o post já vai longo, e ainda há tanto para mencionar, amanhã voltamos a viajar no tempo, nomeadamente nos brinquedos, penteados, roupas, músicas, onde actualmente impera as inspirações dos anos 60, 70 e 80 com um toque de anos 90 e que nos faz recordar tempos que afinal eram tão bons e nós nem nos dávamos conta…
Até lá então, e fiquem com um até já J que é como quem diz, até amanhã!!


1 comentário:

  1. Porque tudo é cíclico, vamos então viajar ao passado com os pés bem assentes no presente? Quem não se lembra dos Converse All Star? Ou dos Chocolates Regina? Um post com continuação... Espero que gostem!

    ResponderEliminar