sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

DE CORPO E ALMA: Bolas de Berlim... Tentação!


Hoje trago-vos um post bem docinho… Ora não fosse eu uma gulosa dos quatro costados J . E vamos falar de quê?? BOLAS DE BERLIM!!!!!
A bola de berlim é um bolo que tem umas parecenças e origem na chamada Berliner alemã (daí o nome!). Normalmente é recheada com um doce amarelo chamado creme pasteleiro, sendo o recheio colocado no seu interior através de um golpe lateral, sendo sempre visível.
As bolas de Berlim normalmente são fritas e polvilhadas com açúcar, antes de serem recheadas com o dito creme pasteleiro. As suas congéneres alemãs diferenciam-se por possuírem um diâmetro um pouco menor, sendo recheadas de frutos vermelhos, e são normalmente polvilhadas com açúcar mais fino.
Em Portugal, é possível encontrar bolas de Berlim na maioria das pastelarias, que, por vezes, também as apresentam sem recheio. Ora fã desta iguaria aqui vos deixo uma receita para experimentarem os vossos dotes de pastelaria J .
Ingredientes e quantidades
•MASSA:
•500 g de farinha de trigo
•25 g de fermento de padeiro
•1 Chávena de água morna
•1/2 Chávena de leite
•1 ovo
•1 Colher de manteiga
•Raspa de limão
•CREME DE OVOS:
•1 Chávena de leite
•2 Colheres (de sopa) de açúcar
•1 Colher (de sopa) de farinha
•4 gemas
MASSA: Numa batedeira eléctrica, bata a farinha, o ovo, a manteiga e a água morna durante 3 minutos. Junte o fermento, o leite e a raspa de limão e bata durante mais 3 a 4 minutos. Leve a massa a levedar num local quente, devidamente tapada (escuro) até dobrar o tamanho (aproximadamente 1 hora).Coloque a massa numa superfície polvilhada com farinha, amasse-a mais um bocado, polvilhando com mais farinha se necessário. Faça bolas (com o tamanho pretendido) e leve-as a fritar em óleo pouco quente (por forma a que o interior coza). Vá virando para fritar uniformemente. (Pode se pretender deixar levedar mais um bocado antes de fritar as bolas).
CREME: Leve o leite ao lume a ferver. Enquanto isso, num recipiente, misture as gemas, a farinha o açúcar e um bocado de leite frio (ou água). Quando o leite estiver a ferver, baixe para o lume brando e junte a mistura das gemas. Vá mexendo sempre até engrossar e ficar coma textura desejada. Reserve. Quando fritas, retire as bolas e escorra o óleo em papel absorvente. De seguida, polvilhe-as com o açúcar. Faça uma racha em cada uma das bolas e recheie-as com o creme.
Esta é a receita das Bolas de Berlim tradicionais! E ficamos por aqui??!!?? CLARO QUE NÃO!!!
Ora o que tenho bem perto do meu local de trabalho? Uma pastelaria fantástica chamada Bola De Mel, e que descobri que faz estas maravilhas:


De babar não é? Pois bem, são mini bolas de Berlim com todos os recheios possíveis e imaginários!!! LOUCURA!!! TENTAÇÃO!!! PERDIÇÃO!!! Ora nesta singela caixinha J temos bolas de Berlim com recheio de : ovo (tradicional!), morango, frutos silvestres, chocolate e recheio de… Kinder Bueno!! AI AI AI… ai a linha que passa ser mais que curva e com o bom tempo quase a chegar… (Assim o espero!)!! Mas se não nos permitirmos a estes pequenos prazeres na vida então que graça é que ela tem? Para minha defesa tenho a dizer que não, não comi as bolas todas, foram repartidas com 2 amigas J
Adorei esta ideia dos recheios diferentes e amei o contraste do recheio de frutos silvestres, sem dúvida a minha favorita!


 Ora também tenho a confessar que já tinha experimentado bolas de Berlim com recheios diferentes, nomeadamente de chocolate e de leite condensado cozido (creme de leite) esta última igualmente fantástica, quando estava internada para ter o piqueno (afinal 1 mês de internamento dava direito a um doçe não? Já que não me podia levantar da cama..).
Mas no final o que interessa é que bolas de Berlim existem, cada vez mais variadas e com opções para todos os gostos… mas boas boas são aquelas que comemos na praia não concordam? Sim, já existe uma empresa de Bolas de Berlim na Praia, em que fazem entrega nos locais de trabalho inclusive, mas para mim continua a faltar o ingrediente principal: a praia em si!!!!! J
Ora digam lá que assim não sabem bem melhor?????   

2 comentários: