sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

SUGESTÕES: AFREUDITE – Restaurante Afrodisíaco.

SUGESTÕES: AFREUDITE – Restaurante Afrodisíaco.


Ora, um grande amigo cá do gangue completou mais um aniversário, e a malta como gosta é de conviver, comer e beber, resolveu ir jantar fora… E onde é que uma grupeta espectacular como a nossa resolve ir: a um Restaurante Afrodisíaco!! Nada mais apropriado para um jantar de bons amigos J . E qual foi o feliz contemplado??

AFREUDITE!!! Situado no Passeio das Garças - Parque das Nações - Lote 4.39.01 - Loja 1 em Moscavide/Parque das Nações, este é um local a visitar sem dúvida! E o que nos dizem sobre o restaurante?

De acordo com o dono do espaço, “Se procura um lugar onde o romantismo, a sensualidade e o afrodisíaco se misturam numa combinação única, então o Afreudite vai preencher todos os seus requisitos.” Ora até aqui estamos todos de acordo, apesar de termos ido em bando, e tal facto ter gerado vários olhares curiosos e muitas gargalhadas entre nós a imaginar o que estariam a pensar J .

E porquê Afreudite??!!??? Ora de acordo com o dono do espaço o nome resulta da fusão entre a psicologia de Freud e os encantos da Deusa grega do amor Afrodite, numa experiência onde todos os ingredientes escolhidos activam a libertação da libido e da paixão. O espaço emana sensualidade sem ultrapassar a fronteira do erotismo, com pormenores únicos e deliciosos que fazem desta uma experiência única. Aqui, cada prato conta uma história e tem um propósito, na promessa comum de aguçar todo e qualquer apetite. Ora espreitem lá o ambiente fantástico:




Para além do próprio restaurante, o Afreudite organiza ao longo do ano diversos eventos especiais em espaços preparados para o efeito. Foi o caso do Jantar do Dia dos Namorados realizado no Belém Bar Café, que contou com a presença de muitos casais conhecidos do grande público, como Merche Romero e Tó Pereira, Dália Madruga e Bernardo Sousa, Filipa de Castro e Pedro Tabuada e Luciana Abreu e Yannick Djaló, numa noite romântica e glamorosa.

E os pratos deliciosos quais são??!!??? TODOS!!! Ora espreitem lá o que podem encontrar na ementa:

ERÓTICO (Rolinhos de Linguado com molho de manga e laranja) aprovado por 2 membros, entre os quais o maridão; PERVERSION (Peito de pato com manga e pimenta verde) ; EXCITAÇÃO (Peito de pato c/ frutos silvestres e Armagnac); DELIRIUM (lombo de Vitela ao Roquefort), que de acordo com um do gangue estava simplesmente divinal, o melhor prato que ele alguma vez tinha comido!!!; ORGIA DE SATAY (Satay de camarão); QUERO-TE (Gratteu de frango e cogumelos) que aqui a vossa amiga comeu e se deliciou também! J ; CREPES ZWANG: Crepes picantes de cogumelos e YIN E YANG: Empadas de massa folhada recheadas com queijo fresco e manjericão, sugestão para pratos vegetarianos. Tudo isto regado com uma SANGRIA de espumante e frutos vermelhos com Limoncello… assim MARAVILHOSO!!! Era só jarros a chegar… ahahahah


Quanto às sobremesas nem sei explicar bem sem me salivar tipo cão do Pavlov (eu e esta coisa dos doçes!!)…


Ora podem optar pela SUBLIMAÇÃO (Bolo de chocolate com frutos silvestres) de bradar aos céus!! Só provei mas comia tudo se me deixassem J; a GULA (Moeleux de chocolate (espécie de tarte de petit gâteau) com creme de pistachos e gelado de baunilha) esta sim devorada inteiramente por mim enquanto o diabo esfregava um olho!!; FRENESIM (Cheescake com molho de framboesa); DEVORAR (Crepes de doce de leite com gelado de baunilha); MENU AGUA NA BOCA, FOGO NO CORPO, que é o Menu de Degustação!


Tanta coisa boa!!! Contra de tudo: preço elevado! Come-se divinalmente, mas nos dias que correm uma média de 40€/pessoa conta muito no orçamento familiar! Ok, mas um dia não são dias, e numa ocasião esporádica e especial sabe bem e RECOMENDA-SE!!!!!!


De salientar que a antecedência mínima de reserva é de 120 minutos (não vá querer mesmo e depois chegar lá e não ter mesa!). Encontram-se abertos de Segunda a Sábado das 20h às 24h (ok nós saímos de lá quase às 2 da matina mas também fomos os últimos J dá para ver não dá? ).
Dia de fecho é ao Domingo.



MUITO BOMMMM Vale a pena um dia experimentar! Nós ficamos fãs!!

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

DICAS FASHION: TRÊS REGRAS BÁSICAS DO GUARDA-ROUPA IDEAL

TRÊS REGRAS BÁSICAS DO GUARDA-ROUPA IDEAL

O que nós vestimos diz muito de nós e pode ou não favorecer a nossa imagem pessoal. Portanto, se queremos que o vestuário diga o que queremos, temos de construir o nosso guarda-roupa com algum cuidado e critério. 
1. Ter um guarda-roupa apropriado
O guarda-roupa ideal não tem necessariamente de ser composto por muitas peças de roupa mas sim pelas peças certas, ou seja, aquelas que respondam às nossas necessidades pessoais e profissionais, que sejam ajustadas ao nosso estilo de vida e mesmo à nossa personalidade.
Podemos ter um guarda-roupa com peças formais, informais, desportivas e até de cerimónia mas na proporção do que usamos efectivamente.
Se a nossa actividade profissional pede um look mais casual ou descontraído, não precisamos de encher o guarda-roupa com fatos e/ou tailleurs.
Já agora, importa ainda adaptar o vestuário às condições climatéricas e microclima do espaço habitualmente frequentado, para que nos sintamos confortáveis.

2. Usar roupa que favoreça a silhueta
O guarda-roupa deve adaptar-se ao nosso corpo por forma a realçar os nossos atributos e disfarçar os nossos defeitos.
Isto pode implicar não seguir à risca a moda que nos é imposta todas as temporadas.
Antes de nos tornarmos fashion victims devemos ter bom senso para ver o que nos favorece ou não.
Há padrões, tecidos, cortes, tamanhos e cores que podem não ser boas opções.
Por isso, antes de comprar uma peça nova para o seu guarda-roupa certifique-se de que esta é ajustada à sua silhueta.
Para tanto, experimente e compare peças diferentes até encontrar uma peça de roupa que realmente o/a satisfaça, peça opinião a especialistas e/ou pessoas com bom gosto e inspire-se em pessoas que têm uma silhueta idêntica à sua e um estilo pessoal que lhe agrada. E que tal esta inspiração? Para mim é a inspiração ideal! Adoro Carrie Bradshaw and the Sex and the City :)



3. Ter uma apresentação impecável
O ideal é apostar em peças de boa qualidade (o que não significa ser "de marca" ou que tenham de ser carérrimas!), pois para além de terem melhor aspecto acabam por se manter impecáveis por mais tempo. É preferível ter um guarda-roupa com poucas peças mas de qualidade, do que muitas e estas serem fracas.
Além disso, importa ter cuidado com a roupa. Ela deve estar sempre bem limpa, sem nódoas, passadinha a ferro e com todos os botões de modo a poder ser vestida em qualquer altura.


Para pôr em prática...
Depois de reflectir sobre as três regras (e se elas fizerem sentido para si), analise o seu guarda-roupa e predisponha-se a fazer três coisas: eliminar, reciclar/reutilizar e adquirir peças de roupa até chegar ao guarda-roupa ideal, mesmo que isso leve algum  tempo. Uma boa base serve o post no seguinte link: http://devaneiosdesabafoseafins.blogspot.pt/2013/11/10-must-have-no-roupeiro.html . Aqui encontram as 10 peças essenciais no roupeiro de cada um!


Vá toca lá então a construir o roupeiro ideal!!!

sábado, 22 de fevereiro de 2014

LOOKS MAIS POR MENOS: Look # 8

Ora hoje venho vos trazer mais um look!

Vestido: “A” peça de eleição do meu closet, é sempre a adquirir, e nunca são demais, nunca!... Prático, este é de malha cinza e foi comprado na Mango, conjugado com um casaco preto Lefties, termina com um cinto Mango a compor!


Botins:. Penso que já tinha referido estes num post anterior…Pois bem, são da Lefties  e tornam este visual mais clássico, formal. Para o transformarem num visual mais casual, um botins pretos rasos ficariam igualmente bem…






Quanto aos Acessórios: Brincos de uma loja de bairro, a Glam, que tem coisas fantásticas, muitas vezes peças invulgares e algumas únicas até, confesso que sou uma habitué… J. Não poderiam faltar as pulseiras, estas da H&M uma das “minhas lojas”. Quanto à mala, igualmente Glam!







Dentro dos meus tons, e sempre a par das tendências, com preto, cinza e prateado a conjugação é sempre feliz! J
Espero que gostem das sugestões!
Fiquem bem!

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

DE CORPO E ALMA: Bolas de Berlim... Tentação!


Hoje trago-vos um post bem docinho… Ora não fosse eu uma gulosa dos quatro costados J . E vamos falar de quê?? BOLAS DE BERLIM!!!!!
A bola de berlim é um bolo que tem umas parecenças e origem na chamada Berliner alemã (daí o nome!). Normalmente é recheada com um doce amarelo chamado creme pasteleiro, sendo o recheio colocado no seu interior através de um golpe lateral, sendo sempre visível.
As bolas de Berlim normalmente são fritas e polvilhadas com açúcar, antes de serem recheadas com o dito creme pasteleiro. As suas congéneres alemãs diferenciam-se por possuírem um diâmetro um pouco menor, sendo recheadas de frutos vermelhos, e são normalmente polvilhadas com açúcar mais fino.
Em Portugal, é possível encontrar bolas de Berlim na maioria das pastelarias, que, por vezes, também as apresentam sem recheio. Ora fã desta iguaria aqui vos deixo uma receita para experimentarem os vossos dotes de pastelaria J .
Ingredientes e quantidades
•MASSA:
•500 g de farinha de trigo
•25 g de fermento de padeiro
•1 Chávena de água morna
•1/2 Chávena de leite
•1 ovo
•1 Colher de manteiga
•Raspa de limão
•CREME DE OVOS:
•1 Chávena de leite
•2 Colheres (de sopa) de açúcar
•1 Colher (de sopa) de farinha
•4 gemas
MASSA: Numa batedeira eléctrica, bata a farinha, o ovo, a manteiga e a água morna durante 3 minutos. Junte o fermento, o leite e a raspa de limão e bata durante mais 3 a 4 minutos. Leve a massa a levedar num local quente, devidamente tapada (escuro) até dobrar o tamanho (aproximadamente 1 hora).Coloque a massa numa superfície polvilhada com farinha, amasse-a mais um bocado, polvilhando com mais farinha se necessário. Faça bolas (com o tamanho pretendido) e leve-as a fritar em óleo pouco quente (por forma a que o interior coza). Vá virando para fritar uniformemente. (Pode se pretender deixar levedar mais um bocado antes de fritar as bolas).
CREME: Leve o leite ao lume a ferver. Enquanto isso, num recipiente, misture as gemas, a farinha o açúcar e um bocado de leite frio (ou água). Quando o leite estiver a ferver, baixe para o lume brando e junte a mistura das gemas. Vá mexendo sempre até engrossar e ficar coma textura desejada. Reserve. Quando fritas, retire as bolas e escorra o óleo em papel absorvente. De seguida, polvilhe-as com o açúcar. Faça uma racha em cada uma das bolas e recheie-as com o creme.
Esta é a receita das Bolas de Berlim tradicionais! E ficamos por aqui??!!?? CLARO QUE NÃO!!!
Ora o que tenho bem perto do meu local de trabalho? Uma pastelaria fantástica chamada Bola De Mel, e que descobri que faz estas maravilhas:


De babar não é? Pois bem, são mini bolas de Berlim com todos os recheios possíveis e imaginários!!! LOUCURA!!! TENTAÇÃO!!! PERDIÇÃO!!! Ora nesta singela caixinha J temos bolas de Berlim com recheio de : ovo (tradicional!), morango, frutos silvestres, chocolate e recheio de… Kinder Bueno!! AI AI AI… ai a linha que passa ser mais que curva e com o bom tempo quase a chegar… (Assim o espero!)!! Mas se não nos permitirmos a estes pequenos prazeres na vida então que graça é que ela tem? Para minha defesa tenho a dizer que não, não comi as bolas todas, foram repartidas com 2 amigas J
Adorei esta ideia dos recheios diferentes e amei o contraste do recheio de frutos silvestres, sem dúvida a minha favorita!


 Ora também tenho a confessar que já tinha experimentado bolas de Berlim com recheios diferentes, nomeadamente de chocolate e de leite condensado cozido (creme de leite) esta última igualmente fantástica, quando estava internada para ter o piqueno (afinal 1 mês de internamento dava direito a um doçe não? Já que não me podia levantar da cama..).
Mas no final o que interessa é que bolas de Berlim existem, cada vez mais variadas e com opções para todos os gostos… mas boas boas são aquelas que comemos na praia não concordam? Sim, já existe uma empresa de Bolas de Berlim na Praia, em que fazem entrega nos locais de trabalho inclusive, mas para mim continua a faltar o ingrediente principal: a praia em si!!!!! J
Ora digam lá que assim não sabem bem melhor?????   

LOOKS MAIS POR MENOS: Look #7


Já vos tinha dito que nesta época de Saldos o preço é bastante convidativo, especialmente neste final de saldos que, se escolhermos e vasculharmos bem, conseguimos ainda achar alguma coisa a um preço FENOMENAL!!! Ora, continuo a afirmar que o nosso armário está sempre tão vazio não concordam? J. Assim, fui à procura de peças giras e algumas obscenamente baratas J Ora aqui está o resultado:


Vestido: Esta é sem dúvida a minha peça de eleição do meu closet... Prático, um vestidinho fica sempre bem, e com a vantagem de não nos termos de preocupar com a parte de cima ou de baixo, se combina ou não combina… Assim, combina sempre!! A little black dress é indispensável, porque em qualquer ocasião ficamos bem, seja para ir para o trabalho, a um cocktail, a uma festa, sair com os amigos… etc, seja formal ou informal, só tendo de nos preocupar com a conjugação com os acessórios. Neste caso optei por dourado e camel, visto o vestido ter uma corrente dourada aplicada na zona da cintura. Melhor: Comprado na Lefties neste final de Saldos o mesmo custou: 5,99€!! YUPIIIII!

Botas:. Perdi-me por estas... Tudo bem que são acima do Budget, mas quem não se perderia por umas Tommy Hilfiger assim? Lindas não são? Pois, não consegui resistir a estes botas mesmo, e também quem resistiria???? Verdadeira “shoes addicted” (já vos tinha dito?) acredito que devemos sempre ter um par de botas/sapatos bons, confortáveis, e que nos dêem um excelente andar! Ora apesar da altura do salto, estas são super confortáveis! Quanto ao preço… é melhor não revelar J, mas 70% Off. Onde na sapataria Cacau… Procurem no FB, eu sou fã!!!


Complementei o look com uns brincos pequenos dourados (mais discretos e ficam sempre bem), uma pulseira em dourado e preto da Mango, um lenço leopardo Mango nos mesmos tons e uma mala preta da H&M. Para sair à rua no final do dia coloco um agasalho preto, umas luvas, e o famoso chapéu para dar cabo do frio.



Quanto á nossa outra bloguista, eis como ela está:


Sempre bem, a Fefa, também adepta dos vestidos como eu, hoje resolveu vestir um vestido e sweat Mango, lenço antigo Lanidor, botas Ruga e colar Cores da Ana (também com página no FB)!! Em tons de verde seco, esta também é uma grande tendência deste Outono/Inverno.

Quanto aos saldos, é de aproveitar! Existem peças a um preço fantástico! Eu não vos disse que arranjei peças fantásticas a uma verdadeira pechincha??!!???  À pois é!! J
Até amanhã...   

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

SUGESTÕES: "Não te quero mais!" VICIANTE :)

Hoje trago-vos num 1º post uma sugestão…. Daquelas batidas que não saem da cabeça, confesso que já à muito que sou fã do David Antunes & the Midnight Band. Ok, desde que apareceram no 5 para a meia-noite J ! Voz incrível do David Antunes, aliada à sonoridade espectacular da Midnight Band, é bom saber que em Portugal existe tanta gente com talento!
Este é o primeiro single e videoclipe do David Antunes& the Midnight Band, aliado à voz magnífica da Vanessa Silva! Este videoclip tem a realização de Alexandre Cebrian Valente (o produtor do filme prestes a estrear “Eclipse em Portugal” e que confesso estou desejosa para ir ver!). Chama-se “Não te quero mais.” E é extremamente viciante J ora oiçam lá:
O cantor veio explicar na sua página no Facebook a origem desta canção, como nasceu. Ora aqui fica a explicação: "Após uma discussão com a minha mulher, vou para a sala, pego numa garrafa de licor beirão e sento-me ao piano. Coloco em música tudo que tinha acabado de acontecer. Não te quero mais, tu não eras assim... Tudo aquilo que dizemos, muitas vezes sem pensar. Precisava de uma voz feminina. Tinha de ser dueto. Há sempre duas versões em cada história. E ambas têm razão. Enviei a letra para a Vanessa. Tinha de ser ela. Fomos para estúdio. O resultado é este. Uma canção que tem as verdades de uma relação. Que nem sempre tudo é um mar de rosas. Mas que apesar das discussões, o amor, quando verdadeiro, consegue ultrapassar tudo. Como músico, quero deixar cá as minhas músicas. Quero que as minhas filhas um dia cresçam e se orgulhem da obra que o pai deixou. Tenho tentado ao longo dos anos escrever canções. Acho que finalmente encontrei o meu estilo/som… Este é o primeiro single do álbum que estamos a gravar. Espero que gostem.
Ps: Para a minha mulher, a minha musa: Continuas a ser a mulher da minha vida. Feliz Dia dos Namorados.(David Antunes) “
Conhecido por tocar em festas, bares e até arraiais, normalmente na zona de Santarém, de onde é natural, o David Antunes lançou este primeiro single, tendo como ambição a gravação de um CD, um projecto que, segundo o mesmo, quer concretizar ainda este ano. E sinceramente, se todas as músicas forem como esta, certamente fará parte da minha selecção de Cd’s “to listen on the road” J. Não concordam?

REVIVALISMO:Porque recordar é viver! Parte 2

A semana passada decidi falar-vos do Revivalismo. Lembram-se? Viajamos a épocas/anos passados, e que actualmente se encontram por entre os produtos mais em voga.
Porque recordar é viver, e essencialmente porque vos prometi uma nova viajem no tempo, nomeadamente através dos brinquedos, penteados, roupas, músicas, inspirados nos anos 60, 70 e 80 com um toque de anos 90 e que nos faz recordar tempos que afinal eram tão bons e nós nem nos dávamos conta, agarrem os cintos e que comece a viagem… J
Antes de mais tenho que me penalizar por me ter esquecido de um dos produtos que retomou em força e dos mais usados por mim própria em petiz: as pastilhas Gorila!! De imagem renovada, estas romperam de novo no mercado, trazendo à memória o sabor inconfundível das mesmas, assim como uma infância cheia de balões e estalinhos… E quem se lembra das super gorila? Enormes, enchiam-nos a boca e dificultavam-nos o mascar? Boa notícia esta, eu própria já estou “fãzaça” destas pastilhas novamente… e com a maravilhosa noticia também de se venderem caixas enormes delas: preço 5€! E que venha uma caixa dessas então J.


Quanto aos brinquedos, voltaram para os mais pequenos os brinquedos em madeira, nomeadamente o pião, que tantas horas nos preencheram com o seu girar e com o concurso para ver quem atirava mais longe e quem conseguia fazer com que rodasse mais tempo… puzzles, jogos didácticos, carrinhos, etc., os brinquedos de madeira voltaram em força, sendo fáceis de adquirir em qualquer superfície (no Ikea por exemplo existem uns bem giros!), fazendo as delicias dos mais pequenos como fizeram as nossas certamente!



E quanto aos penteados? Pois é, voltaram os penteados dos anos 40,50 e 60 em força. Estilo Audrey Hepburn, Jackie Kennedy, ou até mesmo a Brigitte Bardot, verdadeiras Divas e Sex Symbols de uma era dourada, voltaram em força a relembrar a sensualidade das mesmas. Existem já vários cabeleireiros especializados em tais penteados (um exemplo é o espaço Vanity Hair by Ulisses, situado na Rua Alexandre Herculano nº14 A, em Lisboa) com os preços que variam bastante, sendo normalmente o mínimo de 15€ na melhor das hipóteses J. Mas vale bem a pena, ora espreitem lá:






Ora quanto às roupas, voltaram os padrões florais característicos dos anos 60, o pied de poule, as rendas, as transparências, e preparem-se: as calças à boca de sino!! Sim!! A nova colecção por exemplo da Mango já possui calças assim, por isso toca a ir procurar no fundo do armário os jeans que usamos na adolescência/juventude (se ainda servirem eheheheheh, por mim falo J ) e toca a dar uso às mesmas! Ora espreitem este modelo da mango:





Last bust not least e uma das minhas grandes paixões: Música dos anos 80/90!!! Em voga e do mais IN possível estão as festas dos anos 80! A bombar nos bares e discotecas, confesso que no meu carro sempre estiveram a bombar! J Verdadeira adepta desta época musical, para mim estou nas “sete quintas”. Quem não se lembra por exemplo da Here Comes Your Man dos Pixies? Ou da Smells Like Teen Spirit dos Nirvana? Sweet Child of Mine dos Gun’s N Roses? No Woman no Cry do King Bob Marley? Black dos Pearl Jam? Nothing Else Matters dos Metallica? Sunday Bloody Sunday dos U2? Tantas mas tantas que se fosse mencionar todas não sai daqui… “Minhas” músicas acompanham-me quase diariamente, e é com regozijo que vejo e as oiço de novo no nosso panorama musical!
E tanto, mas tanto haveria mais para mencionar nesta viagem ao longo do tempo! Espero sinceramente que tenham gostado tanto quanto eu! E vamos lá adquirir e recordar? Porque o que era volta a ser…
Até amanhã J

domingo, 16 de fevereiro de 2014

DEVANEIOS E DESABAFOS: 15 de Fevereiro: Dia Internacional da Criança com Cancro.


Hoje assinala-se o Dia Internacional da Criança com Cancro.

Estas são daquelas coisas que mexem connosco e nos fazem tantas vezes questionar o porquê? Porque é que existem? Porque é que é necessário este sofrimento?

Confesso que depois de ter adquirido este estatuto de Mãe tal assunto que já era tenebroso... passou a ser demasiado assustador, uma espécie de monstro, algo definitivamente a evitar de pensar sequer!

Sim, ser mãe torna-nos também mais medricas, receosas, e quanto a mim própria, mais insegura! Tudo bem, antes de tal estatuto tinha (e continuo a ter felizmente J ) o estatuto de tia, madrinha, tia emprestada, e antes desses o estatuto de ser humano, e como tal este assunto nunca me foi indiferente, pelo contrário, sempre me tocou e sensibilizou... Mas apesar disso posso vos assegurar: NÃO, NÃO É A MESMA COISA!!

Tudo bem que pensamos sempre nos nossos sobrinhos como se fossem nossos filhos, especialmente quando ainda não temos os nossos próprios filhos, afinal mimamo-los tanto como se tivessem saído de dentro de nós também J . Assim também acontece comigo, que, tia de 2 sobrinhos lindos (fora os sobrinhos emprestados eheheh), para mim eles são assim, uma espécie de filhos meus também... mas acreditem, vocês que ainda não tiveram os seus próprios filhos, é tão mas tão diferente... Quem os tem sabe bem daquilo que falo.

Adoro os meus sobrinhos, quem me conhece sabe bem, tremo só de pensar que algo de mal lhes pode acontecer, mas filho é mais: deixa-nos sem ar literalmente quando pensamos nisso... deixa-nos as pernas bambas, sem forças e ao mesmo tempo com vontade de tomar o mundo e travar as batalhas que forem necessárias para o seu bem-estar!

Neste dia em que se assinala o Dia Internacional da Criança com Cancro vem-me à memória um infeliz episódio que passei e que me custa tanto relembrar. Ainda que tenha sido somente um grande susto, agradeço por ter sido isso mesmo, e espero que nunca me bata à porta tal desespero e impotência.

Como já descrevi num post anterior, o meu piqueno nasceu prematuro. Apesar de não ter sido um prematuro de alto risco, uma vez que já tinha 32 semanas e o peso não era muito baixo (2015Kg), um prematuro é sempre um prematuro, logo existem cuidados que se devem ter redobrados, comparativamente aos cuidados a ter com um bebé de termo. Ora, tais cuidados prendem-se nomeadamente com o desenvolvimento dos órgãos do bebé, uma vez que o bebé ao nascer prematuro não nasce com os órgãos desenvolvidos como já vêm os bebés de termo, estando sujeito assim a outros estímulos bastante diferentes dos existentes no período em que se encontram dentro da barriga da mãe.

Ora, eu quando trouxe a minha cria para o nosso lar, não saí do HSM sem previamente fazerem todos os exames necessários para assegurar de que o piqueno podia ir sem problemas para casa. Um desses exames foi uma Ecografia Cerebral Transfontanelar, que consiste em verificar com um aparelho o cérebro do bebé, se está desenvolvido como deve estar, ou se apresenta algum problema. O do piqueno estava bem, e lá saímos para casa com consulta e enfermagem marcada antes mesmo de sair para dali a 1 mês sensivelmente e por ser prematuro uma nova Ecografia Cerebral Transfontanelar. Pois aqui é que tudo complicou e apanhei um dos maiores sustos da minha vida!!! Na dita Ecografia o médico detectou uns quistos mas não nos disse mais nada uma vez que tínhamos pediatra no dia seguinte...
Mas eu lá sou médica para perceber o que eram???!!??? O que fariam se o médico que estava a observar o vosso filho prematuro dissesse que tem uns quistos e mais nada??!!?? E com aquela cara de que algo se passa??!!??? Pois é, no caminho para casa no banco de trás com o filhote isso não me saía da cabeça, então o que fiz? Vi no livro do piqueno que tinham sido detectados múltiplos quistos subependimários no subtálamo / estudo bilateralmente... ok preocupada fui pesquisar. Onde? No Google! NÃO O FAÇAM NUNCA!!!! Porquê? Porque assim que vi a pesquisa só me diziam que se tratava de tumores cerebrais... MORRI!! CONGELEI!!! DEIXEI DE RESPIRAR!!!

As quase 24 horas que se seguiram foram do mais angustiante que existe! Chorei e perguntei o porquê? Porque é que tal tinha de acontecer! Desejei morrer... Sim, que a ordem natural das coisas não é ver os nossos filhos assim, não devia ser assim, nunca... Desejei morrer porque ser mãe é isso mesmo, é dar a nossa vida por eles, sem hesitações ou incertezas.

Chegada à Pediatria toda eu tremia e pedia para que tudo fosse um pesadelo, um mal entendido... ainda bem que assim o foi! Lá a Pediatra explicou-me que tais quistos eram normais num bebé prematuro, na medida em que uma vez que o prematuro se expõe mais cedo aos estímulos do mundo exterior, o seu cérebro tem tendência a evoluir de um modo mais rápido, o que na grande maioria dos casos vai gerar estes quistos que geralmente acabam por desaparecer... e assim foi!
Não, não sei, e ainda bem, o que é ser pai nestes casos de ter um filho com cancro, só sei a sensação de vazio e impotência que me assaltou naquelas 24 horas de incertezas...
Existem várias Associações e projectos que apoiam, acompanham, cuidam e mimam estes meninos guerreiros e os seus familiares. Aqui ficam algumas delas:  
Fundação Realizar Um Desejo (MAKE A WISH)
A missão da Fundação Realizar Um Desejo, afiliada portuguesa da Make-A-Wish®Internacional, é realizar desejos de crianças e jovens, entre os 3 e os 18 anos, com doenças graves, progressivas, degenerativas ou malignas, que colocam as suas vidas em risco, nomeadamente com cancro ,para lhes levar um momento de alegria e esperança.
Para uma criança gravemente doente, ver o seu desejo realizar-se significa que nada é impossível, significa recuperar a esperança e a força para continuar a lutar, significa poder esquecer por uns momentos a sua doença e ser simplesmente uma criança. A realização de um desejo envia uma mensagem positiva de esperança, força e alegria a uma criança quando ela mais precisa. Podem saber mais acerca da mesma em http://www.makeawish.pt/ .
Operação Nariz Vermelho.
É uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem vinculações políticas ou religiosas, oficialmente constituída no dia 4 de Junho de 2002. O principal propósito é assegurar de forma contínua um programa de intervenção dentro dos serviços pediátricos dos hospitais portugueses, através da visita de palhaços profissionais. Estes têm formação especializada no meio hospitalar e trabalham em estreita colaboração com os profissionais de saúde, realizando actuações adaptadas a cada criança e a cada situação.
 É responsabilidade da associação treinar e manter a alta qualidade dos artistas. O trabalho dos artistas é remunerado, e a associação oferece aos hospitais esse serviço. A associação angaria os fundos necessários para o trabalho com a ajuda de empresas, campanhas e sócios.
 Neste momento garantem visitas semanais, durante 42 semanas por ano, aos 13 hospitais abrangidos pelo programa. A equipa de artistas é constituída por 22 Doutores Palhaços e nos bastidores trabalham 8 profissionais.
Tem como principal missão levar alegria às crianças hospitalizadas, assim como aos seus familiares e profissionais de saúde, através da arte e imagem do Doutor Palhaço, de forma regular e com uma equipa de profissionais com formação específica. Para saberem mais acerca deste projecto consultem o seguinte endereço: http://www.narizvermelho.pt/     
       
Projecto Vanocas.
Projecto Vanocas tem como lema: Dar um sorriso a quem mais precisa! Em Hospitais, Instituições, pelas ruas de Lisboa, às famílias carenciadas, estes são alguns dos locais por onde a Vanocas passa para espalhar sorrisos, nunca imaginando que a sua presença, o seu sorriso, as suas palavras e aquelas roupas de palhaço pudessem fazer alguém sorrir... Mas fazes amiga! Sim, pessoa maravilhosa, tenho o privilégio de a Vanocas ser minha amiga! Se quiserem saber mais deste projecto consultem http://vanocas.weebly.com/.
            Neste Dia Internacional da Criança com Cancro quero deixar aqui um grande beijinho a esses pais, que junto com seus filhos lutam... Um beijinho cheio de admiração e de carinho pelo tormento que deve ser verem os vossos filhos assim, e especialmente por terem de se mostrar fortes quando acredito que estejam a desabar...
Quanto a essas pessoas que levam raios de luz a estes meninos guerreiros, sejam médicos, enfermeiros, auxiliares, médicos-palhaços, sejam quem forem, um grande bem-haja e um profundo agradecimento por existirem! É bom saber que no mundo existem pessoas como vocês, e, definitivamente, o mundo cada vez mais precisa de pessoas como vocês...
Quanto a mim, peço desculpa por não conseguir ser uma delas, pela minha fraqueza ou cobardia....

         Obrigada por existirem e poderem tornar o dia destas crianças um pouco mais feliz e luzidio...