sexta-feira, 1 de novembro de 2013

E SURGIU UMA NOVA PAIXÃO...

Olá!!!!
Hoje venho falar de um desejo que à muito me assombrava, mas por várias questões, nomeadamente físicas, só me foi possível “resolver” à bem pouco tempo. Trata-se do quê questionam vocês?
TATUAGENS!!!!!
Sempre foi algo que me despertou vontade/desejo, e à 3/4 anos atrás decidi-me: TENHO DE FAZER!!!!
Pois, não foi logo, mas agora???? Agora já cá cantam 3 e já estou ansiosa pelas outras 2 que se avizinham brevemente … eheheheheh…..
Ora espreitem lá duas minhas:

E COMO SURGIRAM AS TATUAGENS?
Se formos analisar a arte pré-histórica, a mesma contém vestígios da existência de povos que cobriam o corpo com desenhos.
Os homens primitivos como sabem tinham o hábito de criar desenhos, e em muitos deles se podiam ver formas humanas com pinturas em seus corpos, assim como estatuetas com esses mesmos desenhos corporais, o que por si pode ser visto como a indicação de uma forte probabilidade da existência da tatuagem nesses povos.

Existe uma hipótese levantada pelos estudiosos de que as tatuagens tiveram a sua origem nas marcas de cicatrizes adquiridas em guerras, lutas corporais e caças, sendo motivo de orgulho e reconhecimento ao homem que as possuísse, pois representavam força, vitória e vitalidade. Deste modo o homem passou a marcar-se voluntariamente com o intuito de fazer passar essa mensagem, e com o tempo as cicatrizes sem sentido deram lugar à criação de desenhos com o uso de tintas vegetais e espinhos para introduzi-las à pele.

Na era Cristã, os primeiros cristãos se reconheciam por uma série de sinais tatuados, nomeadamente: cruzes; as letras IHS; o peixe e letras gregas.
Na era moderna, a tatuagem representou marginalidade. Ela voltou a ser questão de relevância na sociedade actual ao ser utilizada por artistas de música, cinema e, inclusive, em pessoas comuns.

Actualmente, deixou de ser considerada um símbolo de marginalidade, e vista sim como uma forma de expressão individual de arte e estética do corpo, uma obra de arte.




Ok, e em que consiste/define a tatuagem em si?
Trata-se de um desenho permanente feito na pele humana. Tecnicamente, é uma aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas, um procedimento que durante muitos séculos foi completamente irreversível, mas que hoje em dia pode ser alvo de remoção. Mas no entanto CUIDADO, pois dependendo do caso, mesmo as técnicas de remoção possam deixar cicatrizes e variações de cor sobre a pele. Por isso vos aconselho, reflictam bastante ao pensar em fazer uma tatuagem, e lembrem-se que deve ser do vosso inteiro agrado, pois supostamente será para a vida!!!

Cuidados a ter antes e após a tatuagem
Antes: Deve-se fazer uma pesquisa e visitar os possíveis estúdios de tatuagens a serem escolhidos, não esquecendo nunca que a tatuagem deve ser feita num ambiente esterilizado e os materiais utilizados deverão ser descartáveis, usados para aquele momento EXCLUSIVAMENTE!!!

Depois: Vários são os cuidados que devem ser tomados depois de se realizar a tatuagem, sendo extremamente recomendável seguir as orientações dadas pelo tatuador. No meu caso, a minha tatuadora aconselhou-me a colocar Bacitracina nas tatuagens de modo a hidratar e as mesmas não ressequirem. Quanto à película plastificada, muitos tatuadores recomendam o cobrimento do local da tatuagem recém-feita por pelo menos três dias. No entanto, nem todos os tatuadores compartilham da mesma opinião, pois alguns referem que a pele coberta por plástico, com resíduos de pele e líquidos (linfa, sangue, tinta, suor) podem gerar uma ambiente propício para a formação de bactérias. Alguns recomendam manter por no mínimo cinco horas, tempo suficiente para cicatrização inicial, e depois retirar só recolocando à noite para não sujar os lençóis da cama, no primeiro ao terceiro dia.

No meu caso foi mais por uma questão de contacto da tatuagem recente com tecidos, uma vez que poderia ter como consequência a aderência à roupa, gerando o risco de remoção da camada (epiderme e derme) superficial onde estão alojadas as tintas, podendo provocar falhas em alguns pontos.

Mas aqui estou eu, super, híper, mega contente com as minhas tatuagens, e pronta a afirmar: PROVEI, GOSTEI, VICIEI!!  ;)
Mal posso esperar por fazer as próximas, desta vez com companhia….
Por fim deixo algumas (das muitas, porque quanto mais se vê mais se gosta) das tatuagens que gosto! E tantas que existem, em tantos estilos:  sejam frases, imagens, maori, tribais… Gosto de todas o que é que se há-de fazer…



 




Sem comentários:

Enviar um comentário