sábado, 9 de novembro de 2013

TOCA A DAR NAS SEMENTES...


Ora hoje sexta-feira vamos falar de quê? SEMENTES!!! J
Existem vários tipos de sementes que podem ser nossas aliadas numa alimentação equilibrada e saudável. Lembram-se? À uns tempos atrás num dos meus post’s falei-vos das sementes de Chia, que tão nutritivas são e que são um excelente complemento à nossa alimentação. Pois bem, hoje falar-vos-ei de outras sementes igualmente nutritivas e gostosas e que deverão fazer parte de uma dieta equilibrada e variada.
Ora, e vamos começar por onde:
1º SEMENTES DE LINHAÇA:
Estas são extremamente ricas em fibra (em cerca de 100gr, 41 gr são fibra!!)  e diminuem a absorção de colesterol e açúcares.
A linhaça, por ser rica em ómega-3, auxilia na diminuição do nível do "mau" colesterol (LDL) e favorece o aumento do "bom" colesterol (HDL), melhora a estabilidade da membrana cerebral e a acção de neurotransmissores (serotonina, norepinefrina, dopamina), ajudando na redução dos sintomas de depressão. Por isso, ao consumirmos as sementes de linhaça estamos a auxiliar o metabolismo e podemos mandar a tristeza, o desânimo e o mau humor para bem longe. E como e quanto devemos ingerir de sementes de linhaça por dia?       
Ora, se manda a tristeza, o desânimo e o mau humor para bem longe, algumas pessoas como eu deveriam ingerir toneladas diariamente… eheheheh J. Agora mais a sério: A ingestão recomendada é de 1 a 2 colheres de sopa por dia. Independentemente do tipo de linhaça usada (dourada ou a mais escura), as sementes devem ser trituradas, antes de serem consumidas, isto porque a casca da semente apresenta alguma resistência à acção do suco gástrico e quando ingerida inteira passa, praticamente, intacta pelo trato gastrointestinal, não beneficiando das suas propriedades. O ideal é, numa liquidificadora, triturar as sementes adicionando às mais variadas refeições: com o iogurte, nas saladas, na sopa, na confecção do pão ou em batidos. Pessoalmente nunca experimentei juntar na salada ou na sopa, mas certamente irei fazê-lo sem dúvida!!

2º SEMENTES DE SÉSAMO:
Fonte também de fibras e ómega-3 e 6, estas pequenas sementes são óptimas fontes de cobre e manganês, dois compostos que contribuem e muito para o funcionamento do sistema imunológico, e ainda de zinco, magnésio, fósforo, ferro, zinco, selénio, e sódio. Preparados para os benefícios? São tantos mas tantos… Ora venham lá:
·        Fortalecem os Ossos
Diz-se que um punhado de sementes de sésamo contém mais cálcio do que um copo de leite. O cálcio que essas sementes é especialmente benéfico na prevenção da osteoporose em mulheres de meia-idade e idosos.
·        Alívio da Enxaqueca
Magnésio contido nas sementes de sésamo ajuda a prevenir espasmos dos vasos sanguíneos que originam os ataques de enxaqueca horrorosos e tão difíceis de suportar (experiência própria, infelizmente!). O consumo regular de sementes de sésamo pode atenuar ou até eliminar os ataques de enxaqueca e sintomas relacionados, como dor de cabeça e tonturas.
·        Fortalece o Sistema Nervoso
A vitamina E que contêm as sementes de sésamo ajuda a fortalecer o sistema nervoso e impede desordens e doenças do sistema nervoso.
·        Cuidados com a Pele
Sementes de sésamo e o óleo obtido a partir delas são muito benéficas para a pele e cabelo. O óleo é conhecido por ter propriedades que podem aliviar queimaduras da pele e prevenir várias desordens da pele relacionadas, sendo que beneficia todos os tipos de pele.
·        Intestino e  Saúde Digestiva


Ajudam a prevenir infecções intestinais. A fibra alimentar que elas contêm ajuda a manter boa saúde digestiva, previne e cura a obstipação e outros distúrbios relacionados.
·        Saúde Cardiovascular
O sesamolina e sesamina que essas sementes contêm ajuda a reduzir e prevenir a pressão alta e colesterol. Assim protege contra o desenvolvimento de doenças do sistema cardiovascular.

·        Regulação do Metabolismo do Corpo
As sementes de sésamo podem ser adicionadas ao natural em iogurtes, cereais, saladas, sopas, massas, arroz e também cozida em pães, por cima dos bolos, quiches e tartes salgadas e doces, sendo aconselhado o seu consumo diário de 1 colher de sobremesa.



3º SEMENTES DE PAPOILA:
Outra fonte rica de ácidos gordos ómega-3 e de fibra, estas pequeninas sementes também nos fornecem um baixo teor de sódio, e vitaminas como a vitamina B9 e a vitamina E, e minerais como o cálcio, o ferro e o magnésio.
Podem ser utilizadas de variadas formas, nomeadamente acrescentadas em pães, bolos, saladas, pizzas, e usadas para espessar alguns molhos. Confesso-me adepta das sementes de papoila!! Então umas panquecas com estas sementes uí uí… boas boas boas!! J Não sei se será pelo facto de algumas pessoas defenderem que umas vez que são extraídas da papoila possam ter propriedades opiáceas…  


5º SEMENTES DE ABÓBORA (vulgo PEVIDES!!!):
São também ricas em magnésio, zinco, ferro, em fibras e em Ómega-3, assim como em vitaminas A, B1 e B2, o que permite uma saúde dos seus olhos. São uma boa fonte de ferro e de fitoesteróis, que ajudam a baixar os níveis de colesterol, e de potássio, que promove o relaxamento muscular, logo bastante aconselhadas para os desportistas!! Sabiam que 100 gr de Pevides é equivalente em Ferro a 30 tomates ou 15 pernas de frango? Ou que 100 gramas de banana contêm apenas 27 mg de magnésio, enquanto que 100 gramas de pevides têm 535 mg.? Portanto a equivalência em termos de magnésio é de 100gr de pevides equivalem a 19 bananas!!!
Podem ser consumidas descascadas e com uma boa imperial (LOL!!), acrescentadas à sopa de abóbora, a saladas, e até aos bolos ( por exemplo um bolo de sementes de abóbora com cenoura e laranja fica divinal!).

Espero que, tal como eu, adiram ao consumo destas sementes, ficando desde já prometido aqui um post de receitas onde podem utilizá-las!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário