quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

DESAFIOS GASTRONÓMICOS: EMPADÃO DE BACALHAU E AFINS

DESAFIOS GASTRONÓMICOS: EMPADÃO DE BACALHAU E AFINS




Olá, olá…. Aqui estamos de novo, e hoje com mais uma experiência gastronómica!

Como já tantas vezes o disse aqui, cozinhar é uma das minhas grandes paixões, e uma das coisas que mais gosto é inventar, reinventar, experimentar e experienciar…

Ora esta é uma daquelas que eu inventei! Olhei para o frigorífico e vi o que lá estava, e pensei: O que posso fazer com isto? E foi esta receita que vos trago hoje, simples, económica e super fácil de fazer, como normalmente todas que aqui trago.

E o que saiu? EMPADÃO DE BACALHAU E AFINS!

Ingredientes:
4 postas de bacalhau
1 pacote de espinafres (no meu caso do Pingo Doce, já lavados e cortados)
½ pacote de alho francês (no meu caso do Pingo Doce, já lavados e cortados)
4 a 5 tomates secos (frasco da Garofalo, de comer e chorar por mais!)
Azeitona preta (neste caso já cortada que se vende em frascos, super prático!)
1 Cebola
2 dentes de alho
2 Ovos (gemas)
Vinho branco Q.B.
Puré de batata (usei o do LIDL, 2 saquetas)
Azeite, sal, pimenta Q.B.


Preparação:
Picam-se as cebolas e os alhos e levam-se a refogar no azeite. Junta-se o espinafre e o alho francês e deixa-se cozinhar em lume brando.

Pica-se o tomate seco e junta-se ao refogado, assim como o bacalhau previamente cozido e desfiado e as azeitonas cortadas. Tempere com pimenta e acrescente um pouco de vinho branco. Cozinhe em lume brando por dois minutos.

De seguida faz-se o puré instantâneo como indicado na embalagem, acrescentando um cunho pessoal que é a noz-moscada e pimenta! Ok, não sou muito adepta do puré instantâneo! Sou daquelas que faz o tradicional, com a batata cozida e o passe-vite… mas quando não há tempo tem de ser!





Coloca-se metade do puré num pirex, colocando a mistura do bacalhau por cima, e cobrindo com o restante puré. Pincela-se com as gemas, dispõem-se rodelas de azeitona por cima, e leva-se ao forno para gratinar!









E voilá! Super fácil e delicioso e uma solução para a falta de tempo! Experimentem e vão ver que não se arrependem… Ora seguem-se em breve mais experiências gastronómicas, porque a minha terapia não ficou por aqui, ai não…



Sugestão: podem acrescentar coentros picados (só não o fiz porque não tinha!) e decerto ficará igualmente divinal!

Fiquem bem. Até já…


Sem comentários:

Enviar um comentário