quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Desafios Gastronómicos: Arroz de Bacalhau no Forno com Alheira de Bacalhau



Ora cá estou eu novamente!! Sei que tenho estado um pouco afastada, mas tal como disse num post anterior, esta coisa de ser mulher, mãe, dona de casa, trabalhadora, etc, deixa-nos sem tempo para nos coçar quase... ahahahah.

Mas este post tinha mesmo que fazer!! E porquê perguntam vocês? Porque é simplesmente DIVINAL!!! Sim, podem pensar: “Ela está a exagerar!!”. Não, é mesmo daquelas receitas que vale a pena fazer, e repetir, e repetir, e repetir...   

Sempre adorei cozinhar, é uma das minhas paixões, e não é para me estar a gabar (isso, gaba-te cesto que amanhã é vindima!! Eheheheh), mas não me saio nada mal na cozinha. Sempre a tratei por tu, e nos momentos de maior stress é o meu escape!

Mas vamos lá então à Receita que é para isso que aqui estamos:

Ingredientes:  (para 6 pessoas)

·        1 pacote de Bacalhau demolhado e desfiado (deveria ser 2 postas, mas assim é mais prático!);

·        1 alheira de bacalhau;

·        1 cebola grande picada;

·        400 gr de juliana de alho-francês e cenoura (comprei aqueles pacotes de sopa do Continente já previamente preparados);

·        50 gr de tomate seco;

·        300 gr arroz vaporizado;

·        80 gr vaqueiro de alho;

·        +/- 7 dl água de cozer o bacalhau.

·        Salsa

·        Moinho de 5 pimentas Margão

·        Azeite q.b.


Ora vamos ver como se faz?

Primeiro coloquei num tacho o bacalhau demolhado e desfiado e lei a ferver em lume brando cerca de 7-10 minutos, retirando depois com uma escumadeira e reservando o caldo.

Ao mesmo tempo, com a ponta de uma faca fiz um golpe na alheira e toda a volta. Derreti a vaqueiro de alho num tacho e no mesmo introduzi a alheira para fritar, virando-a até esta estar dourada. Tirei e reservei.

No mesmo tacho deitei a cebola, os legumes e um fio de azeite. Tapei e deixei cozinhar em lume brando até os legumes ficarem moles. Em seguida juntei o arroz a este preparado deixando fritar um pouco. Adicionei o caldo da cozedura do bacalhau, mexendo e deixando cozinhar durante +/- 15 minutos.

Tirei a pele da alheira e desfiz em bocados. Quanto ao tomate seco, cortei-o em pedacinhos pequeninos.

Liga-se o forno a 200º para ir aquecendo enquanto se prepara o resto.

Retirei o arroz do lume e com a ajuda de um garfo fui soltando-o. Juntei a alheira de bacalhau desfeita, o tomate, salsa picada, as lascas de bacalhau e apimentei (sim, que eu gosto de bem apimentado!).

Coloquei num pirex, levei ao forno e deixei secar. O resultado? Espreitem lá:
 

DELICIOSO!!!!

A acompanhar, uma bela salada e uma boa sangria.... Ah, e o melhor acompanhamento que se pode ter: os amigos!!

Experimentem, não se vão arrepender!! Eu estou rendida, e acredito que os meus amigos também certo? J


DEVANEIOS E DESABAFOS: As vertentes do Amor... By FEFA OLIVEIRA

Pois é, porque sempre disse que este Blog é nosso e não meu, hoje temos um post especial de uma amiga também muito especial. Fala-nos do Amor, de todas as suas vertentes, de como tudo nos apaixona e como por vezes tudo nos ilude. Existe Amor e amor... e só o Amor vale a pena! Deliciem-se como eu me deliciei...




Hoje pediram-me para escrever umas palavrinhas para este blog…não sou escritora mas dizem-me que tenho "queda para a coisa"…e eu acredito porque isso me deixa contente, porque isso me gratifica e me dá (alguma) importância…
Não me pediram palavras sobre nenhum tema particular mas sim sobre uma qualquer experiência que quisesse partilhar…e tendo em conta a fase da vida que estou a passar e a amiga maravilhosa que me formulou o pedido, não posso deixar de falar do amor e de como ele pode ser gratificante ou destrutivo, consoante as nossas escolhas.
Parece um tema "pesado", mas não é…aliás, hoje em dia tudo pode ser "light" e eu, não posso deixar de aderir a esta tendência. Assim, vamos ver se consigo abordar o tema de forma ligeira, não deixando de passar a mensagem que pretendo!...
O amor é uma coisa linda e maravilhosa, que aparece nas nossas vidas muito raramente, por norma. A alguns, parece que nunca surge e esses lamentam essa ausência, embora não na sua totalidade, quiçá porque não conhecem, sequer, a sua imensidão, a sua plenitude…outros, têm essa benesse mais do que vez nesta vida, expressa de formas diferentes, através de indivíduos diversos…mesmo esses, nem sempre se congratulam. Muitas vezes, choram os amores perdidos ou amores negligenciados e esta última deve ser a pior das perdas, pois essa dependeu de nós…e isso não devemos fazer, nunca!... Sei que é muito mais fácil falar do que praticar, mas na verdade, se eu passar esta mensagem a todos os que me são próximos, talvez um dia, esses amigos possam devolver-me algum bom senso, numa situação da minha vida pessoal…depois há aqueles que têm a sorte de encontrar um amor enorme, único e insubstituível na sua vida e que nem sempre percebem o inédito e improvável dessa circunstância e que, por isso mesmo, se dispersam com amores mais pequenos e desinteressantes que, ora nos fazem sofrer, ora nos desiludem, ora nos fazem rugas, cabelos brancos, nos dão noites sem dormir, desânimo pela vida ou pelo nascer e pelo pôr-do-sol com que universo nos brinda diariamente!!!!! Já pensaram?????... Nesses amores todos incorremos, mas todos nós temos a obrigação de tentar fugir e de alertamos aqueles que de quem mais gostamos, no sentido de que esses não devem ser os amores que devemos acarinhar, perservar e procurar!...
A vida reserva-nos muitas surpresas, muitas provações e, não nos iludemos, raramente estaremos preparados para o que nos cai no colo…daí ser tão importante que acarinhemos os amores maiores que a vida nos coloca à frente dos nossos olhos…que lhe demos alimento diário, que nos lembremos deles a cada minuto que passa, que os beijemos demoradamente para conhecermos o seu sabor, que dormamos com eles no maior dos aconchegos…tudo o resto até pode interessar mas não tem dimensão, não tem expressão, não deve ter qualquer impacto…
Não é de agora que sou pró amor e que sou uma romântica!... Sempre o desejei para mim mas também sempre o pedi para aqueles que me são tão queridos! Sempre sorri com as novidades das amigas, com os desaires dos amigos, com as confusões das amigas das amigas!!....Sempre tive uma palavra amiga, um sorriso ou um conselho para oferecer (mesmo que apenas baseado na teoria e no desejo de conforto de quem me procura)…isso nunca fez de mim uma "expert" na matéria, mas ouvir tanta história, saber escutar tanta partilha, tem feito de mim uma pessoa melhor e tem-me ajudado muito a relativizar, a viver mais sorridente, mesmo quando estou triste e pesarosa e a ser um ser mais compreensivo e "poderoso"…
E ser PODEROSA é muito bom!!! Acredite amiga!!!...Ser PODEROSA é do melhor!!!...E quero continuar a sê-lo!!!...E não é que quero o mesmo para as minhas queridas amigas??????....

Seja poderosa amiga, seja grande, seja maior!!!... Não se fiquem pelo menos, nunca. Não se contentem com o menos, nunca. Não valerá a pena... nunca.
FEFA OLIVEIRA

Então que assim seja! Que sejamos poderosos e poderosas e que punhamos Amor nas coisas belas da vida que valem a pena. Seja na pessoa/ pessoas que nos acompanham na vida (Obrigada Amor e Piqueno por me ensinarem e darem o Amor), seja no trabalho, seja na amizade, seja em tudo na vida...
E que o Amor tempere sempre as nossas vidas!!

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Meu filho é Prematuro, e agora?


Curiosa coincidência: Dia 17 de Novembro assinalou-se o Dia do Prematuro, dia em que estava previsto o meu parto. Não o foi…
Certamente se recordarão de um post anterior (do dia 12 de Outubro) em que vos contei todo o processo que passei antes do parto, nomeadamente o tempo de internamento tentando aguentar a gravidez até às 34 semanas no mínimo. Não consegui… E assim nasceu o meu piqueno às 33 semanas, prematuro portanto. E agora, como se lida com um bebé prematuro e com a prematuridade nas nossas vidas?
Venho contar-vos um pouco da minha experiência. Sabiam que em Portugal 9 em cada 100 partos são de bebés prematuros?  E que um bebé é considerado prematuro quando o seu nascimento ocorre antes das 37 semanas de gestação? E que o nome dado é de “bebé pré-termo”? Pois é, existem imensas coisas que talvez muitas pessoas não o saibam…
Mais curiosidades: A cabeça do bebé pré-termo normalmente é grande em relação ao corpo, sendo de notar mais conforme a prematuridade (se for um grande prematuro). Pode não conseguir abrir os olhos, apresentar uma pele fina, de cor vermelha, coberta de pêlos (que mais tarde caem, confirmo!) e com as veias visíveis. Poderá existir também imaturidade de vários órgãos, o que poderá originar com que o mesmo tenha de ser ventilado por exemplo.
E estamos preparadas para isso? NÃOOOO!!! E é um medo que nos assola tão grande, mas que ao mesmo tempo nos dá forças para arregaçar as mangas e lutar.
Confesso: Estive quase 1 mês internada no hospital antes do parto a desejar chegar o dia em que iria regressar a casa, ao meu lar…
O regresso a casa? Foi dos piores dias da minha vida!! Entrar no nosso lar sem a parte mais importante de mim… Regressar a casa mãe incompleta, de braços vazios e de coração apertado… Chorei, quase sufoquei… Não era isso de todo que tinha planeado. Certo que não tive muito tempo para planear, nem para preparação para o parto, mas também ninguém nos prepara para ser mãe mais cedo do que devíamos.
O meu piqueno nasceu bem sim, apesar do sobressalto daquele piso de partos de Santa Maria… Naquele dia, naquela hora (11 da manhã) quase todos os partos foram de bebés pré-termo. E o que pensar quando estamos ansiosas sem saber o que fazer, rezando para que ele venha bem, e ouvimos que a incubadora para onde ele vai estava fria ainda e não poderia estar? Gelei!! Todo o trabalho de parto não me saíam aquelas palavras da cabeça… E finalmente nasceu!! Vi-o 2 segundos em cima de mim (só consegui ver a nuca e que tinha muito cabelo!!) e lá foi ele para a incubadora. As horas que se seguiram foram um martírio sozinha no corredor sem saber se ele estava bem ou não…
Não estamos preparadas!
Consegui descobrir contudo que arranjamos forças quando menos esperamos, que temos a capacidade de sermos mais fortes do que pensamos, que viramos Mães…
A primeira vez num serviço de Neonatologia é aterradora! Não por o ambiente em si, mas pelo facto de que o que mais amamos na vida estar ali…

O piqueno nunca precisou de ventilação assistida, e nem sequer precisou de ir para a sala dos cuidados intensivos. Sim, que no Serviço de Neonatologia do HSM existem 3 salas: Sala dos Cuidados Intensivos, Sala dos Cuidados Intermédios, e a Sala da Pré-Saída ( a mais esperada de todas como devem calcular!). Contudo, e apesar disso, esteve sempre monitorizado, com gadgets que se ligavam às pernas ou pé e mediam os batimentos cardíacos, a respiração, a tensão arterial... E que aflição era quando naquela sala o alarme soava e as máquinas apitavam, sinal de que as pulsações tinham descido e que não estaria a respirar… a ansiedade de verificar se era com o nosso que tal se estava a passar… não era, respirava fundo, e ficava ali impotente a contemplar o bem mais precioso do mundo pedindo que o tempo passasse depressa e o pudesse levar para o nosso lar! 

E como é o dia-a-dia de uma mãe e de um pai de um bebé pré-termo?
Começa por acordar o mais cedo possível para ir a correr ao hospital e só aí descansar quando se verifica que ele está bem. Depois,  pais que estão a viver o mesmo que nós), depois tirar anéis, pulseiras, brincos, colocar a bata e desinfectar as mãos. Se estivermos meio constipaditos (como me aconteceu) é colocar a máscara, uma vez que o risco de o bebé contrair uma infecção é demasiado elevado. Após isto, entrava na sala direitinha a ele, pegava e ficava ali horas a fio a vê-lo dormir, a falar com ele, a “lamber a cria”. 




Cada bebé tem uma ou 2 enfermeiras que estão com o seu processo, acompanhando-o. Pessoas com coração enorme e que nos apoiam incondicionalmente.
Lá aprendi a dar banho, a trocar fralda, a amamentar, a saber reagir quando ele se esquecia de respirar… sim, que o prematuro uma das coisas que faz é esquecer de respirar…. Eu? Eu quase morria quando assim era. Pânico indescritível que nos impele a reagir logo por instinto… Virar o miúdo de cabeça para baixo e dar umas palmadinhas nas costas com a mão em forma de concha… e mais um susto que passa!!!

 O meu miúdo? Teve 15 dias Serviço de Neonatologia do HSM. Maior problema foi a coordenação da sucção e respiração, o que levou a que tivesse de ser alimentado por uma sonda. Nesta colocavam o leite que eu retirava todos os dias. E porquê este problema? Porque normalmente a coordenação das acções sugar/engolir/respirar que exige uma alimentação ao peito ou no biberão, só ocorre depois das 34 semanas no ventre da mãe. Só a partir daí o bebé aprende que tem de fazer esses passos para se alimentar. Pois o meu não sabia, e demorou perto de 15 dias para aprender.

Depois, só saímos do HSM quando a equipa média e enfermeiras acham que já estamos capazes para cuidar do nosso filho. Até lá somos permanentemente auxiliadas e avaliadas com o carinho e cuidado que fica sempre na memória.
Não consigo descrever a felicidade enorme quando trazemos finalmente a cria para casa!! Parece que acabamos de ganhar uma vida extra neste jogo… Depois vem os cuidados permanentes, o que no meu caso se traduziu em 2 situações:
1º O medo permanente de infecções com a paranóia de ter de desinfectar tudo constantemente (mas pelos vistos é normal)
2º O facto de estar um frio de rachar sempre (nasceu numa época complicada), levou a que quase 2 meses não saísse do quarto sequer para não haver risco de infecção, constipações, etc. Não saísse ele nem eu.
Confinada 24 horas ás 4 paredes do quarto lá estive eu durante os quase 2 meses… eu, habituada a não parar quieta e a estar sempre em constante frenesim… mas lá está, por um filho fazemos TUDO. Custou? Claro que custou, mas fazia tudo na mesma, porque ser mãe é assim…
Não, não sou mais forte que ninguém, acho até que me deixou mais ansiosa, e permanentemente com dúvidas e receios que não estivesse a fazer as coisas correctas. Mas uma coisa aprendi: A valorizar e admirar cada profissional de saúde que nos auxilia, e admirar ainda mais aquelas mães que tal como eu estive e passei, passam e estão naquele e noutros serviços de Neonatologia a tentarem ser fortes pelos seus filhos que necessitam delas.    

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

13 de Novembro: Dia Mundial da Bondade, e porque não sermos solidários já a pensar nos presentes de Natal?

Pois é, neste dia tão especial para mim acabei por descobrir que se assinala o dia mundial da bondade… Este dia é comemorado em muitos países já há mais de dez anos. Foi neste mesmo dia, ocorria o ano de 1998, que se realizou em Tóquio a primeira conferência do Movimento Mundial pela Bondade (World Kindness Movement)... Os seus integrantes tinham como principal objectivo “criar um mundo mais bondoso e pleno de compaixão”. Em 2011, umas organizações juvenis de conclamaram em 13 de Novembro a abraçar o maior número possível de pessoas em redor de cada um. Em outros países, é costume também oferecer flores a pessoas conhecidas e desconhecidas. E porque não neste dia aumentarmos as nossas boas acções e praticarmos verdadeiramente a bondade sem exigirmos nada em troca?
 Sugestões: Podemos fazer tanta coisa em gestos tão simples… como por exemplo: Doar bens que já não usamos ou necessitamos (ex. roupa), ceder o lugar na fila a alguém que necessita, enviar um sms a quem gostamos a dizer isso mesmo, fazer um elogio, dizer olá a uma pessoa desconhecida, oferecer alimento a um sem-abrigo, entre tantas e tantas coisas... Pode ser que se todos fizermos esse pequeno gesto que possamos desencadear uma “reacção em cadeia” de bondade em toda a sociedade. Tolstoi chamava a bondade de “o condimento mais necessário”, porque mesmo as melhores qualidades humanas nada valem sem a bondade e porque mesmo os piores vícios são facilmente perdoados em havendo a bondade.


E porque não sermos solidários, e uma vez que o Natal já se aproxima (ah pois é, para todo o lado que me viro já vejo Natal!), fazermos as nossas listas de presentes (ou melhor, miminhos J ) de Natal, ajudando quem precisa? Hoje tomei essa resolução!!! Como e porquê? Já vos explico de seguida…
Onde vivo existe um polo da CERCI Flor da Vida, CRL - Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas e nesta altura presenteiam-nos com trabalhos fantásticos dos “meninos e meninas” que a frequentam… São pessoas excepcionais, sempre com um sorriso e boa disposição!!  A missão da CERCI Flor da Vida é a de prestar os serviços adequados às pessoas com deficiência e suas famílias, no âmbito da prevenção, educação, reabilitação, inserção social e profissional, promovendo a sua qualidade de vida e o exercício da sua cidadania, e porque não ajudá-los? Eu? Eu presenteei-me a mim própria e adquiri uma capa para os meus livros por o preço simbólico de 5€… 




 


Mas é tão bonita não é? Existem tantas e tantas coisas que podemos oferecer como miminhos neste Natal… Espreitem lá:  










Preços convidativos desde 1€; 1,5€; 3,5€; 5€ etc… e os sacos para colocar os presentes??


Fabulosos e a 0,90€ e 1€… E porque não sermos solidários, darmos miminhos diferentes e ajudarmos nesta época que se avizinha e cujo espirito deveria ser esse mesmo: praticar a bondade e ajudar o próximo…
Espero que faça juz ao que assinala neste dia, uma vez que este sim também é o meu dia!!!!!! J J J






sábado, 9 de novembro de 2013

TOCA A DAR NAS SEMENTES...


Ora hoje sexta-feira vamos falar de quê? SEMENTES!!! J
Existem vários tipos de sementes que podem ser nossas aliadas numa alimentação equilibrada e saudável. Lembram-se? À uns tempos atrás num dos meus post’s falei-vos das sementes de Chia, que tão nutritivas são e que são um excelente complemento à nossa alimentação. Pois bem, hoje falar-vos-ei de outras sementes igualmente nutritivas e gostosas e que deverão fazer parte de uma dieta equilibrada e variada.
Ora, e vamos começar por onde:
1º SEMENTES DE LINHAÇA:
Estas são extremamente ricas em fibra (em cerca de 100gr, 41 gr são fibra!!)  e diminuem a absorção de colesterol e açúcares.
A linhaça, por ser rica em ómega-3, auxilia na diminuição do nível do "mau" colesterol (LDL) e favorece o aumento do "bom" colesterol (HDL), melhora a estabilidade da membrana cerebral e a acção de neurotransmissores (serotonina, norepinefrina, dopamina), ajudando na redução dos sintomas de depressão. Por isso, ao consumirmos as sementes de linhaça estamos a auxiliar o metabolismo e podemos mandar a tristeza, o desânimo e o mau humor para bem longe. E como e quanto devemos ingerir de sementes de linhaça por dia?       
Ora, se manda a tristeza, o desânimo e o mau humor para bem longe, algumas pessoas como eu deveriam ingerir toneladas diariamente… eheheheh J. Agora mais a sério: A ingestão recomendada é de 1 a 2 colheres de sopa por dia. Independentemente do tipo de linhaça usada (dourada ou a mais escura), as sementes devem ser trituradas, antes de serem consumidas, isto porque a casca da semente apresenta alguma resistência à acção do suco gástrico e quando ingerida inteira passa, praticamente, intacta pelo trato gastrointestinal, não beneficiando das suas propriedades. O ideal é, numa liquidificadora, triturar as sementes adicionando às mais variadas refeições: com o iogurte, nas saladas, na sopa, na confecção do pão ou em batidos. Pessoalmente nunca experimentei juntar na salada ou na sopa, mas certamente irei fazê-lo sem dúvida!!

2º SEMENTES DE SÉSAMO:
Fonte também de fibras e ómega-3 e 6, estas pequenas sementes são óptimas fontes de cobre e manganês, dois compostos que contribuem e muito para o funcionamento do sistema imunológico, e ainda de zinco, magnésio, fósforo, ferro, zinco, selénio, e sódio. Preparados para os benefícios? São tantos mas tantos… Ora venham lá:
·        Fortalecem os Ossos
Diz-se que um punhado de sementes de sésamo contém mais cálcio do que um copo de leite. O cálcio que essas sementes é especialmente benéfico na prevenção da osteoporose em mulheres de meia-idade e idosos.
·        Alívio da Enxaqueca
Magnésio contido nas sementes de sésamo ajuda a prevenir espasmos dos vasos sanguíneos que originam os ataques de enxaqueca horrorosos e tão difíceis de suportar (experiência própria, infelizmente!). O consumo regular de sementes de sésamo pode atenuar ou até eliminar os ataques de enxaqueca e sintomas relacionados, como dor de cabeça e tonturas.
·        Fortalece o Sistema Nervoso
A vitamina E que contêm as sementes de sésamo ajuda a fortalecer o sistema nervoso e impede desordens e doenças do sistema nervoso.
·        Cuidados com a Pele
Sementes de sésamo e o óleo obtido a partir delas são muito benéficas para a pele e cabelo. O óleo é conhecido por ter propriedades que podem aliviar queimaduras da pele e prevenir várias desordens da pele relacionadas, sendo que beneficia todos os tipos de pele.
·        Intestino e  Saúde Digestiva


Ajudam a prevenir infecções intestinais. A fibra alimentar que elas contêm ajuda a manter boa saúde digestiva, previne e cura a obstipação e outros distúrbios relacionados.
·        Saúde Cardiovascular
O sesamolina e sesamina que essas sementes contêm ajuda a reduzir e prevenir a pressão alta e colesterol. Assim protege contra o desenvolvimento de doenças do sistema cardiovascular.

·        Regulação do Metabolismo do Corpo
As sementes de sésamo podem ser adicionadas ao natural em iogurtes, cereais, saladas, sopas, massas, arroz e também cozida em pães, por cima dos bolos, quiches e tartes salgadas e doces, sendo aconselhado o seu consumo diário de 1 colher de sobremesa.



3º SEMENTES DE PAPOILA:
Outra fonte rica de ácidos gordos ómega-3 e de fibra, estas pequeninas sementes também nos fornecem um baixo teor de sódio, e vitaminas como a vitamina B9 e a vitamina E, e minerais como o cálcio, o ferro e o magnésio.
Podem ser utilizadas de variadas formas, nomeadamente acrescentadas em pães, bolos, saladas, pizzas, e usadas para espessar alguns molhos. Confesso-me adepta das sementes de papoila!! Então umas panquecas com estas sementes uí uí… boas boas boas!! J Não sei se será pelo facto de algumas pessoas defenderem que umas vez que são extraídas da papoila possam ter propriedades opiáceas…  


5º SEMENTES DE ABÓBORA (vulgo PEVIDES!!!):
São também ricas em magnésio, zinco, ferro, em fibras e em Ómega-3, assim como em vitaminas A, B1 e B2, o que permite uma saúde dos seus olhos. São uma boa fonte de ferro e de fitoesteróis, que ajudam a baixar os níveis de colesterol, e de potássio, que promove o relaxamento muscular, logo bastante aconselhadas para os desportistas!! Sabiam que 100 gr de Pevides é equivalente em Ferro a 30 tomates ou 15 pernas de frango? Ou que 100 gramas de banana contêm apenas 27 mg de magnésio, enquanto que 100 gramas de pevides têm 535 mg.? Portanto a equivalência em termos de magnésio é de 100gr de pevides equivalem a 19 bananas!!!
Podem ser consumidas descascadas e com uma boa imperial (LOL!!), acrescentadas à sopa de abóbora, a saladas, e até aos bolos ( por exemplo um bolo de sementes de abóbora com cenoura e laranja fica divinal!).

Espero que, tal como eu, adiram ao consumo destas sementes, ficando desde já prometido aqui um post de receitas onde podem utilizá-las!!!


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Pequeno pedaço de pecado....


Estou em falta eu sei! Desculpem J Ontem prometi um post docinho e não consegui postar, por isso hoje venho-me redimir!
E o que é, o que é??
BROWNIES
E quem não gosta deste pequeno pedaço de pecado? Ui só de pensar nisso já estou a salivar (tipo cão do Pavlov eheheheh)… Para nosso contentamento a Royal decidiu ceder aos nossos caprichos e desejos e voilá… saiu uma das sobremesas fantásticas e super fáceis de fazer, que deixam-nos sempre bem vistas e aos nossos amigos com água na boca…
Ora, e o que é necessário fazer então? Dentro da embalagem vêm 2 pequenos pacotes: 1 com a mistura para os brownies, e outro com os pedaços das bolachas oreo para colocar por cima. Quais os passos a dar?
1º - Temos de ligar o forno a 140º C para este pré-aquecer.
2º - Deita-se a mistura para os brownies numa tigela, acrescenta-se 1 ovo, água e manteiga amolecida e mexe-se bem até ficar tudo bem ligado.
3º - Deita-se na forma de cartão que vem dentro da embalagem tentando alisar a superfície o máximo que se puder.

4º - Colocar os pedaços de bolacha oreo por cima e pressionar ligeiramente para que se introduzam um pouco na massa.


5º - Levar ao forno 30 a 35 minutos.
6º - Deixar arrefecer antes de servir… O que digo desde já é extremamente difícil, porque só o cheirinho deles… Uí!!
7º - Deliciar-se!!!


Sobremesa fantástica e que aconselho a acompanhar com uma bola de gelado de baunilha, ou melhor, bola de sorvete de limão ou tangerina… fica DIVINAL!!!
Agora? Agora falta experimentar as outras duas variedades: Bolo de chocolate com cobertura de chocolate Milka e Muffins com pepitas de chocolate Milka… Vai ser bonito vai… depois é deixar de ir à balança para não ver a desgraça J





quarta-feira, 6 de novembro de 2013

A ESTRADA: O MUNDO DO CHICO-ESPERTISMO!!!


Detesto chico-espertismo!!! Seja em que circunstância for… E nós portugueses parece que temos isso entranhado no mais profundo do nosso ser… Anda meio mundo a tentar enganar o outro meio mundo, e com a mania de que só eles sabem, só eles são espertos e que o resto é tudo uma cambada de burros!! Já vos ocorreu oh chicos-espertos que os burros podem ser vocês?
E se há sítio em que o português tem a mania que é mais esperto que os outros é onde? NA ESTRADA!!!! Ah pois é, na estrada impera o reino dos Chicos-espertos, do egoísmo e da falta de civismo pura e dura… somos uns trogloditas ao volante, cheios de manobras arriscadas e, consequentemente, cheios de acidentes, despistes e mortes.
            Ora, existe uma coisa que se chama código da estrada conhecem? E as regras de trânsito básicas para que exista uma boa condução? IRRITA-ME o chico-espertismo! Talvez por isso quem viaja comigo ao volante de um carro tem uma experiência fantástica ahahahah… não digo que sou melhor que os outros, longe de mim isso, mas não me lixem, senão sou bem mulher para refilar, buzinar e se for preciso esticar o dedo do meio (já o fiz sim, não tenho orgulho em o dizer, mas tiraram-me do sério!), Sim, uma lady não faz gestos obscenos ok, mas também me passo, posso? Sim, e para mim as viagens ao volante do meu carro são a minha catarse… Algumas pessoas cantam no chuveiro, eu canto, danço (com a cabeça ok? Sim, que não sou assim tão inconsciente!) e liberto-me! Às vezes penso: “Ai as figurinhas que fazes!! Quem vai atrás de ti deve pensar que te tá a dar uma coisinha má!!” J Se calhar por isso, por ser a minha catarse, tem de existir sempre música… e calminha do género desta:

Eheheheh não consigo, música calma NÃOOOOO!! Meus ricos Metallica que me acompanham diariamente nos últimos tempos… Ok, de Verão, sol a brilhar, ainda roda U2, Pearl Jam, e o King Bob Marley então… mas agora, com o stress destes últimos tempos? METALLICA RULES BABY!!! Ahahahah
Ora vamos cá ver o Top 3 das coisas que mais me irritam na estrada:
1º - CADÊ O PISCA PÁ????
Analisemos o que diz o Código da estrada a este respeito:
Artigo 12.º
Início de marcha
1 - Os condutores não podem iniciar ou retomar a marcha sem assinalarem com a necessária antecedência a sua intenção e sem adoptarem as precauções necessárias para evitar qualquer acidente.
2 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de € 60 a € 300.     
Artigo 21.º
Sinalização de manobras
1 - Quando o condutor pretender reduzir a velocidade, parar, estacionar, mudar de direcção ou de via de trânsito, iniciar uma ultrapassagem ou inverter o sentido de marcha, deve assinalar com a necessária antecedência a sua intenção.
2 - O sinal deve manter-se enquanto se efectua a manobra e cessar logo que ela esteja concluída.
3 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 60 a € 300.
PERCEBERAM?????
Se há coisa que me tira do sério é a falta de sinalização quando vão mudar de direcção. Como é que eu sei a direcção que vão tomar se não a sinalizarem? Se fosse bruxa e adivinhasse ia de vassoura e já não haveria esse problema certo? Eis um dos motivos que me irrita solenemente conduzir nas grandes cidades como Lisboa em que impera a má educação e o tal chico-espertismo…. Em que os condutores jogam constantemente os seus carros para cima dos outros e em que é preciso ter sempre uns reflexos do caraças… Vou, mas detesto! Dá-me vontade de bater a toda a gente, e a buzina é tantas vezes utilizada que tenho receio que cole J .

 2º - SE EXISTE UM SINAL DE VELOCIDADE CONTROLADA É MUITO PROVÁVEL QUE SE FORES A MAIS DE 50 KM/H QUE ELE CAIA PARA O VERMELHO NÃO???
Sim, essa é outra coisa que me tira do sério! Lá vou eu a aguentar o carro a 48/49 Km/H para não parar e atrás de mim vem uma besta qualquer que se esquece do significado dos sinais de certeza!! E lá tenho eu de parar!! “Ai é? Estavas com pressa? Então também vais ter de aguentar!” E lá estou eu devagarinho a colocar a mudança, a olhar par o sinal de um lado, para o outro, a certificar-me que está mesmo verde, e só depois arranco… devagarinho… Irrita-me isto solenemente!! Estão á espera do quê? Que eu passe o vermelho como já vi muitos fazerem? Ora admirem-se dos acidentes na estrada agora!!

3º - QUEREM LEVAR OS CARROS PARA DENTRO DAS CASAS, SUPERMERCADOS, EMPRESAS???
            Outra coisa que me mexe com o fígado… o estacionar!! Mas quem disse que devemos deixar o carro à porta de todo o sítio que formos? Depois é ver carros em cima dos passeios, carros em 2ª fila a impedir a passagem dos outros veículos, é o ter de se estar á espera que sua excelência se digne a tirar o carro para podermos passar… Tirando o facto de muitas vezes ocuparem os passeios e não permitirem a passagem daqueles que se fazem deslocar em cadeira de rodas, ou os carrinhos de bebé, que por causa dessas bestas têm de se deslocar na estrada!!! E caminhar um bocadinho até ao local onde querem ir, já pensaram nisso? Sabem os benefícios de uma caminhada? E pensarem nos outros também, custa muito???

Por agora fico por aqui… estas são o top 3 das coisas que me irritam mais no trânsito, e a vocês?

10 Must Have no Roupeiro...


Hoje vamos falar de algo mais descontraído… Sim, que depois do post de ontem bem que precisamos.. eheheh

Então lembrei-me: falar de quê? Ora vamos falar dos essenciais, must-have nos nossos lindos e sempre vazios roupeiros não é? J

E quais são essas peças essenciais que devem povoar os nossos closet’s?

1º Camisa Branca

Camisa branca, porquê? Porque esta pode ser usada tanto de um modo formal, como num look casual. De vários estilos, com renda, folhos, manda curta ou comprida, interessa é que ela exista no nosso closet! De um modo formal pode ser conjugada com umas calças de tecido, uns calções de tecido também, ou até mesmo uma pencil skirt por exemplo que este ano estão tanto na moda!! Num look mais casual uma camisa branca fica a matar com umas jeans ou até mesmo uns shorts de ganga!!
 

2º Blazer

 
 

Um blazer é um tipo de casaco supostamente mais formal, muitas das vezes com botões de metal e que em conjunto com uma saia ou umas calças nos dá um fato completo (género executiva J ). Mas tal conjugação não tem de ser sempre feita. Pelo contrário!! Hoje em dia é frequente ver o blazer misturado com umas jeans e fica fantástico!! Eu própria sinceramente prefiro-o assim, apesar de muitas vezes ter de o usar em conjugação com a dita saia ou calça formal.






3º Calça de tecido

Como mencionei acima, muitas vezes estas são associadas a um look mais formal, o que passa a ideia de rigidez e desconforto. Nada disso!! Convém ter sempre um par destas para uma ocasião formal sim, mas podem perfeitamente ser conjugadas com uns ténis (bastante em voga nos dias que correm) uma t-shirt e um blusão de ganga…
 
 


 4º Saia


O que está a dar? Ou muitooooo comprida, ou justa pelo joelho (a dita pencil skirt) ou a mini (mas mesmo mini) saia… Eu? Eu gosto de todas, por isso por mim elas todas deveriam fazer parte do nosso roupeiro (do meu fazem confesso!!) mas se tiverem de optar, aconselho a adquirirem a pencil skirt, por ser intemporal…
5º Vestido Preto
Este sim é peça fulcral!! Bora lá a um cliché? Já dizia a Ivone Silva: “Com um vestido preto eu nunca me comprometo!!” E tinha razão. Em qualquer ocasião fica bem um vestidinho preto, seja para o trabalho, um cocktail, uma festa, em qualquer ocasião, seja formal ou informal, dependendo depois da conjugação com os acessórios!!
 
6º Jeans
Peça mais versátil de todas e que nos permite usar com tudo e mais alguma coisa e obter os looks mais variados. Basta colocar uns saltos, um blazer e uma camisa e fica um look formal, ou então uns ténis, uma t-shirt e um blusão de ganga e fica mais descontraído…. Ou então misturar tudo e ficar um look formal descontraído J



7º Camisola
Uma camisola básica, que conjuga bem com a maioria das peças referidas anteriormente, e que é sempre útil seja de Inverno ou até mesmo naquelas noites mais frias de verão…



 

8º Trench Coat
Nos dias de frio que se avizinham esta é uma peça essencial. Curta ou comprida, não se deve viver sem ela J Pelo menos se se quiser estar quentinha e não rapar frio!! Eheheh
 

 
9º T-shirt / Top básico
Peça que se pode conjugar facilmente também com a maioria das supra mencionadas, a t-shirt básica pode se tornar formal quando aliada a um blazer e/ou a umas calças de tecido, como mais descontraída conjugada com umas jeans.
 
 
 
10º Vestido casual
Uma mulher nunca tem vestidos a mais!! E se um preto indica sempre elegância e adapta-se a qualquer ocasião, não é o suficiente! Tantos são os tecidos e padrões que se podem adoptar, que nunca mais saía daqui se começasse… mas isso fica para outro post prometo! Tendências de tecidos e padrões…
 
 
 

Et voilá!! Aqui estão pelo menos as 10 peças básicas a ter no nosso roupeiro!! Acrescentaria de bom grado mais umas quantas, nomeadamente umas Leggings (essenciais também nos dias de hoje), uma camisa de ganga, uns calções, um blusão de ganga e um Blusão de pele (sintética vá lá que estamos em tempo de crise J )… Mas meninas, digam lá: Só 10 peças chegam? Não queremos mais? Muito mais? J
 
Fica prometido novos post de tendências de tecidos, padrões, cores, e acessórios!