quinta-feira, 5 de junho de 2014

HOJE É: Dia Mundial do Ambiente!


HOJE É: Dia Mundial do Ambiente!
 

 
Hoje é Dia Mundial do Ambiente! E porquê? Desde quando? Como se celebra?
Ora o Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de Junho desde 1972. E porquê neste dia? O dia 5 de Junho foi escolhido para festejar a data pois marca o dia em que teve início a Conferências das Nações Unidas sobre o meio ambiente.
É um evento anual que tem como objectivo assinalar as acções positivas de protecção e preservação do ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de salvar o ambiente.
Todos os anos, as Nações Unidas apresentam um tema, que serve de ponto de partida para o desenvolvimento de acções de celebração do Dia Mundial do Ambiente. Ora, o deste ano é: “Levante a voz em vez de subir o nível do mar”, tradução livre de “Raise your voice, not the sea level”!
Os eventos visam apresentar novas formas e métodos de preservar o futuro da humanidade, seja através de acções individuais do cidadão ou colectivas.
Este pelos vistos é o Ano Internacional dos Pequenos Estados Insulares (sabiam??!!?? Nem eu! Eheheheh) como tal, as Nações Unidas acharam por bem no Dia Mundial do Ambiente focar o papel que as pequenas ilhas-nações têm desempenhado no redireccionamento do mundo para um futuro sustentável no contexto das alterações climáticas.
Todos sabemos que as alterações climáticas constituem uma grave ameaça a estes pequenos estados. Com efeito, apesar de terem contribuído muito pouco para as mudanças atuais do clima (as suas emissões correspondem a menos de 1% das emissões globais), estas nações são das mais afetadas, através de fenómenos como a ocorrência mais frequente de tempestades devastadoras e, sobretudo, o aumento do nível do mar, que pode tornar inabitáveis territórios como as Maldivas, Kiribati e Tuvalu. Não pode ser! Pelo menos antes de eu lá ir visitar! Raios do Euromilhões... Just Kidding!
 
Perante esta realidade, os pequenos estados insulares em desenvolvimento têm adoptado um postura activa de combate às alterações climáticas e mitigação dos seus efeitos, apostando fortemente nas energias renováveis, e encorajando a união internacional sob a forma de um tratado que  venha a suceder ao actual Protocolo de Quioto (que sejamos sinceros, não tem servido de muito né?).
BARBADOS!!! QUEROOO....
Neste dia o estado de Barbados é o anfitrião das comemorações da data em 2014, apela a que os cidadãos de todo o mundo apoiem os pequenos estados insulares neste empreendimento que é conseguir que se unam esforços a nível internacional no combate às alterações climáticas.
 
 
E o que podemos fazer para isso? Existem várias medidas que podemos adoptar para preservar o meio ambiente:
- A primeira dica é realizar a separação correcta do lixo. Papel, metais e vidro tudo separadinho no ecoponto para tornar possível o processo de reciclagem. Lá em casa é obrigatório!!! Reciclagem também de pilhas, rolhas e lâmpadas!
 
 
- Outra dica é evitar o desperdício de água, desligando a torneira em actividades do dia-a-dia como escovar os dentes (cada um tem o seu copo!), lavar pratos ou fazer a barba, bem como fechar a torneira do duche enquanto se ensaboa. Ao limpar o carro evite o uso da mangueira e procure utilizar um balde com água, esponja e sabão. Por fim, procure reaproveitar a água que sobra da lavagem de roupas para regar as plantas. Minimize a descarga do seu autoclismo para evitar enormes desperdícios de água e se tiver uma horta (como eu eheheeh), deve utilizar sistemas de rega que sejam mais eficientes (gota-a-gota, etc). Done!
 
- Trocar as lâmpadas comuns pelas fluorescentes ou de baixo consumo, que duram 10 vezes mais gastam dois terços menos de energia. Ainda, as lâmpadas fluorescentes podem ser recicladas após o uso. Ou, se tiver possibilidade, por lâmpadas LED, apesar de estas ainda serem muito caras... Além de ser uma acção sustentável, também contribui para reduzir a conta de luz no fim do mês, que sejamos sinceros, já é um exagero que dói... Ah,  adquira somente aparelhos electrónicos de baixo consumo energético, pois são mais económicos, eficientes, duráveis e amigos do ambiente.
 
- Invista quando possa na utilização de meios de transportes menos poluentes. Andar de bicicleta ou a pé diminui o nível de emissão de gases nocivos à atmosfera e são óptimos exercícios físicos.
Que tal esta Audi?
 
- Desligar as luzes e quaisquer equipamentos que não precisa de utilizar. Veja televisão apenas quando necessário e desligue-a sempre, não a deixando em “stand-by”, assim como o monitor do seu PC sempre que ficar vários minutos sem o utilizar e desligar totalmente o seu computador sempre que não o utilizar.
 
- Aposte nas Energias Alternativas. Lá em casa não há esquentador, há painéis solares para aquecimento das águas, e até agora super satisfeita!!!




- Reduza a Poluição: Como? Não fume. Não faça fogos e sobretudo não queime produtos tóxicos (borrachas, plásticos, etc) mas sim recicle-os! Não deitar lixo para o chão. Não despeje nenhum tipo de óleo ou produtos tóxicos ou perigosos para a rua, esgotos ou para o lixo, colocar em garrafas e entregar em centros de tratamento ou em sítios já existentes para esse efeito (aqui existe no Pingo Doce). Não deite detritos não biodegradáveis para a sanita. Não utilize nenhum tipo de pesticidas ou adubos químicos (que têm impactos muito negativos), empregando apenas métodos naturais como a compostagem. Entregue os medicamentos que já não use ou estão fora do prazo nas farmácias.
 
 
Estes são alguns dos exemplos de como pode ajudar a preservar o meio ambiente, mas existem mais, muitos mais...
 
Nunca se esqueça, esta é a sua casa, deve tratar bem dela se quiser viver bem...

 
 
Por aqui fica o post de hoje da rubrica Hoje é, mas pense nisto e se ainda não adoptou estes comportamentos, adopte-os, nunca é tarde para o fazer...
 
Fiquem bem, e até já!

Sem comentários:

Enviar um comentário