sexta-feira, 27 de junho de 2014

FALANDO A SÉRIO: O CICLO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA


 
Hoje voltamos a falar de um assunto mais sério, e que sinceramente me mete muita confusão estar a aumentar exponencialmente o número de casos, em vez de estar a diminuir...

Ora no passado dia 04 de Abril escrevi um post acerca da Denúncia à Investigação nos casos de Violência e Maus-tratos (espreitem em http://devaneiosdesabafoseafins.blogspot.pt/2014/04/falando-serio-da-denuncia-investigacao.html   ), resultante da conferência organizada pela CPCJ (Comissão de Protecção de Crianças e Jovens) de Alenquer, subordinada ao tema “A Protecção da Infância e da Juventude – Violência e Maus Tratos” do passado dia 27 de Fevereiro.

Uma das partes da conferência, ministrada por um agente da autoridade, referia-se a isso mesmo, esclarecer o que é, onde se deve fazer, e qual os trâmites processuais de uma Denúncia nos casos em que se suspeita (ou se tem a certeza) de que alguém é vítima de violência ou de maus-tratos! Minha praia... aqui estou como peixe na água, ou não fizesse parte do mundo jurídico...

Contudo hoje venho abordar o caso específico da Violência Doméstica! O que é, como se pode saber se está a ser alvo de violência doméstica, ou alguém bem perto de si... 

 

O CICLO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

A violência doméstica funciona como um sistema circular – o chamado Ciclo da Violência Doméstica – que apresenta, regra geral, três fases:

1. Aumento de tensão: as tensões acumuladas no quotidiano, as injúrias e as ameaças tecidas pelo agressor, criam, na vítima, uma sensação de perigo eminente.

2. Ataque violento: o agressor maltrata física e psicologicamente a vítima; estes maus-tratos tendem a escalar na sua frequência e intensidade.

3. Lua-de-mel: o agressor envolve agora a vítima de carinho e atenções, desculpando-se pelas agressões e prometendo mudar (nunca mais voltará a exercer violência).

Este ciclo caracteriza-se pela sua continuidade no tempo, isto é, pela sua repetição sucessiva ao longo de meses ou anos, podendo ser cada vez menores as fases da tensão e de apaziguamento e cada vez mais intensa a fase do ataque violento. Usualmente este padrão de interacção termina onde antes começou. Em situações limite, o culminar destes episódios poderá ser o homicídio.

 
Ora, muitas vezes começa a pouco e pouco, aumentando gradualmente... Muitas vezes começa ainda em fase de enamoramento, prolongando-se no casamento (coisa que me faz confusão confesso!) e muitas vezes terminando em homicídio sim, muitas vezes num acto de explosão da vítima que não aguenta mais!

Lá está, eu com o meu mau feitio tenho a ideia de que se por acaso eu estivesse numa dessas situações, então seria recíproco, do género “dás mas levas também"...”contudo, pelas experiências que oiço, relatos até que me passaram pelas mãos, faz-me pensar que não será bem assim... muitas vezes a ideia do “foi só desta vez, nunca mais vai acontecer porque a outra pessoa vai mudar” é mais forte (lá está, devido à fase lua-de-mel), o que leva a uma espiral que dificilmente se sairá se não se “fincar o pé” e se mentalizar que tem de sair desse vício... pensar que você é mais importante, gostar de si... ou no caso de não ser você, mas alguém perto de você, pensar que pode estar a salvar uma vida!

 
 
 
A violência doméstica atravessa todas as classes sociais, todos os estatutos e géneros! Apesar de na maioria das vezes se falar na violência doméstica como a violência que o homem exerce sobre a mulher, certo é que também existe ao contrário, pelo que importa estar alerta aos sinais...

 
 
Ora, de acordo com as Estatísticas/Relatório Anual 2011, elaboradas pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), 19 mulheres por dia foram vítimas de violência doméstica em Portugal em 2011, sendo que tem vindo a aumentar exponencialmente de ano para ano. No total foram registados 15.724 crimes de violência doméstica contra as mulheres, sendo que, a mulher continua a ser a principal vítima de todos os tipos de crime, com 80% dos crimes praticados contra o sexo feminino. O autor do crime é predominantemente do sexo masculino (78%).



Traçando o perfil da vítima de crime, com base nos dados recolhidos pela APAV, verifica-se que: a vítima é mulher; tem entre os 35 e os 40 anos ou mais de 65 anos; é portuguesa; é casada; tem a sua família nuclear com filhos; trabalha por conta de outrem e reside nas grandes cidades.


E SE EU QUISER PEDIR APOIO?

Nesse caso contacte a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vitima). Ser-lhe-á disponibilizado apoio psicológico, jurídico, emocional e social, gratuito e confidencial.

 
Tal como diz no site da APAV, lembre-se que o silêncio não ajuda, que ele é, muitas vezes, cúmplice dos actos violentos.

Se presenciar, suspeitar, ou for vítima de alguma situação de desrespeito pelos direitos humanos, não hesite CONTACTE A APAV ATRAVÉS:

- 707 20 00 77

- Rede Nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima da APAV

- apav.sede@apav.pt

Ou então, faça você mesmo directamente uma Denúncia! Veja como e o que implica no post http://devaneiosdesabafoseafins.blogspot.pt/2014/04/falando-serio-da-denuncia-investigacao.html   

Espero ter-vos ajudado a esclarecer, a reconhecer estas situações, e saber como devem agir... porque estas coisas existem e devem ser alertadas... até breve!  
 

Fiquem bem... Até já!

quinta-feira, 26 de junho de 2014

DEVANEIOS E DESABAFOS: Sou assim, e então????


 
Estou em falta eu sei! Desculpem J mas o tempo tem sido tão curto e cada vez que penso em escrever para aqui, chovem mil e uma coisas para fazer e lá vai sendo adiado este meu prazer enorme que é escrever e dar a conhecer um pouco de mim, gostos, taras e manias (eheheheh), etc...

Não quer dizer que tenha faltado inspiração, muito menos vontade, até porque fervilha na minha cabeça tanta coisa para postar que o meu caderninho que me acompanha está a ser riscado a olhos vistos, cheio de pensamentos, ideias, desabafos, devaneios e afins... ahahah. Mas isso seria falar de um outro projecto que tenho e que um dia por aqui passará certamente.

Ora hoje não podia deixar de escrever, até porque me aconteceu uma coisa bastante caricata, e que remexe comigo profundamente. Não é algo de novo, mas hoje foi como que a cereja no topo do bolo...

Quem me conhece sabe como sou. Nunca fui de snobimos, nem de elites, nem tão pouco de superioridades. Sempre me mantive fiel a mim mesma, tanto que nunca fui nem nunca serei influenciada por algum tipo de classe social ou fama ou seja o que for.

Sou como sou, e gosto de ser como sou. Nunca fui nem nunca serei mais nem menos que ninguém, sou mais uma que para aqui anda neste looping constante que é a vida, cheia de dúvidas, incertezas e tudo por aí...

Não sou de julgar ninguém, até porque eu própria não gosto que me julgem. Cada qual é como é, com seus gostos, manias, idiossincrasias...

Ora há uns dias atrás aconteceu-me uma bem boa também e que vou resumir, uma vez que explicita também o meu Devaneio de hoje!

Estava eu muito bem na minha vida, a estacionar a viatura, e tal como já referi num post anterior, a minha catarse é a estrada, o percurso efectuado no meu pópó, em que choro, rio, danço (sim, por incrível que pareça aqui a maluca até no popó a conduzir dança...eheheh) esganiço (que aquilo não se pode chamar de cantar), etc... Não interessa, sou eu e o meu popó e ninguém tem nada a ver com isso! Ora parece que tem...

Estava eu a estacionar e aparece uma cliente ao pé de mim. Abri o vidro, mas só depois fui baixar o som (o som era bom e ela não tinha nada que interromper né???). Ok, o Cd que me está ultimamente a acompanhar nas minhas viagens já é velhinho velhinho, mas que gosto muito... E qual é?? Papa Roach – Infest!! Já ouviram? ESPETACULAR!!! E não é que a Srª, com o maior desplante diz-me: “Ah Doutora, então também ouve essas coisas?” com um tom de reprovação medonho!!!

 
 
O QUÊ????? Então mas agora tenho de andar ao sabor do que os clientes acham que devia de ouvir!! Quem me conhece sabe que sou bastante ecléctica, gosto de todos os tipos de música, mas sim, desde o liceu (e aí quem me conhece desse tempo pode comprová-lo!!) sempre ouvi este tipo de música, era “o meu tipo”, desde os tempos do canto (ok, esta é só para quem andou na mesma escola que eu J ). E então???? Serei menos competente por ouvir “este tipo” de música??? Ai que nervos!! Detesto pessoas assim!

Gosto de heavy-metal sim, gosto de me vestir toda de preto sim, gosto de uma boa sangria sim, gosto de palhaçar sim, adoro rir sim, gosto de me divertir sim, tenho tatuagens também sim!!!!! E ENTÃO???????????????





Essa foi outra! Ora hoje tive uma consulta no Hospital (de rotina, mas que para aqui não interessa nada) e senti-me tão incomodada! Ora então porquê? O olhar reprovador e ao mesmo tempo inquisitório da médica, sô doutora, a olhar para as minhas tatuagens!!! Como se o facto de eu ter tatuagens fizesse de mim menos capaz que os outros, ou me diminuísse de algum modo! Que eu saiba a tinta não influencia o cérebro, nem sequer a educação de uma pessoa!

Detesto os avaliadores, os que estão sempre a criticar os outros, esta mesquinhice que existe no ser humano... talvez por isso tenha levado (e continue a levar) tanta chapada e pontapé da vida! Não sei ser avaliadora assim, e a minha bitola pelos vistos é muito diferente da maioria...



Volto a dizer: Gosto de heavy-metal sim, gosto de me vestir toda de preto sim, gosto de uma boa sangria sim, gosto de palhaçar sim, adoro rir sim, gosto de me divertir sim, digo palavrões sim, faço sexo sim, apanho tosgas sim, tenho tatuagens também sim!!!!! E ENTÃO??????????????? SOU HUMANA!! Cada qual com seus gostos e idiossincrasias... Farta de hipócritas e de falsos virtuosos!! Cada qual é como é lembrem-se disso!

Por isso tenho saudades da inocência de ser criança, de quando nos era permitido fazer as perguntas assertivas na maior das inocências sem sabermos as consequências… Quando era fácil dar uma gargalhada porque sim, quando subia ás arvores e pensava que podia mudar o mundo… Quando nos era permitido sonhar a sério, assim de acreditar que as fadas existem, e que podemos voar se acreditarmos muito…



                Volto a dizer, talvez seja o síndrome do Peter Pan que se esteja a apoderar de mim ... Mas se assim for, então deixem-me ser criança, deixem-me sonhar, deixem-me gargalhar… e acima de tudo deixem-me viver num mundo onde o jogo do interesse não prevalece e onde todo o ser humano é tratado com respeito…

Desculpem o Desabafo, Devaneio e Afim, mas tais coisas mexem comigo! Quero acreditar que com vocês também...

Fiquem bem! Até já!!

terça-feira, 17 de junho de 2014

LOOKS MAIS POR MENOS: Look #16


LOOKS MAIS POR MENOS: Look #16

 


Ora cá está mais um look!

Adequado ao estilo formal do escritório, mas tendo em conta o calor que se faz sentir!!! Já que não dá para vir trabalhar de biquíni né???!!!???

Hoje o Look é praticamente todo Mango! Saia, Top básico e Cardigan preto e de manga ¾ (que espero que já tenham adquirido e colmatado a gaffe de ainda não ter um no seu closet) são Mango.

Os sapatos de cunha, plataforma e peptoe são da Lefties!!! Um must super tendência!!! Adoroooooo! Super altos contudo bastante confortáveis, estes fazem-nos ficar com uma silhueta mais elegante e permitem trabalhar os músculos das pernocas, ou não tivessem os mesmos de estar bem trabalhados para se mostrar umas pernocas no Verão... eheheheh  

 
Acessórios: brincos Puzzle, relógio Parfois, Colar gargantilha da P&A BE YOU (linda não acham?), mala Glam!!
 

Cá está um look construído num dia de bastante calor, mas que tem de se ir mais formal trabalhar... apesar de já sonhar com férias... AI!!!!

Espero que gostem das dicas... Aceitam-se sugestões...

 Fiquem bem! Até já!

sexta-feira, 13 de junho de 2014

LOOKS MAIS POR MENOS: Look #15


LOOKS MAIS POR MENOS: Look #15

Ora cá está mais um look!

 
Hoje confesso que foi daqueles dias em que uma pessoa olha para o closet e pensa: “não tenho nada para vestir!!!” eheheheh... E assim começa uma longa jornada de “isto não me apetece, isto hoje não, isto é muito quente, isto é muito curto...” e ai meninas ser mulher custa!! Ahahahah Como tal, hoje o look nem está nada de especial, mas decidi postar porque tem uma das minhas peças de eleição, uma das minhas “meninas”...

Os calções são Mango, o Top básico preto é Intimissimi, e a t-shirt rendada, estilo romântico mas básico é H&M. O Cardigan é Lefties (ok, não se vê, mas é curto, básico, preto e de manga ¾) e é peça a adquirir se tiver cometido a gaffe de ainda não ter um no seu closet!

 
A Peça IT, e uma das minhas “meninas” são as sandálias!!! Um must de uma marca bem portuguesa que adoro e que sou fã com algumas aquisições já... são da XUZ!!! Adoroooooo! Super altas, são confortáveis, ainda que com sola de madeira (um must esta estação J ), compensadas e com o pormenor da medalha que lhes dá um ar super trendy... ADOROOOOOOOOOOO...


Acessórios: brincos Glam, relógio e mala Parfois, e 2 pulseiras H&M... Nada mais! Sim, que a t-shirt rendada já é muito “rica”, como tal convém não abusar...

Cá está um look construído num dia de “não me apetece nada até porque o que me apetecia era um biquíni e praia”! Mas aqui não é feriado nem estou de férias... logo, aguenta!! eheheheh

Espero que gostem das dicas... Aceitam-se sugestões...

 Fiquem bem! Até já!

 

quinta-feira, 12 de junho de 2014

DICAS FASHION: Tendência Azulejaria portuguesa!!!


DICAS FASHION: Tendência Azulejaria portuguesa!!!



Ora depois de ter escrito sobre as tendências esta Primavera/Verão de 2014, a nível de looks, venho dar a conhecer a nova tendência, mais que IT para a Primavera/Verão 2014.

 Sim, que esta coisa de “estar na moda” é assim, de um dia para o outro mudam as tendências e há que estar sempre update com estas coisas certo meninas? Neste caso meninas e meninos, pois também se aplica a vocês...

E o que é a nova tendência statement da estação???!!??? Estampas de azulejos portugueses.

Ah pois é!!! E qual é o motivo que deu origem ao emergir desta nova tendência? Ora espreitem lá:
 



Pois é, desde que a Mariza apareceu no Relvado do Estádio do Glorioso com aquela saia maravilhosa com o padrão de azulejo português, que tal virou reboliço e toda a gente quer aquela estampa FENOMENAL!!! Ora, e tal deve-se a uma marca bem portuguesa, a Bainha de Copas, já ouviram falar? Marca 100% portuguesa, teve na pessoa dos seus criadores, a ideia de convidar a Mariza para sua embaixadora, sendo que foi ideia desta levar aquela saia maravilhosa (repetitiva não estou a ser? Mas querem o quê, é maravilhosa mesmo!!!) que foi vista por todo o mundo, e que gerou esta nova tendência e um pedido em massa à Bainha de Copas para adquirir tal peça.

Ora pois podem adquirir essa saia maravilhosa, mas mais, muito mais, espreitem lá:  








Coisas lindas não são? Podem visitar esta “loja” em http://www.bainhadecopas.pt/ ou na sua página do Facebook. Acreditem, vão ficar rendidos, tal como eu fiquei. Boa notícia é que os meninos também podem se vestir de azulejo, seja numa pequena peça como um lenço, seja numa t-shirt ou até numa camisa...

Ora, depois de tal “fenómeno” surgir, várias foram as marcas a apostar neste estampado encantador e que veio definitivamente em força para povoar o nosso closet.

Se você ainda não comprou uma peça com este estampado porque está em dúvida sobre como vai usá-lo sem cometer nenhuma gafe, vamos então ver como é que ela pode ser usada, as ocasiões, etc.


Como usar o estampado de azulejo português?

 
Esse estampado veio em força como disse, e pode encontrá-lo nas mais variadas peças: desde saias, calções, vestidos, t-shirt’s, camisas, calças, lenços, casacos, sei lá, tanta coisa... Se estiver em dúvida, porque pensa que ficará demasiado chamativo, aposte em pequenas peças, como seja uma t-shirt ou camisa, e conjugue com um jeans básicos para acompanhar a peça de azulejo português, conjugando com sapatos em creme, bege, azul escuro, preto... O seu estilo definirá melhor o que vai ficar bem em você.

Existem também conjuntos, que a camisa e saia/calção/calça, possuem o mesmo padrão de azulejo português, aí fica mais fácil escolher os sapatos, que na maioria das vezes fica mais elegante quando acompanhado das cores preta, creme, branca, entre outras cores mais discretas, já que o que vai chamar a atenção é a roupa. Apesar de o azulejo português ter invadido os acessórios também...

Eu? Adoro tudo!!! A APOSTAR SEM DÚVIDA!!!!

 

Em que ocasião posso usar o estampado de azulejo português?

Em todas!!! Não precisa necessariamente de ser usado numa ocasião especial, pois há diversas peças diferentes que se adaptam tanto a ambientes de festa, como no dia-a-dia, seja mais glamoroso, mais cool, jovem ou executivo... Já existem até biquínis com este padrão, logo até este estampado pode ser usado tranquilamente durante o dia na praia.

Há calções, saias, para que sejam acompanhados tanto de salto alto como sabrinas, podendo variar de ser usado durante o dia ou à noite. Existem também vestidos, que possuem modelos mais sofisticados e mais elegantes para usarmos em festas, ou para o escritório, num ar mais executivo, assim como vestidos mais “menineiros” e menos formais... O padrão de azulejo português pode ser usado em qualquer ocasião, tudo vai depender do seu e estilo e da forma como o quiser usar!

 


O padrão do azulejo português fica bem em todos os tipos de corpos?

SIMMMMMM!!! O padrão de azulejo português pode ser usado em qualquer tipo de corpo sim. Se o seu tamanho for plus size, use sempre um cinto mais grosso para acompanhar o look, mas sempre cores discretas. Sempre que usar uma peça deste padrão, tente usar outra peça lisa, a não ser que as duas sejam um conjunto, e isso vale para todos os tipos de corpo.

Se você for magrinha, aposte em croppeds top’s desse padrão (outra peça IT, mas que sinceramente não é nada “a minha praia”), que fica muito bem.

Agora que você já sabe como usar o padrão de azulejo português, vá já a correr comprar a sua peça e saia por aí com o seu novo look do mais statement que há!!! J Eu? Vou fazer o mesmo... eheheheh

Espero que gostem destas poucas mas sempre úteis (pelo menos assim acho!) dicas, e que as ponham em prática na hora de repovoarem o roupeiro! Porque interessa é estarmos bem!

Fiquem bem! Até já! 

 


segunda-feira, 9 de junho de 2014

GET IN SHAPE: Toca a usar Protector Solar!!!




Ora parece que o sol vem aí em força, e nada melhor do que o aproveitar certo? E existe lá coisa melhor que o calorzinho e nós estendidos na toalha a apanhar um bronze daqueles???!!??? Naaaaaa!!! Mas atenção, NÃO SE ESQUEÇAM DO PROTECTOR SOLAR!!!!!

Isso é o quê?

O protector solar é um produto cosmético a ter em consideração quando se trata da prevenção dos malefícios causados pela radiação solar.

 No entanto, a sua simples utilização não garante a total prevenção, e nem significa que nos podemos expor por mais tempo ao sol, além disto, o produto só será eficaz se utilizado correctamente.

 
Em Portugal compete ao Infarmed supervisionar os PCHC, com o objectivo de garantir a protecção da saúde dos consumidores, quando aplicados em condições normais ou previsíveis de utilização.

O Infarmed no seu site vem explicitar que, de acordo com as recomendações da Comissão Europeia, relativa à eficácia e às alegações dos protectores solares, na rotulagem deste tipo de produtos cosméticos deverá constar a indicação do factor de protecção solar (FPS) reivindicado e a sua categoria de protecção solar (“baixa”, “média”, “elevada”, ou “muito elevada”) que lhe corresponde.

Ora, isto para mim não me diz nada! Afinal o que é uma categoria de protecção, para que serve, como é que podemos saber qual devemos aplicar????

Ora a categoria de protecção solar é uma indicação geral para o consumidor, que visa uma avaliação adequada da eficácia do produto e que deverá apresentar-se na rotulagem de forma tão destacada como o FPS.

 

Assim, os protectores solares podem classificar o seu FPS entre:  

- 6 e 10: referem-se a uma Protecção baixa;

            - 15 e 25: referem-se a uma Protecção média;

 - 30 e 50: referem-se a uma Protecção elevada;

 - Superior a 50 (ou indicação de 50+): referem-se a uma Protecção muito elevada.

O factor de protecção solar é uma menção obrigatória que tem como objectivo ajudar o consumidor a comparar produtos e a escolher o produto certo para uma determinada exposição e para um dado tipo de pele.

Por exemplo, os protectores solares com FPS superior a 50 deverão apresentar na rotulagem a indicação “FPS 50+” e categoria “protecção muito elevada”. Essencialmente indicados para peles muito sensíveis, como é o caso das crianças ou daquelas pessoas que têm uma tez muito clarinha!

Ora eu, morena de nascença, e com uma pele que não vira vermelha mas castanha logo (AINDA BEM!! VIVA O BRONZE!!!), normalmente adquiro sempre um protector de factor 30, no mínimo dos mínimos de 20!

Está previsto que os protectores solares devem assegurar um grau mínimo de protecção contra as radiações UVB e UVA, correspondente a FPS 6.

Assim, apenas os produtos com FPS igual ou superior a 6 poderão apresentar reivindicações de protecção UVB na sua rotulagem.



IMPORTÂNCIA DA PROTECÇÃO SOLAR

 


A exposição prolongada ao sol requer alguns cuidados, já que este emite raios UVA e UVB responsáveis por danos causados na pele, que juntos penetram na epiderme e derme, causando alterações que aceleram o envelhecimento da pele, tornando-a flácida e opaca, além de favorecerem o aparecimento de rugas e manchas, assim como os melanomas! Atenção, que de acordo com o Ministério da Saúde tem existido um aumento exponencial de melanomas por “descuido” das pessoas em colocar o protector solar!!

Prevenir queimaduras e, a longo prazo, o cancro da pele é simples, basta ter alguns cuidados antes e durante a exposição solar:

• Usar sempre um protector solar com um factor de protecção adaptado ao tipo de pele - o rosto necessita geralmente de um factor de protecção maior do que o escolhido para o corpo;

• Usar o protector solar diariamente, nas áreas mais expostas ao sol;

• Aplicar o protector solar 20 a 30 minutos antes de cada exposição solar; Logo, toca a colocar o protector em casa antes de ir para a rua pessoal!

• Evitar a exposição solar entre as 12 e as 16 horas (período mais prejudicial segundo a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo - www.apcc.online.pt);

• Reaplicar sempre o protector solar a cada 2 horas e após nadar e transpirar, já que a água e a transpiração diminuem a eficiência dos filtros solares; Sabiam que os raios solares penetram a água e assim também são nocivos? Ok, não é a mesma coisa do que fora de água, mas mesmo assim mais vale prevenir...

• Usar óculos de sol, chapéus ou bonés que ajudam a proteger o rosto, lábios e olhos;

• Não expor crianças muito pequenas directamente ao sol; Quando as levam para a praia tenham atenção em colocar uma t-shirt para proteger, um boné, aplicar BASTANTE protector factor 50+ de preferência, e levar o chapéu de sol para poderem brincar à sombra (isto para mim foi das coisas mais difíceis confesso! Habituada a levar só a minha toalhinha no saco com o livro e pouco mais, e agora até de chapéu de sol tenho de ir, fora a “brinquedagem”... pais sofrem!)

• Os dias nublados também exigem o uso de filtro solar, pois nestes dias 40 a 60% da radiação solar atravessam as nuvens e chegam à Terra. Eis o porquê de ser tão importante, e de por vezes ficarmos queimados sem saber... eheheh

• Cuidado com a luz reflectida - a luz do sol reflecte na areia atingindo a pele, mesmo na sombra.

Posto isto, só quero salientar outro aspecto que é o de que o protector solar tem uma duração de 12 meses, como tal, deverá ser renovado todos os anos ok??? E como é sensível ás alterações de temperatura (podendo deteriorar com uma exposição a um calor intenso), quando for para a praia, e tiver oportunidade de o fazer, leve o protector num saco térmico para prevenir! Se não levar saco térmico, ao menos não o deixe à “chapalheira” do sol ok??? Eheheheh



Eu já fui adquirir os meus protectores solares deste ano, e optei pela Piz Buin! Esta é uma marca que normalmente me acompanha nos meus Verões, e que este ano, na compra de 2 produtos oferecia à nossa escolha um saco de praia ou um chapéu. Adivinhem o que escolhi....





Ah, escolhi da Piz Buin um protector solar (bisnaga) e um pós solar(frasco azul) para o corpo! Para o rosto escolhi um protector da Klorane, Igualmente bom, com um toque de base e um perfume espectacular... Quanto aos lábios (NÃO ESQUECER OS LÁBIOS!!!) uso um batom protector da Avéne... esse anda sempre comigo! E vocês, vá, toca a adquirir um protector solar!!
 

Espero que gostem destas poucas mas sempre úteis (pelo menos assim acho!) dicas, e que as ponham em prática na hora de ir para o sol! Não só para a praia como se viu, mas seja onde for se estiver o amigo sol... Besutem-se e saiam para levarem com a vitamina D tão essencial para nós! E toca a aproveitar e ganhar uma corzinha... Bronzeado sim (eu sou super adepta de uma pele bem bronzeadaJ ), mas saudável essencialmente! Eu? Eu vou para a praia quando puder e me deixarem, ou não fosse maluca pela mesma!!Até lá...

 
Fiquem bem! Até já!