MAMÃZICES:
O PRIMEIRO DIA DO PRÉ-ESCOLAR!
Ora pois, o assunto de hoje vai ser
lamechas pronto! Porquê? Porque estou a escrevê-lo de coração apertadinho… Qual
é a mãe que não sabe a importância do 1º dia na escola para o seu rebento?
Confesso que sou daquelas mães que acha que está sempre tudo controlado, que
não sou demasiado ansiosa e que o deixo respirar… Pois! Depois no escurinho
quem não respira sou eu confesso!
Jurei para mim mesma que não seria
mãe-galinha, daquelas que ainda o piqueno não caiu e já o estão a levantar… Ok,
não sou tanto vá, até porque eles têm mesmo de passar por isso: sujarem-se,
esfolarem-se, rebolarem na relva… essas coisas todas que nós todos passamos e
sobrevivemos sabem mães??? O pior é no que toca a pontos como este: 1º dia de
escola! Porquê? Porque o 1º impacto é sempre o que fica na memória! Porque é a
partir deste que a volta no amanhã será melhorzinha ou não…
A entrada para um Mundo novo! Boa sorte meu filho! |
Hoje foi o 1º dia de pré-escolar do
meu piqueno e agora (16.32h) neste momento, ainda não me recompus! Não porque
tivesse corrido assim horrores, não porque tivesse chorado, berrado ou algo do
género, mas porque me apercebi a falta que ele me faz… Sim, sei que crescem, e
que são nos emprestados somente, mas o meu piqueno é meu! E cresceu tão
depressa nestes quase 3 anos… E veio à memória todas as batalhas que travamos
até aqui… e as que ainda faltam travar…
Tenho receio sim! Sou humana bolas!
E acima de tudo: SOU MÃE!! Somente quem é mãe sente este aperto! Sim, sei que
tia é mãe emprestada (sou tia de 3!) e que sofremos e tal, mas não, não é
definitivamente a mesma coisa!!!! E aqui confesso: estou aterrorizada!
Espero meu filho que este seja o início
de uma longa vida escolar, de muita brincadeira, de muita aprendizagem e, acima
de tudo, de muita felicidade!
Ok, desculpem lá esta lamechice
sim? Mas quem me conhece sabe que sou assim e pronto! E como sou assim resolvi
me preparar para o que aí vem convenientemente! Feitas pesquisas e mais
pesquisas para me “acalmar” e confiar de que tudo irá correr bem, deparei-me
com o seguinte:
KIT
PARA SOBREVIVER AOS PRIMEIROS DIAS DO JARDIM DE INFÂNCIA
1. É proibido insultar o jardim-de-infância chamando-lhe
“escolinha”.
Ora este ponto para mim já
está, e para vocês? E porquê esta proibição? Ora porque em primeiro lugar é uma
escola! Em segundo, porque todas as escolas ganhavam se ligassem brincar com
aprender. E aqui não há argumento que contrarie!
2. É proibido que os pais imaginem que o jardim-de-infância
serve para aprender a ler e a contar.
Ele é útil para aprender a
descobrir os sentimentos. Para aprender a imaginar e a fantasiar. Para aprender
com o corpo, com a música e com a pintura. E para brincar. Uma criança que não
brinque deve preocupar mais os pais do que se ela fizer uma ou outra birra,
pela manhã, ao chegar. Ora este ponto para mim também está assimilado! Até
porque acho essencial a historinha antes de adormecer e o papel dos pais na
aprendizagem dos filhos!
3. O jardim-de-infância assusta as crianças sempre que os
pais – como quem sossega nelas os medos deles por mais um dia de jardim-de-infância
– lhes repetem: “hoje vai tudo correr bem!”
Pronto! Esta não sabia de todo!
A reter: não alimentar o medo
eventualmente existente nos nossos piquenos! Como tal prometo tentar não dizer
tal frase.
4. Os pais estão proibidos de despedir-se muitas vezes das
crianças, ao chegarem todos os dias.
E é bom que se decidam: ou ficam contentes por
elas correrem para os amigos ou ficam contentes por elas se agarrarem ao
pescoço deles, como se estivessem prestes a ser abandonadas para sempre. Já os
pais que, secretamente, gostam das duas coisas são bons amigos dos maus pais…
Ora eu cá por mim vai ser difícil! Até porque infelizmente não vou poder ser eu
a levá-lo ao jardim-de-infância.
5. É proibido que as crianças vão dia sim dia não ao jardim
de infância.
E que vão, simplesmente quando
os seus caprichos infantis vão de férias. E que não vão “só porque sim”. O jardim-de-infância
não é um trabalho para os mais pequenos. É uma bela oportunidade para os pais
não se esquecerem que se pode amar o conhecimento, namorar com a vida, nunca
ser feliz sozinho e brincar, ao mesmo tempo.
6. No jardim de infância não tem de ser obrigatório comer
até à última colher; nem dormir todos os dias.
E não é nada mau que uma
criança se baralhe e chame mãe à educadora (ou vice-versa). Só é mau que sofra
todos os dias, meses a fio, sempre que se trata de lá ficar.
7. Os pais estão obrigados a chegar a horas quando se trata
de uma criança regressar a casa.
Prometer e faltar devia dar
direito a que os pais fossem classificados como tendo necessidades educativas
especiais.
8. Os pais não podem exigir aos filhos relatórios de cada
dia de jardim-de-infância.
Mas estão autorizados a ficar
preocupados se as crianças forem ficando mais resmungonas, mais tristonhas ou,
até, mais aflitas, sempre que regressam de lá. E estão, ainda, autorizados a
proibir que o jardim-de-infância só se abra para eles durante as festas ou
sempre que uma criança esteja doente.
9. O jardim-de-infância é uma escola de pais.
E um lugar onde os educadores
são educados pelas crianças. Um lugar onde todos se educam uns aos outros não é
uma escola como as outras. É um jardim-de-infância.
10. Um dia, num mundo mais amigo das crianças, todas as escolas
serão jardins-de-infância!
ADOREI ESTE KIT!! Mas ainda me faltava aprender mais, sossegar as minhas dúvidas, até que me deparei com isto:
DEVE-SE
PREPARAR A CRIANÇA PARA O INÍCIO DAS AULAS?
Sim claro, mas, toda a família
deve-se preparar para esta fase de adaptação da criança, que pode durar poucos
dias ou prolongar-se por mais algum tempo. Se a criança tem vínculos seguros
com os pais, especialmente com a mãe, esta fase deve decorrer de forma calma. A
entrada na escola pela primeira vez (seja pré-escolar ou 1º ano) deve ser
falada e explicada com algum tempo de antecedência valorizando os aspectos bons
(socialização, aprendizagens novas…) e respondendo às dúvidas da criança com
honestidade. É fundamental explicar que ir à escola é um acto comum para todas
as crianças assim como os adultos vão para o trabalho todos os dias.
A ENTRADA DA CRIANÇA NA ESCOLA É UM MOMENTO DE
ANSIEDADE?
É perfeitamente natural que a criança fique ansiosa e também
receosa nos primeiros dias de aulas. Afinal, todas as situações novas geram
medo. Mas são os pais que, na maioria das vezes, não conseguem esconder as suas
preocupações. Diante de sentimentos tão turbulentos, a criança pode sentir-se
perdida. É nesse momento que ela observa atentamente a atitude dos pais na
busca de alguma referência sobre como se deve comportar.
Se a mãe ou o pai (ou
ambos) forem pais ansiosos com a separação do filho e não conseguirem
transmitir a serenidade necessária, então, é muito provável que a criança fique
num estado de ansiedade descontrolado. Se a criança mostrar alguma ansiedade,
normal, como já dissemos atrás, e os pais a contiverem e mostrarem calma e
segurança, estão a ajudar o filho a ultrapassar esta fase e a ensinar-lhe (é
pelos exemplos que a criança aprende) a ultrapassar outras que vão surgir na
infância e adolescência.
Ok: disfarçar esta ansiedade brutal que sinto! E mais?
QUAL DEVE SER A ATITUDE DOS PAIS QUANDO A
CRIANÇA CHORA AO ENTRAR NA ESCOLA?
O choro na hora da separação é
muito comum e, não significa, necessariamente, que a criança não queira ficar
na escola. Da mesma forma, a ausência de lágrimas não quer dizer que ela não
esteja a sentir a separação.
A criança deve ser entregue à professora
(ou educadora) , pois é sempre mais difícil sair do colo de
alguém conhecido, se for criança de colo ou se for criança que ingresse no
primeiro ano, a professora é a figura de referência.
É necessário tentar reforçar a ideia de que a escola é um lugar agradável, e as professoras serão amigas e
muito carinhosas e que ela ficará bem até a mãe chegar.
A entrada na escola é
um evento muito importante na vida de uma criança, pois é o primeiro passo rumo
à independência em relação aos pais. É a construção de um espaço próprio, que
marcará o seu caminho futuro. Para os pais, esse também é um evento decisivo. É
um momento de constatação de que o seu piqueno está a crescer, logo é uma passagem
a outra fase da criança.
Estarei sempre aqui ao teu lado para ti #purelove |
É importante que os pais deixem
claro para a criança que a escola é um lugar seguro e tranquilo para aprender
coisas interessantes e que também é um local onde poderá divertir-se e fazer
novos amigos. Deve-se esclarecer a criança em relação a situações de Bullying
(depois da escola começar e quando a criança já estiver ambientada) de forma
simples e adequada à idade, talvez dizendo que por vezes existem meninos que
batem nos outros e que o pai ou a mãe devem ser informados acerca disso.
Nunca
se deve oferecer recompensas pela estadia na escola, uma vez que é um facto
natural da vida das crianças.
No final do dia procure estabelecer uma rotina em que exista um espaço para
partilha de informação acerca do dia da criança. Não fazer perguntas directas
para que a criança não sinta que é intrusão, mas perguntar por exemplo:
- Como é que foi o teu dia? –
Esta a deixar espaço para ela contar e a mostrar o interesse pelas coisas do
seu filho- Se a criança não quiser contar nessa altura, sabe que mais tarde
poderá ir falar sobre isso, pois sente segurança nos pais.
Ai Será que vou conseguir??
Tanta coisa para eu própria aprender e apreender…. Confesso que ser tia é bem
mais fácil ;)…
Já viram que este assunto não
vai ficar por aqui certo??? Parece que já estão a ser engendrados novos post de
mamãzices … A caminho…
Fiquem bem! Até já!
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