quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

DEVANEIOS E DESABAFOS: Pessoas tóxicas, serás tu uma?

Custou-me acreditar. Eu que sempre quis acreditar que o mundo era e é cor de rosa, enfeitado com arco-íris e bolas de sabão, cheio de coisas boas….
Chamem-me romântica, sonhadora, idealista, ingénua, parva até… aceito, mas tenho a mania de acreditar na bondade e que todas as pessoas só possuem um lado bom.
Já me cruzei com pessoas tóxicas, e como podes identificar uma pessoa tóxica? Desculpa, mas acho que já tenho um certo à vontade para te poder tratar por tu, depois de tantos devaneios e desabafos que partilhamos…
Confesso, custou-me identificar o que é uma pessoa tóxica. Melhor, custou-me acreditar/assimilar que existem pessoas tóxicas, talvez por primeiro não querer acreditar que tal se passasse, ora quem é que no seu perfeito juízo quererá conviver com pessoas tóxicas???!!??? Ou talvez por achar sempre que devia estar a perceber mal, ou que talvez a pessoa acabaria por mudar… Mas acabei por descobrir que somos nós que temos que mudar, e confesso, tal facto custou-me muito a encaixar tal facto.
Apercebes-te da toxicidade das pessoas quando estas conseguem sugar o melhor de ti… O quê? Como? Sim, uma pessoa tóxica suga a energia e ao conviveres com tal pessoa tornas-te diferente, tu não és tu…
Normalmente pessoas tóxicas acabam por ter certas características comuns, ainda que numas tais características sejam mais salientes numas pessoas que noutras… egoístas, egocêntricas, manipuladoras, as pessoas tóxicas têm como principal objectivo o alcance do seu bem-estar, seja a que preço for, seja por que meio for… Ao pé de pessoas tóxicas anulamo-nos, deixamos de ser nós, ficamos sem energia, fazem-nos sentir muitas vezes que nós somos o erro…      
E tu? Também já não te sentiste assim ao pé de alguém? Talvez essa pessoa fosse tóxica para ti não achas? Se tens de deixar de ser tu, se não consegues ser tu próprio/a, então muito provavelmente essa pessoa com quem tu não consegues ser tu é prejudicial e tóxica para ti. Para ti sim, porque essa mesma pessoa pode ser tóxica para ti e não ser tóxica para os outros. Cada pessoa é diferente, logo a interacção entre duas pessoas é sempre diferente quando uma das personagens se altera, não concordas?
Problema: Pensa, como eu muitas vezes penso, e eu? Também eu serei uma pessoa tóxica? Decerto que sim, somos todos, somos humanos… E então, o que fazer? Primeiro passo nesse caso está dado: O saberes reconhecer que também tu és tóxico/a! O 2º? Tenta te livrar da toxicidade que tu geras… Aprende a deixar de ser tóxico/a… Como? Põe-te mais vezes no lugar dos outros e pensa como te sentirias se fosses tu a estar na sua pele… Se não gostares, tenta não o fazeres/dizeres e combate a tua toxicidade.         
Quanto ao convívio com pessoas que são tóxicas para ti, lembra-te, se não te levar a lado nenhum, se por mais que te esforçes tu não consegues ser tu, se não vires qualquer tipo de esforço da outra parte para que tu sejas tu, então, por mais que te possa doer, encara a realidade: pessoas tóxicas existem, não deixes que te anulem. Afasta-te, porque tu existes, e principalmente porque tu deves ser sempre tu próprio, lembra-te disso!!!
A vida é demasiado curta para não a viveres, por isso o que tiveres de dizer diz, o que tiveres de fazer faz, antes que seja tarde demais. 
Pode ser demasiado cliché, mas a vida por vezes prega-nos umas chapadas que nos fazem acordar de supetão e ver como devemos viver… Porque o mundo pode sim ser cor de rosa e estar enfeitado de arco-íris e bolas de sabão… o teu pode, basta tu fazeres por isso.
Quanto a mim? Estou a aprender a colorir o meu de cor de rosa e enfeitá-lo de arco-íris e bolas de sabão, ainda que com paciência, perseverança e alguns abanões da realidade….               

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

FALANDO A SÉRIO: Vamos poupar e amealhar o tostão??!!??

Hoje temos dicas para poder fazer face á crise que por aí anda e que nos afecta a todos. Dicas simples, que no final nos vão fazer poupar uns bons euros ao nosso orçamento familiar, cada vez mais curto...
1ª Dica: SEJA ORGANIZADO: Ora e o que quero dizer com isso??!!?? Fácil. Organize as suas despesas, somente assim saberá qual o valor que mensalmente gasta. Como fazer? Durante um mês faça uma lista onde anote TODAS as despesas. Sim, TODAS, seja um café, uma revista, um pão, etc... Só assim vai perceber e ter perfeita noção da quantia que gasta. E não se admire de ficar embasbacado com o dinheiro que se gasta em coisas pequenas e muitas vezes supérfluas. Corte nessas mesmas coisas e veja o seu orçamento aumentar!
2ª Dica: COMPRAR UM MEALHEIRO: Sim, comprar um porquinho mealheiro, de preferência daqueles que são invioláveis e que só podem alcançar o dinheirinho se o partirem... Sim, para que não possam cair em tentação e ir lá buscar a poupança mais cedo do que o previsto! Conta bancária não aconselho por causa das despesas de manutenção! Quando der por isso o dinheiro que existia voou..

3ª Dica: LISTA DE SUPERMERCADO: Essencial, esta é uma dica que creio que todos já o fazem, mas nunca é demais relembrar! Nunca vá às compras com fome, dá sempre mau resultado, e faz-nos trazer coisas que definitivamente não nos fazem falta e que vão pesar seja na balança J
seja no pagamento na caixa! Planeie semanalmente as refeições e faça uma lista dos produtos que necessita, seguindo a mesma á risca dentro do supermercado, sem desvios ouviram??!!!??? Aproveite promoções, talões, descontos, e opte por produtos de marca branca, muitas vezes de igual qualidade e que permitem até 50% de poupança! Atenção aos supermercados que cobram pelos sacos a utilizar! Quando assim o é, leve sacos de casa e evite essa despesa extra!
4ª Dica: CONTROLE-SE!!! Ok,e o que queres dizer com isso? O que quero dizer é que muitas vezes cedemos aos nossos impulsos e toca a comprar muitas vezes coisas que não nos fazem assim tanta falta (Falo com conhecimento de causa J ) Como fazer então? Se vir uma coisa que gosta não compre de imediato se tiver dúvidas da necessidade real da coisa em si LOL. Saia da loja e só volte depois de pensar bem se realmente aquele par de sapatos, aquela peça de roupa, aquele telemóvel novo, fazem mesmo falta!! Só nesses casos pode investir J Contudo, se puder aproveite e só compre em época de saldos e promoções.
5ª Dica: TOCA A LEVAR MARMITA!! Cada vez mais IN, levar a marmita para o trabalho tornou-se um hábito diário para a maioria dos portugueses e para mim também! Vantagens: Sai muito mais barato, uma vez que um menu básico seja onde for sai sempre mais caro do que uma refeição preparada em casa. Outra vantagem: saber o que se come, como foi confeccionado, etc... mais saudável também e sempre a engordar o porquinho mealheiro J
6ª Dica: TRANSPORTES: Pode optar por usar transportes públicos, mas primeiro faça as contas para ver se está mesmo a poupar ou é somente ilusão. Senão, tente encontrar alguém para fazer carpooling tão em voga agora! E o que é carpooling? É a partilha do carro por várias pessoas, dividindo deste modo as despesas, e acabando por contribuir para uma diminuição do orçamento mensal. Podemos combinar com uma colega do trabalho, uma vizinha, uma amiga, ou até ver em sites próprios onde as pessoas se inscrevem para isso mesmo. Exemplo: boleia.net; pendura.pt.
 
7ª Dica: COMBUSTÍVEL: Mesmo numa situação de carpooling precisam de abastecer o carro senão ele não anda ainda que partilhado por muitos eheheheh. Como tal, toca a procurar as gasolineiras low cost (poupança até 12 cêntimos/litro) ou então, aproveitem os descontos que fazem, seja em talão, seja em abastecer em certos dias específicos. Importa é poupar!!
            8ª Dica: TELECOMUNICAÇÕES: Seja telemóveis, seja telefone fixo, seja televisão por cabo, whatever, analise as facturas e veja se o que está a pagar corresponde ao que necessita, ou se está a pagar por serviços que pode dispensar. Como fazer? Utilize os simuladores da ANACOM e da DECO e toca a rever as prioridades. Se vir que está a pagar mais renegoceie, faça pressão junto das operadoras e toca a reduzir facturas onde pode!
            9ª Dica: POUPE ENERGIA: Sim, poupe energia, mas não a sua J! Desligue os aparelhos do standby e vai ver o resultadão que dá! Lâmpadas de baixo consumo, electrodomésticos classe A no mínimo, etc etc, interessa é cortar!
            10ª Dica: REUTILIZAR!!!! Dica importante, além de reciclar devemos reutilizar! Como? Vendo coisas que já não utilizamos e dar-lhes uma nova vida! Seja móveis (muitas vezes basta uma pintura nova e voilá!), seja roupa, frascos, etc. Interessa é aproveitar, reutilizar e personalizar!
E aqui têm algumas dicas para poder amealhar algum dinheiro para fazer face a uma despesa extra que não se estava a contar, um imprevisto, ou até para uma recompensa. Quem sabe investir na cultura? Seja num livro, num Cd, ou até numa viagem...
Pode utilizar algum desse dinheiro, mas tente não utilizar todo, nunca se sabe quando precisa dele...

            Espero ter sido útil e BOAS POUPANÇAS!!! J   
 
 



 


segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Devaneios E Desabafos: 13 de Janeiro de 2014 - Dia da 2ª Bola de Ouro de Cristiano Ronaldo???!!!????

Pois é, hoje estamos todos a torcer para que o nosso menino nos traga a sua 2ª bola de ouro, e que seja eleito (quanto a mim justissimamente J !!!) o melhor jogador de futebol masculino do passado ano de 2013.
Ora, de acordo com a hora a que escrevo este post, falta sensivelmente 2 horas para o início da cerimónia, mas já o semanário Sol anuncia: ÚLTIMA HORA: Cristiano Ronaldo é o vencedor da Bola de Ouro 2013, avançou o diário alemão BILD”!!

Epá, esperemos bem que sim!!! “Ora e então o que é isto de FIFA BALLON D’OR???” perguntam vocês… E eu respondo: FIFA Ballon d'Or é uma cerimónia realizada anualmente para apontar o futebolista com melhor desempenho no ano anterior. Foi criada em 2010, através da fusão dos anteriores prémios de Melhor jogador do mundo pela FIFA e Ballon d'Or.
Nesta cerimónia, chamada "Gala do Jogador do Ano da FIFA", realizada em Kongresshaus, Zurique, na Suíça, são entregues os prémios masculino (Bola de Ouro FIFA) e feminino (Jogadora do Ano da FIFA), Treinador do Ano da FIFA masculino e feminino, o golo mais bonito (Prémio FIFA Ferenc Puskás), a personalidade do ano (Prémio Presidencial da FIFA), a equipa Fair Play (FIFA Fair Play) e o "Dream Team", a equipa de “sonho”(FIFA/FIFPro World XI), com os melhores futebolistas para cada posição.
Hoje, para além do nosso Cristiano Ronaldo, também estão o nomeados o argentino Lionel Messi (a actuar no Barcelona), que já venceu por quatro vezes, e o francês Ribéry (a actuar no Bayern de Munique).


 Cristiano Ronaldo recebeu a sua Primeira (e até hoje única J ) Bola de Ouro em 12 de Janeiro de 2009, tendo sido nomeado o melhor jogador do mundo em 2008 pela FIFA, distinção atribuída pela revista France Football. Nesse dia, o internacional português reuniu 446 pontos, superando Lionel Messi (281), do Barcelona, e Fernando Torres (179), então do Liverpool, segundo e terceiro mais votados, respectivamente. O craque da Madeira jogava na altura no Manchester United e tornava-se, aos 23 anos, no terceiro português a arrecadar o troféu, depois de Eusébio (1965) e Luís Figo (2000).

Hoje? Hoje vamos torcer por ti seguramente Cristiano, até porque para mim, essa Bola peca por tardia, sendo certo que o ano passado (2012) era mais que merecida também!!
FORÇA RONALDOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!

sábado, 11 de janeiro de 2014

Desafios Gastronómicos: PESCADA BEM BOA


 
Vamos a mais uma experiência gastronómica?

Esta receita que vos trago hoje é das tais fáceis, simples, económicas e resultado final??? Simplesmente DIVINAL!!!. Outra daquelas receitas para fazer, e repetir, e repetir, e repetir...   

E hoje temos o quê?!???

PESCADA BEM BOA

Mas vamos lá então à Receita que é para isso que aqui estamos:

Ingredientes:  (para 4 pessoas)

- 1 Cebola grande picada;

- 1 Alho-francês e 1 Cenoura grande (eu usei o preparado para sopa do Continente. Já vem tudo cortadinho o que torna tudo muito mais prático);

- 4 Postas médias de pescada (utilizei medalhões e lombos);

- 1 Dl de vinho branco;

- 3 a 4 Colheres de pão ralado com ervas aromáticas e alho;

- 2 Colheres de sopa de Vaqueiro líquida;

- Salsa

- Sal e pimenta Q.B.


Ora vamos ver como se faz?

Primeiro liga-se o forno a 200º para ir aquecendo enquanto se prepara o prato.


  Junta-se a cebola picada à salsa e à mistura de alho-francês com cenoura, reservando.

Num pirex previamente untado com a Vaqueiro coloquei a pescada, temperando com o sal e a pimenta. Por cima espalhei a mistura de legumes, adicionei o vinho e polvilhei com o pão ralado, terminando com o regar com a Vaqueiro liquida.
 

Leva-se ao forno durante +/- 20 minutos e voilá, aqui está:


 
Super fácil não é? E tão apetitoso!!!

Para acompanhar, arroz integral de coentros e uma boa salada de canónigos com rúcula e alface. Um bom vinho também cai sempre bem...

Aproveitem e toca a cozinhar!! J

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

DEVANEIOS E DESABAFOS: A AMIZADE by Fefa…


Falar sobre isto não é fácil e, nesta altura, dói que se farta. Falar sobre sentimentos tão grandes e transversais, é complexo e requer muita sabedoria. Disso não serei capaz. Mas falar sobre a amizade aos nossos amigos, deve ser mais fácil e entendível…espero...

Tive a ideia de categorizar os vários tipos de amigos que (quase) sempre temos: os amigos da escola, os amigos de infância, os amigos do trabalho, os amigos do coração, os amigos verdadeiros, os sempre amigos, os amigos de ocasião, os amigos da onça (seja lá o que isto quer dizer!), os amigos de uma determinada conjuntura…para já são destes que me lembro, mas muitos mais haverá…

Depois da época do natal e de uma altura em se apela aos mais elevados sentimentos de solidariedade, união, família e amizade, conclui que afinal, feitas as contas, contabilizadas as chamadas e mensagens que recebi, as pessoas que, voluntariamente me procuraram, para desejar, simplesmente, "feliz natal", "boas festas"  ou para me dizerem, tão só, "continuo a gostar de ti" , continuo a ter MUITOS amigos!! Mas qual não foi o meu espanto quando percebi que o conjunto de amigos que consegui "juntar" não era o mesmo grupo de amigos do ano passado em época igual, ou de outros anos anteriores!!!..... e comecei a sentir falta de A, B ou C, que fizeram silêncio há muito tempo e que, nem nesta altura, tiveram uma palavra para mim!..





 Mas, qual não foi o meu espanto, também, quando encontrei nesse novo grupo, gente tão querida e importante para mim, que só pelas circunstâncias da vida, há algum tempo não convive regularmente comigo e com os meus…e esses lembraram-se da importância de me darem uma palavra amiga, de me desejarem o melhor, não obstante qual a conjuntura em que me encontro ou deixo de encontrar…qual não foi o meu espanto quando senti a sua sinceridade, preocupação e sentimento de amizade genuína…qual não foi o meu desapontamento com tantos que me "esqueceram", me viraram as costas ou, muito simplesmente, me riscaram das suas vidas, porque fiz opções de vida, aparentemente puníveis no tribunal da amizade.


Penso que esta minha reflexão tem a ver, afinal, com aqueles a que podemos chamar "amigos da conjuntura" e não amigos da minha pessoa. Concluo, admito que, com alguma margem de erro, que alguns desses amigos apreciavam o meu enquadramento (a todos os níveis, devo dizer), mas não teriam especial sentimento/apreço pela pessoa que eu era e sou, que não me admiravam, com todos os defeitos e qualidades que certamente terei, que eu, por si só, não era suficiente e não represento qualquer valor acrescido nas suas vidas. Duro, não?




 Esta "verdade" deixou-me deveras triste e desiludida com a natureza humana daqueles que, eu própria, nunca suspeitei que pudessem não ser meus amigos. Como pude ser tão má avaliadora de caracteres?... Como pude achar que estes sentimentos eram total e absolutamente recíprocos? Como pude acreditar no pressuposto da incondicionalidade da amizade? No carácter eterno da mesma?


Nesta fase, não espero pelo milagre do "reconhecimento da amizade verdadeira", mas lamento pelos que perdi porque, por sua vontade, me deixaram. Lamento, mas não vou chorar. Lamento, mas não vou deixar que essa situação me entristeça mais. Lamento porque não seria capaz desse tipo de atrocidade. No entanto, parece-me boa opção acarinhar os que permaneceram (até agora muito poucos mas, pelos vistos, muito bons) e os que nunca me deixaram e se mantêm vigilantes face ao bem-estar e felicidade, mesmo que, aparentemente, distantes.

            Como disse no início, não é fácil falar destas coisas, nem tão pouco indolor, mas tinha de o fazer, quem sabe numa espécie de catarse de emoções relacionadas com esse tão vasto mundo da AMIZADE…Como sempre digo àqueles que considero meus amigos, eu estarei sempre aqui, nem sempre te poderei, conseguirei ou deverei ajudar, mas estarei presente, em pessoa, voz ou nas preces que por si, poderei fazer. E mantenho essa afirmação. A todos os que conservo no coração, um feliz 2014!...Aos outros, também!...

            O meu obrigado especial no último semestre de 2013, às minhas AMIGAS sempre presentes no meu dia-a-dia laboral, às que me acolheram, às que adivinharam os meus estados de espírito, às que só comigo partilham os seus "demónios", aos que estão longe, mas sempre têm uma palavra isenta, de conforto e de esperança. A todos estes, obrigado pela AMIZADE (em forma de sentimento puro), com que me presentearam. Não peço mais...  
  
                COM AMIZADE, BY FEFA….


segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

De Corpo e Alma: O PANTERA NEGRA


 
 
Hoje o mundo acordou mais triste, bem mais cinzento... Partiu o Pantera Negra... Ícone do futebol mundial, Eusébio da Silva Ferreira deixou o futebol mais pobre sem dúvida. Eu não poderia deixar de aqui prestar-te a minha singela homenagem...
 
 
Decerto muitos se recordarão daquelas imagens em que o Pantera Negra se emocionou fosse pelo Benfica, fosse pela Selecção Nacional, Eusébio é planetário, é considerado um dos melhores futebolistas de todos os tempos pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFHHS). Eusébio é do mundo...
Neste momento não existem clubismos, nem rivalidades, existe sim um profundo pesar pela perda de um dos melhores jogadores que alguma vez existiu. Jogador que vivia e sentia a camisola, que respirava e amava o futebol, e que, acima de tudo, nos abrilhantou com uma magia única e especial. Era JOGADOR, e fazia vibrar todos os que o viam jogar, pela paixão que incutia no jogo, e pelo brilhantismo com que o jogava.
Eusébio ajudou a Selecção Nacional a alcançar o terceiro lugar no Campeonato do Mundo de 1966, sendo o maior marcador da competição (recebendo a Bota de Ouro), com nove golos (seis dos quais foram marcados em Goodison Park) e tendo recebido a Bola de Bronze. Ganhou a Bola de Ouro em 1965 e ficou em segundo lugar na atribuição da mesma em 1962 e 1966. Eusébio jogou pelo Sport Lisboa e Benfica 15 dos seus 22 anos como jogador de futebol, tendo marcado 638 golos em 614 partidas oficiais. No Benfica ganhou 11 Campeonatos Nacionais, 5 Taças de Portugal, 1 Taça dos Campeões Europeus e ajudou a alcançar mais três finais da Taça dos Campeões Europeus. Foi o maior marcador da Taça dos Campeões Europeus em 1965, 1966 e 1968. Ganhou ainda a Bola de Prata sete vezes (recorde nacional) em 1964, 1965, 1966, 1967, 1968, 1970 e 1973. Foi o primeiro jogador a ganhar a Bota de Ouro, em 1968, façanha que mais tarde repetiu em 1973.
 
 
Foi-lhe posta a alcunha de O PANTERA NEGRA, Eusébio marcou 733 golos em 745 partidas oficiais na sua carreira. Era conhecido pela sua velocidade, técnica e pelo seu poderoso e preciso remate de pé direito, tornando-o num prolífico goleador e num dos melhores marcadores de livres de sempre. É considerado o melhor futebolista de sempre do Benfica e de Portugal e um dos primeiros avançados de classe mundial.
Recordado por todos como um dos maiores símbolos nacionais, Eusébio da Silva Ferreira, foi um embaixador do futebol e é um dos rostos mais conhecidos do desporto. Eusébio foi muitas vezes elogiado pelo seu conhecido fair-play e humildade, até mesmo pelos adversários. Foram realizadas várias homenagens por parte da FIFA, da UEFA, da Federação Portuguesa de Futebol e do Benfica em sua honra, assim como pelos maiores clubes mundiais e por toda a imprensa mundial.


Até sempre campeão!!! Sim, que uma lenda nunca morre, permanece sempre viva... Morre o homem, permanece para sempre o Mito... SEMPRE KING!!

Obrigada! Sim, agradeço-te por teres tornado o nosso clube no Glorioso e Grandioso que é, acredito que foi em muito por ti... Agradeço teres levado o nosso país além fronteiras... OBRIGADA!!

sábado, 4 de janeiro de 2014

DE CORPO E ALMA: O Anjo que Queria Pecar!!


Hoje venho falar da minha mais recente viagem/leitura: O Anjo que Queria Pecar. Obra literária do escritor Francisco Salgueiro, decerto se recordam de um post anterior em que eu falei nele (passado mês de Outubro), quando o “descobri”, e de supetão me prendeu com a obra “Homens Há Muitos”. Pois bem, em O Anjo que Queria Pecar fiquei igualmente rendida.

Esta é uma viagem que nos transporta para o mundo de um dos maiores (senão o maior, pelo menos para mim J ) poeta português: PESSOA! Com um misto de realidade aliada á ficção, esta obra literária cativa-nos desde as primeiras páginas, prendendo-nos facilmente a atenção, permitindo-nos tornar detectives da polícia judiciária ao mesmo tempo, com o embrenhar na história da Boca do Inferno.

De escrita fluída, mas não por isso menos interessante, pelo contrário, Francisco Salgueiro proporciona-nos uma viagem espectacular ao mundo de Pessoa, com a originalidade de cada capítulo nos brindar com frases do grande poeta como título, com uma história de desfecho imprevisível, mas que de certo deixará qualquer um com vontade de querer conhecer mais e melhor a vida desse nosso poeta que nos transcende e nos leva a fantasiar e acima de tudo, leva-nos a sentir.

Deixo-vos aqui uma pequena sinopse:   

 O «Mistério da Boca do Inferno» assombrou gerações durante décadas. O inexplicável desaparecimento do célebre mestre do oculto e da magia negra Aleister Crowley, com a conivência do escritor Fernando Pessoa, colocou Portugal e a Europa em sobressalto nos anos 30.

Mas, factos só agora revelados demonstram que a conspiração se prolongou muito para lá do seu tempo, chegando aos dias de hoje e envolvendo uma perversa teia de sexo e manipulação orquestrada por uma criatura demoníaca, da qual foi vítima o Anjo que Queria Pecar.

            Que tal? Não dá vontade de mergulhar neste Romance/Policial, Ficção/Realidade? Eu fi-lo de bom grado, e espero sinceramente que o façam também.   

Agora parto para outra viagem/outro livro, com a certeza que de certo me irá entusiasmar e cativar como tem sido apanágio.

Vão, e viagem também!!!

De Corpo e Alma: Chá ou Tisana?


Com este frio que se faz sentir neste Inverno que teima em não passar (Vem depressa calorzinho, sol, praia... que falta fazem J ), existe uma coisa que me faz ficar bem quentinha...: CHÁ!!!  Viciada nesta bebida, durante toda a minha vida me tem acompanhado nos períodos frios de Outono/Inverno.

Ideal para bebericar a qualquer hora do dia, o chá (ou será tisana?) torna-se um aliado excelente nestas alturas em que não apetece tanto beber os litros de água que é suposto para nos mantermos hidratados. Assim, deve-se beber bastante chá, de preferência sem açúcar ok??!!?? Simmmmm, posso não resistir a doces (quem me conhece sabe bem J), mas neste aspecto não descuro: chá é sem açúcar!!!

Indispensável na minha dispensa (ora espreitem lá), existem em tantas variedades, que se torna quase impossível não existir pelo menos um sabor que se goste. Para mim? TODOS!! Ah, excepto camomila...não sei porquê, mas esse não desce nem por nada... deve ser porque dizem ser bom para acalmar os nervos, e eu stressada como sou/ando sempre, fui ganhando uma certa antipatia pelo mesmo J . Certo é que sabe mesmo bem um cházinho, especialmente aquele a meio da tarde, quando se faz uma pausa no trabalho... O meu momento dividido quase sempre com a minha irmã, e que nos retempera e nos faz recuperar força para continuar a trabalhar J.




Existem muitas lendas e mitos no que respeita à origem do chá.

A mais conhecida conta que a sua origem remonta desde há 5000 anos, na China, aquando do reinado do Imperador Sheng Nong, um governante justo e competente, amante das artes e da ciência e conhecido como o Curandeiro Divino. O Imperador, preocupado com as epidemias que devastavam o Império do Meio, decretou um edital que exigia que todas as pessoas fervessem a água antes de a consumirem.

Certo dia, quando o governador chinês passeava pelos seus jardins, pediu aos seus servidores que lhe fervessem água, enquanto descansava debaixo da sombra de uma árvore. Enquanto esperava que a água arrefece-se, algumas folhas vindas de uns arbustos caíram dentro do seu copo, atribuindo à água uma tonalidade acastanhada. O Imperador decidiu provar, surpreendendo-se com o sabor agradável. A partir deste momento ficou adepto do chá, induzindo o seu gosto ao seu povo.

 

Como cada lenda ou mito costuma ter sempre alguma parte de verdade, esta não é excepção. É sabido que a origem do chá remonta ao período imediatamente antes da ascensão da Dinastia T'ang ao poder, entre os anos 618 e 906.

Esta Dinastia assistiu à difusão de uma bebida feita pelos monges budistas. Esta bebida, vinda dos Himalaias, era proveniente do arbusto do chá, de nome científico Camellia Sinensis, que crescia em estado selvagem nesta cordilheira asiática.

Segundo os relatos do monge budista japonês Ennin, durante uma viagem ao Império do Meio, por volta do século IX, o chá já fazia parte dos hábitos dos chineses. Na mesma época, um monge budista chinês, de nome Lu Yu, escreveu o primeiro grande livro sobre chá, chamado Ch'a Ching, onde são descritos os métodos de cultivo e preparação usados no Império.

Foi então que o chá começou a avançar para o Ocidente, através da Ásia Central e da Rússia. No entanto, só quando os portugueses chegaram ao Oriente, nos finais do século XV, é que se começou a conhecer verdadeiramente o chá. Nesta época, as naus portuguesas traziam carregamentos de chá até ao porto de Lisboa, ponto de onde, a maioria da carga, era depois reexportada para a Holanda e a França. Portugal rapidamente perdeu o monopólio deste comércio, apesar de ter sido um sacerdote jesuíta português o primeiro europeu a escrever sobre o chá.

CURIOSIDADE: O uso do chá na Inglaterra é atribuído a Catarina de Bragança, princesa portuguesa que casou com Carlos II da Inglaterra) e pode ser situado cerca de 1660. Catarina patrocinava "Tea parties", onde o chá passou a ser apreciado pelas mulheres e, posteriormente, daí passou a ser também do gosto masculino. O chá era bebido em cafés e seu consumo foi crescendo desde o final do século XVII, sendo que era bebido a qualquer hora do dia até o início do século XIX, quando a tradição chá da tarde ("five o'clock tea") foi instituída pela sétima Duquesa de Bedford em Londres. Ou seja, o chá das cinco tão british, afinal é bem português!!


Agora, será que bebemos o quê? Chá ou tisana? Pois, muitas vezes o que apelidamos de chá afinal é tisana eheheheh...

O chá está dividido em três categorias principais: Preto, Verde e Oolong, diferenciando-se pelo processamento das folhas.

 

Esta classificação está relacionada ao chá preparado com folhas da Camelia sinensis, a verdadeira planta do chá. Dentro de cada uma das categorias, há diversas misturas mais ou menos conhecidas, como o Pekoe, Darjeeling ou Ceilão.

O chá branco foi introduzido recentemente no mercado português dos chás, sendo feito igualmente a partir da Camellia sinensis, mas cujas folhas são tratadas de forma diferente dos chás tradicionais. No entanto, existem inúmeras outras plantas que se dedicam à preparação do “chá” ou, mais precisamente, infusões ou tisanas. Também elas são muito agradáveis ao paladar e podem ter propriedades medicinais.

A tisana é um tipo de infusão que consiste em adicionar ervas medicinais a água a ferver durante cinco ou seis minutos num recipiente tapado. Após esse tempo retira-se o recipiente do fogo, deixando descansar (ainda tapado) por cerca de 15 minutos. A tisana está pronta a ser consumida, após ser coada e colocada numa chávena.

"Chá de ervas" é frequentemente utilizado para designar todas as infusões feitas a partir de diferentes partes de plantas (não necessariamente ervas - casca, folhas, flores, etc). Exemplos mais comuns: chá de camomila, chá de erva-cidreira, chá de tília, chá de menta, chá de limão, chá de flor de laranjeira, etc.

No entanto, essas infusões são tisanas e não rigorosamente chás, uma vez que o termo chá designa única e exclusivamente a bebida preparada através da infusão de folhas, flores ou raízes da planta Camellia sinensis (árvore de até 15 metros de altura nativa das florestas do nordeste da Índia e sul da China) .

Assim, o que bebemos??!!?? Na maioria?? Tisanas... Mas o que importa é que são boas, e que cumprem a sua função: Aquecem-nos enquanto nos hidratam. Por isso toca a beber, seja chá, seja tisanas, que importa...??!!??? Vamos é beber uma caneca dele bem quentinho para nos aquecermos...
 
 


sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Dicas Fashion: Galochas - Fashion Hit


 
Ora depois de mais um ano passado (Que 2014 seja um ano excelente para todos!! J), e porque a chuva já teima em cair e não nos dar descanso, venho falar de um acessório que nos últimos anos se tornou quase essencial, e que nesta época nos faz tanto jeito... AS GALOCHAS!!!

Esta tornou-se uma peça especial e um “habitué” no visual de Outono/Inverno de quase todos nós. As botas de borracha têm vindo a ganhar cada vez mais adeptos (entre os quais eu própria!), sendo bem mais do que um acessório banal, uma vez que as mesmas existem de todas as maneiras e feitios:




Cano alto, cano baixo, discretas, menos discretas, com padrões como o Militar, pied de poule bastante em voga actualmente, animal, flores, barroco, xadrez, etc etc etc, com vários tipos de solas, sem esquecer as galochas infantis, as masculinas, e os modelos lisos, e em várias cores. Sim, que as galochas não são um acessório exclusivamente feminino, pelo contrário. Existem cada vez mais homens a aderir a esta tendência, já para não falar dos miúdos, que dá tanto jeito... Ora espreitem lá:

 

As galochas podem ser consideradas actualmente como um verdadeiro acessório de necessidade, sobretudo naqueles nestes dias chuvosos, em que usar qualquer outro tipo de calçado significa pés molhados na certa J.

Claro que, se forem giras nós agradecemos bastante, por isso mesmo, são cada vez mais as marcas que lançam galochas giras e confortáveis, com a parte interior quentinha e suave, de modo a proporcionar um andar super/ híper confortável. Hunter Wellington, Melissa, Lemon Jelly, Ilovegalochas, Havaianas, Tommy Hilfiger, Burberrys, Gucci, Christian Dior, são algumas das marcas com modelos espectaculares e difíceis de resistir...

E será que ao usarmos umas galochas deixamos de estar menos elegantes? Não!!! O segredo está em escolher umas galochas discretas, preferencialmente escuras e com um cano pouco largo (o que nem sempre é fácil de encontrar). Depois, há que as saber conjugar. Normalmente uso com umas skinny jeans para poderem caber perfeitamente dentro das botas, uns leggings ou uns collants opacos quando estou de vestido.
Confesso que gosto também muito dos modelos coloridos, com ou sem print, mas estes tornam-se mais difíceis de conjugar com qualquer peça. No entanto, adoro estas da Hunter, quem sabe??!!?? Com os saldos aí J... Se vierem, então com os vestidos/saias/calções, terão de ser usadas com collants opacos, de um só tom, assim o efeito visual ficará mais agradável. Leggings e skinny jeans escuras também serão a opção correcta. Se escolher uma bota com padrão, tente escolher uma em tons neutros, de modo a poder conjugar com todos os looks...
 
 
 
 
As minhas? As minhas são estas... Optei por umas pretas, sóbrias, fáceis de conjugar com qualquer peça, e que conferem um ar elegante nestes dias chuvosos.



E vocês, já são adeptas/os das galochas? Se não forem, espero ter despertado o interesse por este item que se tornou um fashion hit indispensável nos nossos closet’s... J
 
Happy rainy days....