As sementes de chia são muito nutritivas.
A Chia tem mais ómega 3 do que qualquer outra fonte natural, sendo que possuem enormes quantidades de antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras e muitas outras vitaminas e minerais, logo é considerado um dos alimentos funcionais conhecidos mais saudáveis e completos.
Contudo, as sementes de chia são calóricas cuidado!!
Parte boa: as fibras presentes na semente de chia são solúveis, ou seja, “incham” o estômago, causando sensação de saciedade e retardando a sensação de fome. Equilibram o açúcar no sangue, garantindo energia ao longo do dia. Confesso que sou uma consumidora das mesmas, normalmente juntando ao iogurte e ao muesli de manhã
Reduzem a ansiedade. Como as sementes de chia absorvem muita água (cerca de 12x seu próprio volume) e têm fibras altamente solúveis, eles ajudam na digestão de hidratos de carbono e, consequentemente, na liberação de energia lentamente na corrente sanguínea, o que faz com que fiquemos satisfeitos mais rapidamente e durante um período mais longo e, então, passamos a consumir porções menores de alimentos.
As sementes de chia são digeríveis. Ao contrário de semente de linhaça, sementes de chia não precisam ser moída antes de serem ingeridas. O corpo humano pode facilmente digerir sementes chia. Podem-se comer sementes de chia pura sem adicionar a qualquer alimento, misturá-las com um batido ou um sumo de fruta natural por exemplo, adicioná-las aos cereais pela manhã (como eu), ou inclui-las nas saladas e em diversas receitas.
Combatem a inflamação. A gordura acumulada é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeito. O ômega-3 presente nas sementes combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite.
Desintoxica. A fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes. Essas fibras ainda retêm parte da gordura presente nos alimentos. E isso acaba saindo nas fezes em maior quantidade do que o habitual.
Resumindo, quais os benefícios da semente de chia?
Reduz o colesterol e triglicéridos; controla a glicemia; ajuda na formação óssea; prevenção do envelhecimento precoce; melhoria na imunidade do organismo; auxílio no funcionamento intestinal; elimina as gorduras e toxinas do corpo; fornecimento de energia; fortalecimento muscular; previne diabetes e doenças cardiovasculares; controla a pressão sanguínea.
Quantidade diária de consumo de sementes de Chia ?
Não existe uma regra, mas os nutricionistas calculam que entre duas a quatro colheres de sopa cheias de sementes diárias são suficientes e já trazem enormes benefícios à saúde.
Eu já tou fã das sementes, e vocês? ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário