quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

HOJE É: VAMOS DIZER ADEUS AO ANO VELHO?



VAMOS DIZER ADEUS AO ANO VELHO?



Ora aqui estamos nós, no último dia do Ano para fazer balanços, sugestões e um último Devaneio, Desabafo e Afim de 2014!!!




Este ano foi um ano de sacrifícios, mudanças, alegrias e tristezas, de turbilhões e acima de tudo de emoções… Confesso que muita coisa de 2014 não me lembro, talvez por cansaço ou por ter passado a ter uma memória de peixinho (vamos chamá-la selectiva ok? ;) ), certo é que também não irá ser o Facebook a dizer-me a minha vida em 2014 e que tive um ano espetacular! Mas alguma coisa eu me lembro :) ! Vamos recordar?



Músicas de 2014:

Portuguesa: D.A.M.A - para mim banda revelação de 2014 e que me tornei super fã! Adoro esta (identifico-me sei lá!):


Mariza – O tempo não para.(Porque me toca tanto a experiência em comum)

Artista revelação: Ed Sheeran! Seja pela história de vida, seja pela voz fabulástica!

Álbum do Ano: U2 Songs of Innocence! Só podia né? Completamente viciada no mesmo, após a Apple ter-nos presenteado com o download gratuito para o IPhone, certo é que tive de o adquirir (melhor, recebi de presente do maridão!) para ouvir nas minhas viagens também pela estrada fora…


Músicas marcantes: tantas, mas tantas… Bailando (pela boa disposição que me trouxe no Verão no escritório!), Magic dos Rude (AMO!), Vayorken da Capicua, Demons dos Imagine Dragons, Stolen Dance do Milky Chance, Papaoutai do Stromae… etc etc etc…

Muito do meu ano é marcado por isto: músicas! 

E tanto acontecimento se deu…

- Mundial no Brasil
- Morte de um dos ícones do mundo futebolístico: O GRANDE PANTERA NEGRA!
- Falência/insolvência do grupo BES
- Legionella e Ébola
- Tragédia da praia do Meco e a morte do filho da Judite Sousa
- Prisão de Sócrates
- Saída em maio de Portugal da troika e sem nenhum programa cautelar (será??)
- Exaltação do Português, através do uso dos padrões que caracterizam a nossa cultura (azulejaria, cornucópias, etc…)

- Grandes personalidades que faleceram (além do Pantera Negra!): 
PHILIP SEYMOUR HOFFMAN (grande mas grande actor), 
JOSÉ WILKER (idem), 
GABRIEL GARCIA MARQUEZ (Um dos meus escritores preferidos!), 
ROBIN WILLIANS (OMG!!! Carpe Diem always!); 
and so on, and so on…

Eu como adoro fotografia aqui deixo um link para espreitarem as melhores fotos de 2014, de acordo com a AFP… Espreitem que vale mesmo a pena ver!

Mas vamo-nos deixar de tristezas e passar para algo mais apropriado a este dia. Já fizeram a vossa lista de desejos e resoluções para 2015????? Aquela que depois acabamos por cumprir só nos primeiros, vá, 7 dias??? Este ano decidi fazer algo genérico, sendo só 1 resolução MESMO para cumprir: EMAGRECER!!!!!

Aqui ficam alguns desejos e “metas” a atingir:





QUANTO À NOITE DE PASSAGEM DE ANO


Há pequenas coisas que não deve deixar de fazer ao soar das 12 badaladas, segundo as tradições mais enraizadas de passagem de ano:


. Comer 12 passas e pedir correspondentes 12 desejos, subir a uma cadeira, ter uma nota no bolso (há quem defenda que é melhor no sapato) e brindar com espumante ou champanhe ao ano novo são pequenos gestos que podem (ou não) fazer a diferença e atrair boa sorte para 2015.




Se conseguir, faça ainda barulho com as panelas. Esta tradição, mais comum no sul do país, consiste em bater tampas de panelas à janela, supostamente, para afugentar tudo o que de mau houve no ano anterior. Pela mesma razão é costume fazer muito barulho, com apitos, buzinas e outros objetos, à entrada do novo ano. A este costume não falta também o barulhento e habitual fogo-de-artifício. Este último junta os elementos do fogo e da luz dos antigos rituais pagãos de passagem, símbolos de purificação e de afastamento do mal.

O gangue do costume faz isto tudo e mais umas botas!!! A nossa tradição: Nunca, mas nunca, conseguir abrir a rolha do champanhe a tempo e horas! Ora um ano é antes, um ano é depois, mas nunca “on time” (para ser diferente, como é nossa característica LOL). Depois o brinde que nos caracteriza: Com um típico : EHHHHHHHHHHHHHHHHHHH! E pronto! Está tudo dito! Porque os desejos são sempre os do costume, não vale a pena estar sempre a enumerar, senão nunca mais saíamos dali! Sempre saúde, sorte, felicidade e afins… e o Euromilhões também dava jeitinho…


Menos comuns mas igualmente bizarros, há outros rituais que muitos consideram indispensáveis para atrair boas energias para o ano que se inicia: contar as doze badaladas com o pé direito no chão, atirar dinheiro para dentro de casa, beijar a pessoa amada, acender todas as luzes, abrir todas as portas, sair do local onde estiver e voltar a entrar com o pé direito e ainda pular com o pé direito à meia-noite, três vezes e com uma taça de champanhe na mão são alguns rituais mais ou menos comuns por cá. Por último, dançar ao ar livre em torno de uma árvore também promete trazer prosperidade.

Não se esqueça de fazer tudo isto, claro, com a devida roupa interior nova e de cor azul (há quem defenda que deve ser branca, amarela, vermelha, etc) vestida! Tudo depende do que quer mais atrair em 2015!!

Dificilmente se conseguem cumprir simultaneamente todas as tradições por isso escolha as suas favoritas e, sobretudo, divirta-se na noite mais longa do ano!

Sugestão que vi e adorei, para quem não tem nada planeado, que tal uma Maratona fotográfica??? Junte um grupo de amigos e as suas máquinas fotográficas/máquinas de filmar e percorrem as ruas da cidade a registar os últimos momentos do ano que está prestes a acabar. Depois da meia-noite, podem ir até casa, brindar, comer qualquer coisa e ver tudo o que conseguiram captar o ano passado! E partilhem connosco esses momentos…

QUANTO AO DIA DE ANO NOVO

A tradição mais comum consiste em tomar banho (de água obrigatoriamente gelada nesta época) no mar. Há diversos locais onde este é um ritual obrigatório e diz quem está habituado que este costume retempera as energias e dá saúde para todo o ano! Carcavelos, Nazaré, Figueira da Foz e Matosinhos ou Vila Nova de Gaia são alguns dos locais que mantém viva a tradição.


A minha tradição? Lareira, aquecedor e afins!! Sim, que está sempre um frio de rachar e o dia de Ano Novo serve para estar junto de quem se mais gosta ao quentinho dos nossos lares!



Quanto a 2015, o calendário do próximo ano não contempla o regresso de nenhum dos feriados suprimidos. A boa notícia é que três feriados calham à sexta-feira: Para além da Sexta-Feira Santa, os feriados de 1 de Maio (Dia do Trabalhador) e 25 de Dezembro (Natal) também calham à sexta-feira.

Espero que tenham gostado, e não se esqueçam:




Fiquem bem!
Até já, num Novo Ano!!! 
BOM ANOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO



terça-feira, 23 de dezembro de 2014

SUGESTÕES: IDEIAS PARA "DECORAR" A MESA NA CEIA DE NATAL!


SUGESTÕES: IDEIAS PARA "DECORAR" A MESA NA CEIA DE NATAL!

Pois é, este post também já anda a ser “engendrado” há muito tempo, desde o tempo em que escrevi o dos presentes de Natal, mas tal como referi nesse mesmo, infelizmente esse tempo nunca é o suficiente para mim, pelo que, como mais vale tarde que nunca, hoje cá trago como sugestão IDEIAS PARA "DECORAR" A MESA NA CEIA DE NATAL!

Neste que é considerado o jantar mais longo do ano (“A CEIA DE NATAL”), em que a família toda se reúne em torno da mesa, venho aqui deixar algumas sugestões para/como decorar a sua mesa para um toque especial nesta noite per si tão especial também.

Ora espreitem:





























Espero que gostem. 

Desejo a todos um Santo e Feliz Natal!!!

Fiquem bem. Até já....

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

SUGESTÕES: IDEIAS PARA PRESENTES DE NATAL DE “ULTIMA HORA”!


 SUGESTÕES: IDEIAS PARA PRESENTES DE NATAL DE “ULTIMA HORA”!



Pois é, este post já anda a ser “engendrado” há muito tempo, mas infelizmente esse tempo nunca é o suficiente para mim, pelo que, como mais vale tarde que nunca, hoje trago como sugestão PRESENTES DE NATAL DE “ULTIMA HORA”!

Não vos trago grandes nem dispendiosos presentes, mas sim sugestões de “miminhos” para dar nesta época!

O mais importante, como é óbvio, é dar a nossa presença, afecto e carinho, mas isso em todas as épocas e todos os dias da nossa vida! Sei que nesta época o espírito de solidariedade está elevado ao expoente máximo, mas, para mim, solidariedade é sinónimo de algo que deve ser inerente à pessoa em todas as épocas do ano!! Se possível, diariamente!   

Ora, para mim, o presente ideal este ano seria: TEMPO!!! Será que me podem dar dias de 48H mínimo??? Vá lá, que esta coisa de ser pau para toda a obra tá a dar-me em maluca! (Ainda mais! LOL)…

            
Outra coisa que não vos trago é sugestões de lojas, marcas, etc etc.. Trago-vos ideias, essencialmente para um “DO IT YOURSELF”, que tal?

            Antes de entrar no post em si, venho a uns Devaneios, Desabafos e Afins… :) Porquê? Para explicar as ideias que aqui trago!

Eu sempre fui uma pessoa “nataleira”! Adoro todo este espírito que paira no ar, as luzes, os enfeites, as músicas, e até aquele frio acompanhado com aquele nevoeiro que acompanha e sempre caracteriza esta época. Ok, este ano o espírito nataleiro está um bocado down, mas vai arrebitar com o aproximar do “Dia”…

Quanto à escolha dos presentes, ainda que sempre stressante, para mim é entusiasmante a escolha do presente específico para cada um dos “meus”. Sim, o tempo não está para brincadeiras, e só “gramam” presente as “minhas pessoas”. Como tal, e desse sempre, detesto aquela coisa do “Escolhe o presente que eu depois vou lá e compro!” ou “ Escolhe e diz quanto é que eu pago!” ODEIO!!! Afinal o Natal não é a época de dar presentes a quem se mais gosta, como uma forma de dizer “lembrei-me de ti!”???? E se assim o é, não é suposto sabermos os gostos das nossas pessoas?? Eu acho e acredito piamente que sim! Se me engano? Penso que não, até agora não existiram reclamações… Porque o natal é isso mesmo, o lembrarmo-nos dos nossos! Como tal, na noite de Natal, no abrir dos presentes (pós 0.00 claro!) eu ficou sempre para última… porquê? Porque não me interessa muito saber o que vou receber de presentes, mas sim observar os rostos das minhas pessoas a abrir os presentes que lhes damos, essa sim é a maior recompensa!

Mas vamos lá às sugestões que é para isso que cá estamos certo?


Ora, uma primeira sugestão é: FOTOS!!

Simmmm, porque as fotos são sempre um pedaço de nós e uma memória que fica para sempre e que é tao bom mais tarde recordar! Sei que sou suspeita porque adoro fotografia e fotografar, mas acreditem, existe lá melhor presente por exemplo para uns avós do que uma moldura com fotos do/a neto/a??? Acreditem que não :) E existe sempre a possibilidade de fazer algo original, como uma colagem, ou até as molduras ou quiçá estas próximas sugestões:


Que tal para marcadores de mesa???





Que tal? Adoroooo!! Essencialmente os enfeites para a árvore de natal! Eu cá já comecei a tradição em casa desde o nascimento do piqueno: cada ano vou com 2 fotos do piqueno e adquiro um desses enfeites… Objectivo: brindar a árvore de natal com o piqueno ao longo do tempo… daqui a 10/15 anos temos uma árvore de natal evolutiva com memórias do piqueno :) Apostem nisso também!






SEGUNDA SUGESTÃO é: BISCOITOS!!!


Sim, não conheço ninguém que não goste de biscoitos, e como tal este é sempre um presente “aposta ganha”!!! Para acompanhar o chá, o café, o que for, um biscoitinho cai sempre bem. Sugiro esta receita já postada aqui:


BOLACHAS COM PEPITAS DE CHOCOLATE
RECEITA:
250g Açúcar mascavado
60g Manteiga
80ml Óleo vegetal
½ c. de chá Aroma a baunilha
2 Ovos
140g Farinha de trigo integral
140g Farinha de trigo 
1 c. de café Bicarbonato de sódio
Cereais FITNESS CHOCOLATE triturados
70g Pepitas de chocolate50g

Preparação:
Aqueça o forno a 170ºC; Numa taça grande, junte o açúcar mascavado, a manteiga, o óleo, a baunilha e os ovos e bata tudo com a batedeira numa velocidade baixa até tudo ficar bem misturado; Com uma colher, misture as farinhas e o bicarbonato de sódio; Adicione os cereais FITNESS CHOCOLATE e as pepitas de chocolate; Com o preparado faça bolinhas com tamanho de bola de golfe; Passe com o rolo da massa nas bolinhas (achatadas deverão ter 5 cm de diâmetro e 2 cm de espessura) e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal, com uma distância entre as bolachas de 2 cm; Deixe no forno durante 10 a 13 minutos; Deixe arrefecer 1 minuto e depois, toca a comer!!!






Sugestão: Fazer uns biscoitos com formas natalícias!!! Eu já comprei as minhas na Casa (4 formas 2,99€!). Podem também fazer algo deste género:



Sugiro que além de embrulharem os biscoitos, colocarem o molde igual à forma dos biscoitos, fazerem um papelinho com a receita e juntarem com a mensagem: “Estes fiz eu, agora experimenta tu!” :)

TERCEIRA SUGESTÃO é: BIJOUX!!!

Um “Do It Yourself”, e com a certeza de que é algo nosso, um miminho específico para quem mais gostamos… Sim, eu estou habituada a fazer as minhas “bugigangas” como o maridão diz, e hoje vos trago tal como sugestão! Só precisam de ir a uma retrosaria e abastecer: fio de couro, fitas, fechos, fitas, contas, pendentes, etc etc etc… Existem tantas mas tantas opções que decerto alguma haverá que se “adapte” à pessoa em questão. Aqui ficam as minhas mais recentes (e os materiais)…







No fundo, o que interessa é ser personalizado! Um presente adaptado a cada um e que diga “és uma das minhas pessoas”!









Espero que tenham gostado, e não se esqueçam: ESPÍRITO DE SOLIDARIEDADE SEMPRE!

Seguir-se-ão a este post um de sugestões para os mais piquenos (nunca sei o que comprar/dar confesso!), e um de decoração natalícia, essencialmente como decorar a sua mesa para o jantar mais longo do ano “A CEIA DE NATAL”.


Fiquem bem! Até já!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

HOJE É: HOJE CELEBRA-SE O DIA MUNDIAL DA BOLACHA!!!



HOJE CELEBRA-SE O DIA MUNDIAL DA BOLACHA!!!



Ok, para mim são quase todos :) Não deveria ser mas… sou um pouco monstro das bolachas, e então quando estou com o stress (que é quase sempre LOL) sou capaz de devorar um pacote em pouco mais de ½ hora… ok, menos até, se forem daquelas com pepitas de chocolate então NHAM NHAM…  



Ou umas bolachas Húngaras, daquelas que se vendem em caixinhas e que eu tenho de afastar-me delas no supermercado para resistir á tentação de as trazer comigo para casa e devorá-las enquanto “o diabo esfrega um olho!” . Ou umas de canela espetaculares que existem no Continente, ou de limão, ou de noz, ou de qualquer coisa… excepto avelã, isso não :) de resto, marcha tudo!


Este dia saboreia-se todos os anos a 4 de dezembro e é celebrado pelo mundo fora com o intuito de homenagear uma das grandes delícias e invenções da humanidade: a bolacha. A origem do Dia da Bolacha é incerta mas encontram-se referências a este dia no Dicionário da Rua Sésamo, que data de 1980, sendo o Monstro das Bolachas o seu promotor.


Ora e como podemos definir a Bolacha?????
Bolacha é um alimento seco, de formato achatado, feito principalmente com massa de farinha ou de nozes moídas. Pode ser consumida de diversas formas, doce, com recheios, salgada, ou acompanhada de especiarias e/ou patês.


E sabem a origem???
O termo bolacha tem origem na Holanda, e surgiu pela primeira vez em 1703, como forma de diferenciar as versões doces do alimento. Em 1840, existiam somente duas versões de bolachas, sendo que atualmente existem aproximadamente duzentos tipos diferentes espalhados pelo mundo.








Dizem os nutricionistas que as bolachas melhores para ingerir são as bolachas maria torradas, e que devem ser 2, vá 3, depois de ingerirmos uma peça de fruta ½ hora antes das refeições. Eu confesso que por vezes faço isso mesmo, mas e as outras tão boas que existem??? Nunca fui de discriminar nada nem ninguém, logo manda vir que marcha!




Voltando à questão/tema, como dia especifico que tem, temos de o celebrar certo?? E como?


Aqui ficam algumas sugestões para o Dia da Bolacha:

         Fazer bolachas com os filhos

         Fazer bolachas caseiras para oferecer no Natal (que vou sugerir no post breve de sugestões para presentes de Natal)

         Dar bolachas aos amigos e colegas de trabalho

         Experimentar novos tipos/sabores de bolachas

         Rever vídeos do Monstro das Bolachas ou episódios da Rua Sésamo com os filhos

         Partilhar imagens do Monstro das Bolachas e deste dia na internet.

Aqui, partilho 2 receitas de bolachas que já fiz e que são das minhas preferidas:



BOLACHAS COM PEPITAS DE CHOCOLATE

RECEITA:
250g Açúcar mascavado


60g Manteiga
80ml Óleo vegetal
½ c. de chá Aroma a baunilha
2 Ovos
140g Farinha de trigo integral
140g Farinha de trigo 
1 c. de café Bicarbonato de sódio
Cereais FITNESS CHOCOLATE triturados
70g Pepitas de chocolate50g

Preparação:
Aqueça o forno a 170ºC; Numa taça grande, junte o açúcar mascavado, a manteiga, o óleo, a baunilha e os ovos e bata tudo com a batedeira numa velocidade baixa até tudo ficar bem misturado; Com uma colher, misture as farinhas e o bicarbonato de sódio; Adicione os cereais FITNESS CHOCOLATE e as pepitas de chocolate; Com o preparado faça bolinhas com tamanho de bola de golfe; Passe com o rolo da massa nas bolinhas (achatadas deverão ter 5 cm de diâmetro e 2 cm de espessura) e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal, com uma distância entre as bolachas de 2 cm; Deixe no forno durante 10 a 13 minutos; Deixe arrefecer 1 minuto e depois, toca a comer!!!


BOLACHAS HÚNGARAS



Ingredientes:
•          250 g de farinha de trigo sem fermento (T55)
•          170 g manteiga à temperatura ambiente
•          45 g de farinha de Maizena (amido de milho)
•          150 g de açúcar em pó
•          6 gemas de ovos cozidos (tamanho M)
•          200 gr de chocolate de culinária


Preparação:

Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal ou tapete de silicone.
Misturar todos os ingredientes dentro de uma batedeira até formar uma bola de massa.
Envolver em papel aderente e levar ao congelador durante 20 minutos.
Ligar o forno a 170.º C e estender a massa numa superfície enfarinhada, cortar as bolachas com meio centímetro de espessura e dispor as bolachas no tabuleiro com algum espaço entre elas.
Levar o tabuleiro ao forno durante 15 minutos. As bolachas não terão muita firmeza quando saírem do forno, no entanto após arrefecerem ficarão firmes.
Derreter o chocolate em banho maria ou no microondas e mergulhar as bolachas individualmente no chocolate. Colocar numa rede até secar o chocolate. Podem optar por antes de mergulhá-las no chocolate, juntar duas recheando as mesmas com o doce que preferir (eu prefiro o doce de frutos vermelhos), e somente depois mergulhá-las (metade) no chocolate.  Se preferirem podem antes polvilhar com açúcar em pó que ficam igualmente deliciosas!!! Deixe arrefecer e saboreias com uma chávena de chá, um leite quente, um bom café, o que for…


Ora esta coisa de falar em bolachas já me deixou cheia de água na boca, logo este post vai ter de terminar por aqui para eu ir satisfazer essa minha fome de bolachas :) .
Sugiro experimentarem as receitas e seguirem as sugestões. Eu cá vou fazê-lo certamente.


Fiquem bem. Até já…

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

HOJE É: 03 de Dezembro - Dia do SMS.


DEVANEIOS E DESABAFOS: 03 de Dezembro - Dia do SMS.


Ora hoje venho falar de algo que revolucionou o Mundo e alterou por completo a vida de cada um de nós: A SMS!!!



Não, não estou a ser demasiado drástica, mudou e muito a nossa vida e não sei se terá sido para melhor confesso. E porquê? Ok, ficou bem mais fácil a troca de informações, sendo que num segundo podemos saber de alguém que está do outro lado do mundo, podemos num instante ter acesso a  informações que de outro modo demorariam imenso tempo a obter.

Contudo, se há coisa k detesto são os mal entendidos e as mas interpretações. Porque nos tiram o bom humor com que realmente estamos e que queremos demonstrar. Eis o porquê de eu ser apologista de que é preferível o som de um tom irônico, maléfico, bem-disposto e sorridente do que uma SMS que pode ter uma interpretação totalmente distorcida dos factos! Sim, porque há coisas que só se conseguem perceber não na escrita, mas sim através do tom da voz, do olhar, da expressão facial… Enfim, mas não é para isto que aqui estamos, mas para falar dos SMS correcto? :) Ora aqui vai…
.

HISTÓRIA DOS SMS

 Ora hoje assinala-se o dia do SMS porquê? Sabiam que O primeiro SMS foi enviado a 3 de dezembro de 1992 de um computador pessoal (PC) para um telemóvel pela rede GSM Vodafone no Reino Unido? É verdade! Como tal, assinalam-se hoje 22 ANOS do primeiro SMS enviado!

         E o que significa a sigla SMS? Em português podemos definir um SMS como Serviço de Mensagens Curtas (em inglês: Short Message Service, SMS). Este é um serviço disponível telemóveis digitais que permite o envio de mensagens curtas (até 160 caracteres) entre estes equipamentos e outros dispositivos de mão (handhelds), ou até mesmo entre telefones fixos (de linha fixa), sendo conhecidas popularmente como mensagens de texto.

Este serviço pode ser tarifado ou não, dependendo da operadora e do plano associado.

Este conceito foi inventado pelo engenheiro finlandês Matti Makkonenh, em meados da década de 1980. A ideia surgiu na conversa formal com dois colegas, enquanto degustava uma pizza numa pizzaria em Copenhagen, em 1984. À época, nem guardou os documentos originais e nem se preocupou em patenteá-la, pois não estava a ver a ideia revolucionária e lucrativa que estava a ter. Contudo, o mesmo veio a receber, em 2008, o Prémio de Inovação pela “paternidade” do invento, atribuido pela revista The Economist.


  Apesar de tudo, de acordo com os últimos dados trimestrais da Anacom, os utilizadores de telemóveis enviaram menos 12,2% de mensagens de SMS entre julho e setembro, comparativamente a idêntico período de 2013.

O número médio mensal de mensagens enviadas por utilizador deste serviço foi de 267, o que corresponde a cerca de nove mensagens por dia. "O tráfego de mensagens tem sofrido um abrandamento nos últimos trimestres devido ao aparecimento de formas de comunicação alternativas na internet", como seja o Facebook, o Whatsapp, Viber, etc, etc, etc....

O volume de minutos de conversação originados nas redes móveis aumentou 6,7% entre trimestres e 12,1% em termos homólogos, "o que se deve à introdução das ofertas com tráfego de voz e dados incluído e à eliminação da diferenciação tarifária on-net/off-net".


SABIA QUE O ENVIO DE DEMASIADOS SMS PODEM SER PREJUDICIAIS Á SUA SAÚDE????

Sabe aquelas dores na cervical que tem e não percebe porquê? Se é daquelas pessoas que passam horas a fio, dia após dia, a olhar para um smartphone, aí está a explicação das mesmas!!! Ora, de acordo com uma notícia que saiu recentemente, as dores da coluna podem estar associadas a isso (as minhas são ao stress, mas ok, vamos lá ver isso)!

De acordo com o mesmo estudo, a cabeça humana pesa cerca de cinco quilos e meio. Mas à medida que dobramos o pescoço para a frente e para baixo, a carga que se exerce ao nível das vértebras cervicais começa a aumentar. Aos 15 graus de inclinação, corresponde a 12 quilos; aos 30 graus, a 18 quilos; aos 45 graus, a 22 quilos; e aos 60 graus, a 27 quilos.

Esse é o preço que pagamos por olhar fixamente para um smartphone – algo que milhões de pessoas fazem durante horas a fio todos os dias – conclui um estudo da autoria do médico norte-americano Kenneth Hansraj, da clínica New York Spine Surgery and Rehabilitation Medicine, publicado na revista Surgical Technology International.

Assim, toca a ficar firmes e hirtos, direitinhos a enviar sms ok?? :)

Com o tempo, dizem os especialistas, esta postura incorrecta, por vezes chamada em inglês “text neck” (pescoço do SMS), pode conduzir a um desgaste precoce ou uma degenerescência da coluna vertebral – e até precisar de uma intervenção cirúrgica. De acordo com declarações do mesmo ao jornal The Washington Post “Trata-se de uma epidemia – ou, pelo menos de algo muito comum”, “Basta olharmos à nossa volta, toda gente tem a cabeça para baixo.”



Os utilizadores de smartphones passam em média duas a quatro horas por dia encurvados sobre estes aparelhos – a ler emails, a enviar SMS ou a consultar sites de redes sociais. Isso corresponde a 700 a 1400 horas por ano a exercer um stress sobre a coluna vertebral, segundo o mesmo estudo.



Em entrevista ao site Today.com, Hansraj deu algumas dicas aos utilizadores de smartphones para evitarem as dores.

Olhe para o seu aparelho com os olhos, não é preciso dobrar o pescoço. Exercícios: vire várias vezes a cabeça da esquerda para a direita. Faça força com a cabeça contra as mãos, primeiro para a frente e depois para trás. Coloque-se na ombreira de uma porta com os braços esticados e empurre o peito para a frente de forma a reforçar os músculos “da boa postura”, diz Hansraj.

Então toca a seguir estas recomendações e fazer exercício… :)


E QUE TAL CONVERSAREM ENTRE SI NÃO?????

            Ora aqui ficam curiosidades acerca dos SMS … Contudo, apesar de ser adepta (bastante até!), confesso que prefiro o som de uma gargalhada a um LOL ou um smile, e prefiro a expressão de um olhar e um toque a palavras lidas neste âmbito. Contudo, quando a distância não o permite, então lá terá de ser, e toca a enviar SMS… Como um “lembrei-me de ti”, um “sinto a tua falta”, ou um “não te esqueças de trazer pão”…. Ou um “beijo”…. Quem não gosta afinal?


            Fiquem bem… Até já…