sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Desafios Gastronómicos: LULAS COM MOLHO DE AÇAFRÃO


Ora aqui estou eu novamente com uma receita nova e que sem dúvida ficará nas preferidas para confeccionar. Prática, simples e rápida, esta é daquelas receitas que num instante fica pronta e que não nos deixa ficar mal J.

 E o que é, o que é?  

LULAS COM MOLHO DE AÇAFRÃO.

 

Vamos ver como se faz?

Ingredientes:  (para 6 pessoas)

·        1 Kg de argolas de lulas;

·        ½ cebola;

·        3 dentes de alho;

·        3 tomates maduros;

·        2 colheres de sopa de açafrão;

·        1 colher de caril;

·        30 gr vaqueiro líquida e 1 colher de vaqueiro de alho;

·        2 pacotes de natas magras.

·        Salsa e coentros

·        Moinho de 5 pimentas Margão

·        Azeite q.b

 

Ora vamos ver como se faz?
Primeiro passei as argolas de lulas por água, escorri num passador e salpiquei com uma pitada de pimenta.
 
 
Cortei o tomate em bocados, (limpando-o de sementes), os dentes de alho, a salsa, os coentros e a cebola. Juntei estes ingredientes e levei a picar na picadora eléctrica.
 
 
 
Entretanto, num tacho derreti as vaqueiro, juntei o preparado anterior e deixei refogar um pouco. Posteriormente adicionei as argolas de lulas e deixei cozinhar em lume brando.
Ao mesmo tempo, misturei o açafrão com o caril numa tigela. Adicionei as natas, temperei com sal e pimenta e misturei bem.
Deitei a mistura sobre as lulas, mexendo bem até apurar e as lulas ficarem macias.
E pronto! Num instante se faz este pitéu! Eu não disse? Económico, fácil de confeccionar e super rápido, este prato tem um toque de sofisticação também. Contudo, cuidado com o caril, não aconselhável a pessoas que não apreciem sabores picantes J.
A acompanhar um arroz branco e uma salada de rúcula com tomate cereja, regada com um bom copo de vinho.
BOM APETITE!!!!
 
 

 
 
 

domingo, 22 de dezembro de 2013

DICAS FASHION: DICAS PARA COMPRAR NOS SALDOS



Aproxima-se uma das alturas do ano em que devemos apostar: Os Saldos!!! Como  tal, este post será sobre o quê??? ÓBVIO....

DICAS PARA COMPRAR NOS SALDOS:

Comece por fazer uma arrumação no roupeiro. Esta deverá servir para  perceber aquilo que efectivamente tem e aquilo de que necessita. Aproveite para escolher e separar a roupa que já não usa (sim, também aquela que olhamos e dizemos: “Um dia destes visto” e nunca mais o fazemos!! E assim vai-se acumulando ao longo dos anos...), de modo a conseguir mais espaço. No final, faça uma lista com as peças que lhe fazem mais falta ou que precisa de substituir.


•Para evitar ceder a impulsos excessivos e desnecessários, não saia de casa sem antes calcular quanto dinheiro pode gastar. É importante que vá com um orçamento pré-estabelecido e que não o ultrapasse.

Tente ir aos saldos ainda nos primeiros dias, pois terá maiores hipóteses de encontrar as melhores peças, no seu tamanho, aquelas que são essenciais. Quanto a outras não consideradas essenciais, por vezes os últimos dias dos saldos trazem preços fantásticos!, corremos é o risco de Já não existir o nosso número... Assim, peças essenciais a adquirir logo no início J

·        A manhã é a melhor altura do dia para se aventurar nas lojas, que estarão mais vazias e arrumadas.

•Lembre-se que é bastante provável ter de experimentar várias peças de roupa e ter de andar bastante. Por isso mesmo, vista-se de forma prática e leve calçado confortável.

•Não se deixe levar pelos preços baixos das etiquetas, quando procura qualidade. Se quer investir numa peça que lhe durará para as próximas estações, esteja disposta a pagar mais algum dinheiro por ela. Ir aos saldos não implica comprar apenas as coisas mais baratas, trata-se de fazer boas compras. Nesta época as peças a investir mais algum dinheiro são sem dúvida os agasalhos e as botas. Convém que ambos sejam bons para poderem durar para o Inverno do ano seguinte.

•Para que a sua atenção não seja desviada e tentada por artigos que não lhe fazem faltam, assim que entrar na loja, faça por ver apenas os itens que constam da sua lista de necessidades.

Tente saber sempre o preço inicial da peça, para perceber o real desconto da mesma e se estará ou não a fazer um bom negócio.

•Sempre que se apaixonar por uma determinada peça, lembre-se sempre de pensar de que forma a poderá conjugar com outras peças que já tenha, ou em que ocasiões a irá utilizar. Pode chegar à conclusão que apesar de ser uma peça linda e/ou barata, que irá correr sérios riscos de ficar arrumada num canto do armário.

Comprar a pensar na estação seguinte pode ser uma óptima estratégia, especialmente em tempos de crise. Ao renovar o seu guarda-roupa com as peças essenciais para o próximo verão ou inverno, chegará a essa altura do ano sem ter de gastar dinheiro extra. Assim, deverá investir também neste caso em peças para a Primavera/Verão, aquelas que sabe que necessita e que pode adquirir agora por um montante inferior, economizando.

Experimente sempre as peças, por maior que seja a confusão, uma vez que por vezes o corte ou o molde pode ser diferente e não coincidir com o número que costuma usar. Evite trazer números superiores ou inferiores ao seu, só porque o preço do artigo é tentador. O mais certo será nunca vir a dar-lhe uso.

•Se tiver dúvidas em relação a alguma peça, esse poderá ser o indicador de que necessita para saber que o mais sensato será pousar o artigo. Sair da loja e ir dar uma volta, poderá ajudá-la a perceber se realmente vale ou não a pena voltar à loja para comprá-lo.

Se nos próximos meses tiver um casamento, baptizado ou outra ocasião especial, vale a pena adiantar-se e procurar o vestido perfeito, que irá encontrar a preços bastante mais acessíveis.

•A época de saldos é dada a excessos e confusões, sendo por isso aconselhável que, antes de pagar, inspeccione as peças que pretende comprar, de modo a assegurar que não têm defeitos.

Investir em básicos será sempre a mais-valia dos saldos. A época é a melhor para investir no clássico vestido preto, na camisa branca, no casaco de inverno ou nos sapatos de que precisa. Deixe as tendências de parte ou para depois de ter conseguido encontrar aquilo que procurava, se o orçamento ainda o permitir. Para tal, vejam o post no link http://devaneiosdesabafoseafins.blogspot.pt/2013/11/10-must-have-no-roupeiro.html.

Quanto às peças a adquirir aqui fica uma pequena sugestão:

O que Comprar nos Saldos de Inverno

•Gabardine

•Blazer

•Calças de ganga

•Fato completo

•Vestido de festa

•Calças clássicas

•Casaco quente/Agasalho

•Saia lápis

•Sapatos pretos ou beges de salto alto, Botas de cano alto e/ou baixo Pretas ou Camel.

•Camisa branca de manga comprida

O que Comprar nos Saldos de Verão

•Vestido preto de corte simples

•Casaco fino

•Top de alças

•Roupa interior

•Calças de ganga

•Carteira de cor neutra

•Sandálias ou sabrinas

•Acessórios como lenço ou cinto

•Camisa branca de manga curta

Assim sendo, só me resta desejar boas compras e aproveitem bem os saldos!!! J

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

DEVANEIOS E DESABAFOS: Sobre o Natal ou sobre mim???????... by FEFA…

Não vou falar sobre o significado do natal…não quero, nem me sinto habilitada para o fazer…mas posso sempre dissertar sobre o que esta época representa para mim, independentemente de outros significados, outras associações, outras conotações…
Nesta altura, sinto um cheiro especial no ar…uma atmosfera envolvente e que me faz sentir especialmente solidária, carinhosa e com uma grande vontade de partilhar com a família, de sangue, do coração, ou aqueles que, pelo facto de sempre me acompanharem e me serem particularmente caros, estão sempre no centro das minhas atenções…
Sinto uma particular alegria/magia em enfeitar a árvore de natal, em recordar natais passados ou em imaginar natais futuros…uma euforia na escolha dos presentes e na vontade de surpreender tudo e todos…um conforto maior que todos na partilha da refeição que junta família, amigos, amigos dos amigos, miúdos, graúdos, projectos de adultos, projectos de gente, velhos e novos!... Nesses dias, apesar da minha humildade quanto a esse aspecto, sinto me a melhor e mais querida das anfitriãs…sinto-me gratificada nesse papel, sinto que, naturalmente, cumpro com o espírito natalício, não obstante o que cada um possa entender sobre esta quadra…


Gosto das luzes de natal, das avenidas iluminadas e frias, das prendas, mas mais dos sorrisos, dos beijos e abraços que aquelas suscitam… gosto do alarido… dos papéis rasgados… da confusão… da casa desarrumada… do quentinho da lareira…das roupas macias e dos colos… podem vir e dizer que é tudo uma encenação, o espírito consumista a sobrepor-se, mas isso não faz sentido nenhum para mim…. Eu dou por gosto, porque me gratifica e me faz sentir uma pessoa melhor…porque quero mostrar a minha gratidão face àqueles que me são queridos e porque, dar bens materiais nunca fez de mim uma pior pessoa!!! Nunca dei para substituir nada!!! Nunca dei para redimir!!! Nunca dei para me desculpar!!!...E se dou para sentir melhor comigo mesmo, quanto muito, isso faz de mim uma pessoa egoísta!...Não????...
Também adoro o pós-natal, a ressaca das paparocas, da casa desalinhada, da indumentária de pijama…da estreia de algumas prendinhas, quiçá!...Neste momento, só peço que aqueles que me são mais queridos, possam sentir comigo, possam sentir como eu ou possam entender os meus sentimentos…


A todos os meus queridos amigos e amigas, à minha família, aos meus filhos (os melhores que poderia desejar), e ao meu companheiro de jornada, desejo, do fundo do coração e com o mais genuíno dos sentimentos, um feliz e santo natal!...

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

ESCAPADELAS: DESCOBRIR SEVER DO VOUGA!

Pois é, nesta altura em que já estamos todos cansados (falo por mim J ), venho vos trazer o relato de uma das escapadelas efectuadas para descobrir mais e melhor este nosso país que tantas vezes muitos ignoram e desconhecem…
E onde fomos desta vez? Desta vez fomos descobrir Sever do Vouga!!! Tudo bem, já foi à uns tempos atrás (na Páscoa J ), mas ficamos tão fãs, que acho que brevemente iremos lá voltar! Pelo menos assim contamos não é pessoal?
E onde fica Sever do Vouga? O que tem para ver, conhecer?
Pois bem, Sever do Vouga é uma vila portuguesa, situada no Distrito de Aveiro, região Centro e sub-região do Baixo Vouga. Conhecida por muitos como a capital do Mirtilo (bem bom diga-se de passagem, e com excelentes propriedades antioxidantes, o que é sempre bom não é? J ), anualmente realiza a Feira do Mirtilo, que este ano decorreu nos dias 27 a 30 de Junho no Parque Municipal de Sever do Vouga. Com imensa coisa para ver e explorar, esta vila possui vários monumentos e estações arqueológicas que nos permitem confirmar a passagem de povos pré-históricos por este local, atraídos talvez pelas excelentes condições naturais que o Concelho oferece. Repousam também neste Concelho, vestígios da mais impressionante e antiga arquitectura de pedra do mundo - a Arquitectura Megalítica.
            Ora nós, para começar instalamo-nos num sítio paradisíaco. Assim se pode descrever a Quinta do Engenho – Ecoparque. Esta encontra-se rodeada por uma atmosfera campestre e bucólica onde a Natureza se encontra num estado puro e selvagem. Desde logo existem várias cascatas que o acidentado do terreno obriga o Rio Mau a fazer, e depois tem 4,5 hectares de espaço verde, com vários bungalows ecológicos em madeira a servirem de refúgio na natureza e de destino ideal para uma escapadela revigorante. Ora espreitem lá algumas fotos que captamos:







DIVINAL, não concordam? Daqueles sítios que fazem bem à alma, a Quinta do engenho proporciona toda a paz, calma e serenidade que as fotos fazem transparecer. Contudo, a mesma também pode transmitir outras sensações (não experienciadas por nós, até pela época que era, pelas condições atmosféricas existentes), mas que nos deixou com muita curiosidade de ir averiguar bem isso… E é o quê? Ora a mesma tem disponíveis diversas actividades de Desporto e Aventura em parceria com empresas de actividades de Animação e Turismo, nomeadamente no concelho de Sever do Vouga com a Desafios, Turnauga, Boca do Lobo, etc, sendo estas:
•Dinâmicas de grupo
•PaintBall
•Arvorismo / Manobra de Cordas (Rappel, Slide,Tirolesa, Paralelas)
•Passeios Pedestres
•BTT
•Raffting
•Canoagem
•Canyoning
 Digam lá, não dá vontade de ir em época de experimentar? Pelo menos algumas? Não é que alguns de nós não tenham tentado não é? J

Dentro da quinta existem vários sítios e actividades a explorar, mas nós não nos ficamos por aqui…
Existem vários caminhos pedestres que podemos percorrer em Sever do Vouga… Minas do Braçal e Cabreia; Caminhos de S. Tiago; Rota das Laranjeiras e a Rota do Megalítico. Nós, uma vez que o tempo era escasso, e que as condições atmosféricas eram escassas também J, decidimos experimentar por sugestão do dono da Quinta, a Ecopista da Ex-Linha do Vouga- Troço de Paradela. Esta tem o seu início no Lugar da Foz (próximo da foz do Rio Mau), e o seu fim na Estação de Paradela do Vouga, com uma extensão de 6,179 km. Com paisagens deslumbrantes (espreitem lá):









Percurso que se faz tão bem, pena não ser aqui mais perto não é? Embora estando já em funcionamento, esta Ecopista ainda não foi inaugurada, estando ainda prevista uma 2ª Fase de construção da Ecopista, que prevê um prolongamento até Cedrim do Vouga, numa extensão de 4205 metros. Esperemos que sim…


Também exploramos a Vila, mas curiosamente não temos fotos desses momentos, talvez porque abençoados muitas vezes pela chuva J Mas garanto que vale bem a pena visitar!

 Convido-vos a visitarem o seguinte endereço e se maravilharem ainda mais com tal beleza: http://quintadoengenho.blogspot.pt/. E se quiserem saber mais acerca de Sever do Vouga convido a visitarem a página http://www.cm-sever.pt/, onde ficam a conhecer melhor esta Vila linda. Mas bom bom é fazerem como nós, aventurarem-se nesta beleza natural. Nós? Nós contamos lá voltar em breve para continuar a explorar não é pessoal? J
AVENTUREM-SE!!!!! :)

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

DICAS FASHION: RECEITA PARA UM ROSTO RADIOSO!!! By Fefa & Companhia!...

Hoje o tema é claramente "light" e prazeiroso, pelo menos do meu ponto de vista!! Para mim, sempre foi um prazer maquilhar-me e conseguir tirar o maior proveito possível dessa caixinha milagrosa (a caixinha da saúde, como a minha mãe lhe chama!), que nos faz ficar mais bonitas, radiantes e luminosas !!!... mas entendo o desalento daquelas que por preguiça, falta de jeito ou de motivação, olham para os pincéis, caixinhas, frascos e afins e se assustam, desistindo logo à partida, daquilo que pode ser tão divertido, amigas!!... Não, não é caso para isto!


 
Vou tentar desmistificar e ser simples. Mas acreditem, a melhor forma é a prática, o treino, a tentativa e erro!! Caso faça sentido, podemos organizar uns pequenos workshops, pois ao vivo e a cores, tudo toma uma dimensão mais fácil e todas as dúvidas ficam dissipadas!....
Vamos encarar isto como uma receita, com os ingredientes essenciais e com o modo de confecção mais simplificado.
RECEITA PARA UM ROSTO RADIOSO!!!...

Ingredientes:
·        água micelar para a limpeza prévia do rosto
·        creme de dia, creme de olhos, para o cuidado da pele 
·        base, "tapa olheiras", pó matificante, blush/pó com côr, sombras de olhos (1 clara/1escura), lápis delineador para olhos (preto, castanho ou outro tom escuro), rimel e gloss/baton

Modo de aplicação:
Comece por limpar bem rosto e olhos. Pode utilizar água micelar ou outro produto desse tipo. Depois aplique o creme de olhos e o creme de rosto. Deixe estes produtos "entrarem" na pele, aguardando uns segundos antes de aplicar a base.

A base, aplique em pequenas quantidades, sempre do centro do rosto para as laterais. Se ajudar, aplique um pouco nas costas da sua mão, junto ao polegar e vá aplicando aos poucos, por todo o rosto, tendo o cuidado de disfarçar junto à raiz do cabelo. Junto ao pescoço disfarce também, pois a ideia nunca é aplicar base diretamente no pescoço. Não se esqueça: deve escolher um tom o mais aproximado possível ao seu tom de pele e hoje já há bases que fazem isso de forma praticamente automática! Se achar que está com olheiras, compre um produto próprio para o efeito e aplique no canto e por baixo dos olhos, sempre em pequenas quantidades, para não falhar!!

Espere mais uns segundos e use um bocadinho de pó matificante na zona T (testa, nariz e queixo), para tirar o brilho e ficar com a tez com um aspecto mais aveludado. Depois com blush ou um pó dos que nos dão um aspecto bronzeado, aplique de forma regrada em todo o rosto mas com maior incidência nas maçãs do rosto. Cuidado!...Não exagerar para não parecermos vir diretamente do campo, depois de um dia intenso de trabalho agrícola!!...Vale mais pôr pouco e depois rectificar no final ( como no caso dos temperos, numa receita culinária, não se esqueçam!...)

A maquilhagem propriamente dita, é sempre o mais difícil, não é? Vamos lá, sem medos!!!....arranje duas sombras (há caixinhas com duos perfeitos) e a ideia é serem do mesmo tom, um claro e outro escuro). Por exemplo: cinza claro/cinza escuro; beje/castanho; azul claro/azul escuro. A ideia é colocar o tom claro junto ao canto do olho e junto à sobrancelha, (para abrir o olhar, segundo os entendidos), e o tom escuro junto à linha da pálpebra, para criar a ilusão de profundidade e de olhos mais expressivos. Se conseguir, faça um pequeno traço de lápis, também junto à linha da pálpebra. Se não tiver muita habilidade, arrisque pouco e vá treinando! Nunca deixe zonas brancas entre esse traço do lápis e o traço da própria pálpebra, pois assim deixa visível a sua falta de jeito!!!...Por último, coloque o rimel, de preferência sempre preto. Se conseguir, aplique mais do que uma camada, mas isso só com algum treino!!!

Último toque: um gloss ou baton, como preferir!!!, mas o mais fácil é o primeiro!!! Fica simples e não há muito que falhar!!!!

Tempo de aplicação: aproximadamente 10 minutos, consoante a prática e o nível de perfeição!!!...Perece impossível mas é mesmo assim!!....

Parece complicado mas não é!!!...Em caso de dúvida, bora lá combinar um wokshop!!! Estou super disponível e adoro frascos e caixinhas, cheias de côr!!!!....Há montes de truques que ajudam! E hoje há produtos super em conta, pelo que a crise não é desculpa!!!...

Fiquem bem, treinem muito esta receita e depois digam se não ficaram saborosas!!!!! Ou direi antes, radiosas?????....

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Dicas Fashion: Looks Mais por Menos #5

Ora depois de uma longa ausência nas sugestões de Looks mais por menos, cá estou eu com mais um look mais por menos...
De salientar que normalmente, tal como já referi nos posts look mais por menos, deixo as minhas compras de tudo o que é mais caro e dispensável para os saldos, e se puder ser com os descontos adicionais dos Outlets ainda melhor!!! Somente compro uma peça de vestuário, calçado ou acessório se tiver mesmo de ser (sem ser nos saldos!) e quando o preço é bastante convidativo. Quando não assim é, é porque existe mesmo necessidade disso. Ora aqui está:
 
 
Botins: Sapataria Calçarte 52,00€ - Café do Brasil.
Ok, esta foi uma daquelas compras cujo preço está bem acima do meu estipulado, mas a necessidade de umas botas assim o impôs J. Outro motivo: calçado convém ser bom se quiserem que seja resistente e durável. De pele, estes botins seguem a tendência deste Inverno (já existente no Inverno passado) de estilo rockeiro/motard/grunge. Confesso que é uma das minhas tendências, como que o reviver de um passado longínquo em que este era definitivamente o meu estilo. ROCK ON BABY!!!!! Super confortáveis, são daqueles botins que vale bem a pena o investimento!
 

Agora um à parte: Confesso já ando a deitar o olho a estes...

 

 

Que tal? Lindos não são? Pois, mas estes vão ter de esperar, até porque já não existe a urgência de uns botins, e também porque tá aqui tão os saldos... é só esperar mais um bocadinho!!! J

Leggings: Super quentinhas e confortáveis, e a um preço fantástico: 8€,  esta é sem dúvida uma peça de eleição... Estas foram adquiridas numa das minhas lojas de eleição também: PRIMARK. Definitivamente cada vez mais me rendo a esta loja, porque tem de tudo, e porque além de os preços serem bastante convidativos, a variedade de estilos e de opções é tanta que é quase impossível não sair de lá satisfeita com as compras (e não cair na tentação de encher aquele cesto que pegamos à entrada J ). Melhor, podemos fazer compras a um baixo preço para todos lá em casa, e ainda para a casa em si!!! Mas este é um tema que merece um post próprio: eu e a minha paixão pela Primark!! eheheheheh (qualquer dia sai).

Camisa: Mais uma forte tendência deste Inverno, a camisa de ganga fica sempre bem, seja num look casual, ou ainda num look mais formal. Esta adquiri na Lefties do Campera Outlet Shopping pela modesta quantia de 15,99€. Bom investimento, a camisa de ganga permanece sempre actual e adequa-se a todos os estilos.

Blazer: Para completar o look, e para o tornar mais formal devido ao trabalho, coloquei um blazer preto (Mango Campera Outlet Shopping), salvo erro, 19,99€. Este é fundamental para tornar este look um pouco mais formal. Peça essencial no nosso roupeiro (vejam o post das 10 peças fundamentais), o meu roupeiro está cravejado com alguns J. Sim, que a profissão assim o exige!

Complementei o look com uns brincos de pérolas pequenos (mais discretos, por causa da conjugação com o colar, e que ficam sempre bem) e um colar tipo gola também bastante tendência.
 

Mais? Para ir para a rua com este frio coloco um casacão estilo militar preto, umas luvas, uma gola e uma boina ou chapéu (minha perdição também) e lá vou eu combater o frio. Prometo mostrar essa minha figurinha em breve.

E cá está, mais um look mais por menos. Desta vez um bocadinho mais dispendioso, mas cujas peças são de uma versatilidade enorme o que justifica sempre!! Quanto a novos posts, fica aqui prometido (até porque abordei levemente aqui estes temas) um sobre a Primark, um sobre tendências acerca de estilo, cores e padrões de roupas, assim como os acessórios a investir para complementar e dar vida nova a um look... PROMETIDO J
Até lá então...