quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Até que enfim!! Consegui voltar ao vício... YUPIIIII


Ora, cá estou eu de volta, depois de uns tempos ausente, a fazer uma das coisas que mais prazer e satisfação me dá: escrever. E que melhor maneira de o fazer senão com as coisas que mais gosto?

Como devem se lembrar, já tinha mencionado num post anterior que a leitura é uma paixão, um amor incondicional, que infelizmente se encontrava um pouco difícil de consumir (ahahahah).

Pois é, mas finalmente consegui ler um livro do inicio ao fim! YUPIIII!!!!

Sim, mas também quem pega neste livro não consegue largar! É dos tais que é fantástico para retomar a paixão, que nos embrenha numa teia de acontecimentos inesperados de uma história de qualquer dia a dia....

Ora um dos capítulos começa assim :

 
 
 
 
Mas não se preocupem  homens, nada de pessoal, não fosse o escritor um homem também!!! ;) Autor chama-se Francisco Salgueiro.
 
Livro fácil de ler, fluído, e cativante. Ora aqui fica uma sinopse :
 
"Livro de estreia de autor, em ficção, a mais vender em Portugal durante 2003, é a mais bela história de amor desde o “Titanic”. Passa-se em Lisboa, Porto, Algarve, Londres e está recheado de:
Sexo por obrigação
“Quando senti que ele estava quase a vir-se, disse ‘Ohh... que bom’. Fingi que tínhamos um orgasmo simultâneo. Inspirei-me no canal dezoito”.
Cenas de amor
“Se isto fosse um filme, agora punha as minhas mãos na cara dela, a câmara subia, enquadrava-nos com o pôr-do-sol, enquanto nos beijávamos apaixonadamente, ao som de uma música estilo ‘E tudo o vento levou’”
e ainda: amigas que buscam o homem ideal, amigos engatatões, telemóveis que não param de tocar, mails com forwards imbecis e videntes.
Não… não é mais um livro de literatura light. Garanto-vos.
Experimentem… porque vão adorar."
 
E é mesmo!! Agora que descobri (tarde confesso) o Francisco Salgueiro, graças aos meus amigos Toni e Sofia,  estou ansiosa pelos outros 8 (sim, 8) que me faltam.... ahahahah
 
Agora que retomei esta paixão, é tentar com esforço e dedicação continuar a alimentá-la, pois a alma também precisa tanto ou mais de comer!!!
 
Conselho: percam-se assim como eu me perdi...

 
 
 
 

 


quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Sementes de Chia: um verdadeiro tesouro


As sementes de chia são muito nutritivas.

 A Chia tem mais ómega 3 do que qualquer outra fonte natural, sendo que possuem enormes quantidades de antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras e muitas outras vitaminas e minerais, logo é considerado um dos alimentos funcionais conhecidos mais saudáveis e completos.

Contudo, as sementes de chia são calóricas cuidado!!

Parte boa: as fibras presentes na semente de chia são solúveis, ou seja, “incham” o estômago, causando sensação de saciedade e retardando a sensação de fome. Equilibram o açúcar no sangue, garantindo energia ao longo do dia. Confesso que sou uma consumidora das mesmas, normalmente juntando ao iogurte e ao muesli de manhã

Reduzem a ansiedade. Como as sementes de chia absorvem muita água (cerca de 12x seu próprio volume) e têm fibras altamente solúveis, eles ajudam na digestão de hidratos de carbono e, consequentemente, na liberação de energia lentamente na corrente sanguínea, o que faz com que fiquemos satisfeitos mais rapidamente e durante um período mais longo e, então, passamos a consumir porções menores de alimentos.

As sementes de chia são digeríveis. Ao contrário de semente de linhaça, sementes de chia não precisam ser moída antes de serem ingeridas. O corpo humano pode facilmente digerir sementes chia. Podem-se comer sementes de chia pura sem adicionar a qualquer alimento, misturá-las com um batido ou um sumo de fruta natural por exemplo, adicioná-las aos cereais pela manhã (como eu), ou inclui-las nas saladas e em diversas receitas.

Combatem a inflamação. A gordura acumulada é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeito. O ômega-3 presente nas sementes combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite.

Desintoxica. A fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes. Essas fibras ainda retêm parte da gordura presente nos alimentos. E isso acaba saindo nas fezes em maior quantidade do que o habitual.



Resumindo, quais os benefícios da semente de chia?
Reduz o colesterol e triglicéridos; controla a glicemia; ajuda na formação óssea; prevenção do envelhecimento precoce; melhoria na imunidade do organismo; auxílio no funcionamento intestinal; elimina as gorduras e toxinas do corpo; fornecimento de energia; fortalecimento muscular; previne diabetes e doenças cardiovasculares; controla a pressão sanguínea.

Quantidade diária de consumo de sementes de Chia ?
Não existe uma regra, mas os nutricionistas calculam que entre duas a quatro colheres de sopa cheias de sementes diárias são suficientes e já trazem enormes benefícios à saúde.


Eu já tou fã das sementes, e vocês? ;)