sexta-feira, 1 de agosto de 2014

SUGESTÕES: ESPECIARIAS


Ora hoje sexta-feira, depois de uma longa ausência de posts novos (que irei explicar mais tarde este motivo) vamos falar de quê????

ESPECIARIAS!!! J


Existem vários tipos de especiarias e pozinhos que podem temperar a nossa vida… E o que é desta vida sem tempero??!!!???

Estas podem ser nossas aliadas numa alimentação equilibrada e saudável. Lembram-se? Há uns tempos atrás num dos meus post’s falei-vos das sementes que tão nutritivas são e que são um excelente complemento à nossa alimentação. Pois bem, hoje falar-vos-ei de especiarias e gostosas e que deverão fazer parte de uma dieta equilibrada e variada, tendo mesmo um fim terapêutico.


Quem me conhece (e vocês já me vão conhecendo também!) sabe bem que eu sou pessoa de intensidades… seja em odores (por isso os meus perfumes são os quentes e intensos… qualquer dia falamos sobre isso, prometido!), seja no paladar (adoro novos sabores, intensos, picantes…), seja em tudo na vida! Mas só assim vale a pena viver não acham? Lá está a vida só faz sentido se for vivida…

Mas deixemo-nos de filosofias e vamos ao que interessa: ESPECIARIAS!!!

Fiz uma pequena lista das mesmas, cujos poderes terapêuticos já foram comprovados, e que poderão ser de grande utilidade. Podemos fazer uma ingestão regular das mesmas, desembocando num exercício alimentar inteligente, uma verdadeira vigília preventiva contra alguns males.

Contudo, nada de consumirem em exagero ok???!!??? Basta usá-los como temperos, doses discretas, e então poderão realizar o seu trabalho, de forma segura, proporcionando benefícios e não o contrário.


Ora, e vamos começar por onde:

CANELA.

Esta é talvez a minha preferida!! Adorooooooooo….

O doce sabor da Canela tem sido usado em muitas diferentes culturas por milhares de anos, especialmente por suas consagradas virtudes como especiaria e propósitos medicinais. A ingestão de uma porção entre ¼ e ½ de uma colher de chá da especiaria, consumidas a cada dia, misturada ou não aos alimentos, reduz de forma significativa os níveis de açúcar no sangue de pessoas portadoras de Diabetes, assim com contribui também para a redução dos níveis de Triglicerídeos, Colesterol LDL (o ruim), e colesterol total.

Formas de Uso:

Chás - Feitos a partir da casca, folhas ou pó

Polvilhado sobre os alimentos - Na forma de Pó (ex. nos pastéis de nata… UIIIIII)

Benefícios:

- Auxilia as funções digestivas

- Alivia as congestões

- Alivia dores e rigidez muscular e de articulações.

- Alivia desconfortos menstruais (meninas toca a pôr canela!!)

- Redução das taxas do colesterol LDL e total

- Componentes Anti-inflamatórios que aliviam as dores da artrite

- Ajuda a prevenir infecções uninárias, cáries dentárias e doenças nas gengivas

- É um poderoso agente anti-microbicida capaz de matar a E.Coli e outras bactérias.

NOZ-MOSCADA.

A Noz-moscada é outra especiaria que possui propriedades medicinais e pode ainda ser usada numa grande variedade de pratos.

Como tempero deve ser usada com cuidado, basta uma pitada do pó, ou pequena porção na forma ralada.

Como medicamento, use uma pitada do pó. Pode-se acrescentar à água quente ou outro líquido, ou ainda ser misturada à alimentos. Contudo é de salientar que o consumo em excesso da especiaria (uma inteira ou porções acima de 5 gramas) é considerado tóxico.Mas, tomados os devidos cuidados, pode, além de proporcionar um sabor todo especial aos nossos pratos, cuidar de nossa saúde.

Formas de Uso:

Ralado ou em Pó. Eu não dispenso a noz-moscada por exemplo no puré de batata! Nem sabe bem se não a tiver (isso e bastante pimenta eheheheh)

Benefícios

 Previne/Cuida de:

 Insónias (pode provocar sonolência por isso só tome quando você estiver pronto para relaxar e dormir)

Ansiedade

Acalma espasmos musculares

Náuseas e Vómitos

Indigestão

Diarreia

Dores nas articulações e Gota

Baixa a pressão arterial

Combate a infertilidade masculina e a impotência

Melhora a concentração

Melhora a circulação sanguínea

Reduz as taxas de colesterol

Combate a dor de dente (o óleo da noz-moscada)

Possíveis Efeitos Colaterais:

 É importante ressaltar que, o consumo em demasia da Noz Moscada (de uma a três ou o equivalente a 5 gramas do seu pó) pode causar efeitos colaterais indesejáveis, tais como, Náuseas, Alucinações visuais e auditivas, Descontrole motor, confusão mental, Inchaço e choque (crise aguda causada por insuficiência cardiovascular).

CRAVO-DA-ÍNDIA.

O Cravo-da-índia, doce e picante, com sabor e aroma que o torna um grande complemento para muitos alimentos, já era conhecido na Ásia há 2.000 anos atrás. Um dos benefícios mais conhecidos da especiaria é sua propriedade de aliviar dores de dentes e nas gengivas.

Formas de Uso:

Na forma de chás, ou como condimento por exemplo na carne assada ou estufada. Para mim imprescindível no coelho guisado.

Benefícios

É um Potente anti-inflamatório, anti bactericida e possui propriedades antioxidantes – na verdade é considerado por alguns cientistas como o melhor antioxidante natural

Alivia os sintomas de doenças respiratórias tais como, Asma e Bronquite

Alivia dores musculares e lesões nas juntas, ou artrites e reumatismos

Elimina infestações de parasitas intestinas, fungos e bactérias

Ajuda a manter a concentração e melhora o raciocínio


GENGIBRE

O Gengibre é outro tempero que possui um sabor forte, aquece o organismo e acrescenta o tom picante aos alimentos.

São tantos os benefícios desse condimento que fica difícil descrever tudo apenas de forma resumida. Trata-se de um dos melhores - juntamente com Pimenta do Reino - medicamentos naturais contra afecções da boca e garganta. Basta ferver um pouco, deixar esfriar, coar e fazer o gargarejo ou bochecho, várias vezes ao dia. Não há inflamação que resista.

Formas de Uso:

Chás, em pó, na forma de cápsulas, sumos, Cru (por mastigação).

Benefícios:


Trata-se de um excelente inimigo da indigestão

É analgésico

Atua contra náusea e outros problemas estomacais (De facto é o mais eficaz medicamento natural contra enjoo marítimo)

Alivia enjoo na gravidez

Possui notáveis propriedades anti-inflamatórias

Combate e Elimina a flatulência (gases estomacais e intestinais)

Relaxa e acalma o trato intestinal

Possui excelentes propriedades antioxidantes

Alivia Tonturas, Vertigens

Fortalece o sistema imunológico

Protege contra fungos e bactérias

Estimula o fluxo biliar

Promove a saúde cardiovascular

Alivia dores musculares

HORTELÃ

Os efeitos terapêuticos das folhas Hortelã fresca já são bem conhecidos desde os tempos antigos, sendo até mesmo seu aroma peculiar, usado em muitas culturas para simbolizar boas vindas aos visitantes.

Formas de Uso:

Na forma de chás (folha ou pó), sucos, óleo, cápsulas (pó desidratado), o sumo das folhas, tinturas, ou como oleo.

Benefícios:

Entre suas propriedades terapêuticas, podemos incluir:

Alivia os sintomas da Síndrome do Cólon Irritável

Digestivo

Insónia

Combate e diarreia com cólicas

Pode proteger contra o Cancro

Inibe o crescimento de Bactérias e Fungos

Alivia os sintomas de Alergias e Asma

O óleo pode ser usado contra dores musculares

Possíveis Efeitos colaterais:

Deve ser usado com cautela em crianças, uma vez que pode induzir paradas respiratórias. Pode também provocar sonolência e secreções de mucosa na boca e garganta, quando usado de forma exagerada.

CARIL

O "pó-de-caril" é feito à base de pó de açafrão-da-terra, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela. Para além destes ingredientes básicos, outros são incluídos, de acordo com as preferências: alforva, pimenta-de-caiena, cominhos finos, noz-moscada, pimenta-da-jamaica, pimentão e alecrim, entre outros. Existem caris que chegam a levar setenta plantas diferentes. Inicialmente, o caril servia para temperar exclusivamente o arroz, mas actualmente é usado para a confecção de inúmeras receitas, como o frango de caril e outras.

Apesar dos vários benefícios de algumas destas especiarias, importa salientar que estes quando passam a fazer parte de nossa dieta, não devem ser ingeridos todos os dias, sob o risco de desenvolvermos alergias ou intolerâncias aos mesmos.

Espero que, tal como eu, adiram ao consumo destas especiarias, ficando desde já prometido aqui um post de receitas onde podem utilizá-las!!!

Fiquem bem! Até já! J

Sem comentários:

Enviar um comentário