quarta-feira, 17 de setembro de 2014

SUGESTÕES: “THE POOL” BY JEN LEWIN







“The Pool” é o nome da exposição ( se assim quisermos chamar!) interativa criada pela escultora norte-americana Jen Lewin e que está em exposição desde o dia 16 de setembro no Centro Comercial Colombo, no âmbito do projeto A ARTE CHEGOU AO COLOMBO.


E em que consiste esta exposição/obra de arte? Mais de 100 discos interativos colocados em círculo e 40.000 leds constituem a mesma, que tem como principal objectivo incentivar os sentidos do público, através de uma interação de luzes e cores.






Depois de entrarmos no círculo gigante suspenso, composto por tiras de tecido de cor branca e preta, podemos pisar, correr, pular ou mesmo saltar por cima dos discos, misturando luzes e cores à medida que cada círculo é pisado, numa espécie de “ping-pong” gigante. As interações das pessoas, tais como a pressão do pé e a velocidade, são detectadas pela superfície do disco, adicionando e subtraindo luz e cor.




“A interação varia significativamente de acordo com o número de pessoas envolvidas. Os discos todos juntos criam matrizes de cor complexa, surpreendentes e imprevisíveis com a interação dinâmica entre os indivíduos e a instalação”, refere Jen Lewin, que inicia com esta exposição a internacionalização na Europa. Já este ano, “The Pool” participou no ILight Marina Bay (Singapura), Vivid Sydney (Sydney), AHA! Festival (Cleveland) e Burning Man Arts Festival (Nevada, EUA).



"A obra realiza-se com a ação do público, o que a potencia desde logo para um universo de afabilidade. A associação de som e cor é dos binómios mais eficazes na conduta percetiva dos seres humanos, logo, este trabalho de Jen Lewin explora esta conectividade de forma muito intensa, com resultados muito eficazes”, referiu aquando a abertura a Embaixadora da exposição, Emília Tavares.



“A nova aposta do projeto A Arte chegou ao Colombo tem tudo para resultar numa iniciativa de referência, tendo em conta que estamos a apresentar uma obra com elevada criatividade, com forte componente comunicativa e interativa que é construída no sentido de incentivar os sentidos dos participantes. Por outro lado, a exposição “The Pool” by Jen Lewin está em total sintonia com os objetivos da Política de Arte Pública da Sonae Sierra, em que se pretende contribuir para a divulgação e promoção de atividades culturais que aproximem os visitantes do Centro Colombo às diversas manifestações artísticas”, referiu o diretor do Centro Colombo, Paulo Gomes.







A ARTE CHEGOU AO COLOMBO pretende contribuir para a divulgação e promoção de atividades culturais e aproximar os visitantes do Centro Colombo das diversas manifestações artísticas.









A exposição “The Pool” by Jen Lewin pode ser visitada até ao dia 09 de Novembro, na Praça Central do Centro Colombo, todos os dias, das 10:00 às 24:00 horas, à borlix! Eu já o fiz e garanto-vos, é uma experiência fenomenal! E vocês, estão à espera do quê para se aventurarem nesta experiência psicadélica?




Fiquem bem... Até já....

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

DE CORPO E ALMA: ESTOU NUA, E AGORA?


                ESTOU NUA, E AGORA?




Cá estou eu quando o adquiri!
Hoje venho falar da minha mais recente viagem/leitura: ESTOU NUA, E AGORA?. Obra literária do escritor Francisco Salgueiro, decerto se recordam de outros post’s anteriores em que eu falei nele, quando o “descobri”, e de supetão me prendeu com a obra “Homens Há Muitos” e em O Anjo que Queria Pecar em que fiquei igualmente rendida.

Ora este não foi de todo excepção! Como já nos habituou, Francisco Salgueiro traz-nos um livro de escrita fluída, mas não por isso menos interessante, pelo contrário, proporcionando uma viagem espectacular a mundos desconhecidos, pelo menos para mim!


Deixo-vos aqui uma pequena sinopse: 

“Alex, uma nova-iorquina, vive uma vida perfeita: acabou o curso e tem um emprego garantido. Está prestes a cumprir os sonhos que desenharam para ela. Mas um desgosto de amor leva-a a viajar pelo mundo. Precisa de se conhecer melhor e ultrapassar os seus medos. Da Tailândia ao Brasil, da Austrália a Marrocos, faz Couchsurfing dormindo em colchões, beliches, camas limpas, camas sujas, parques públicos – até em minha casa, em Lisboa. Nudismo, algum sexo, ilhas paradisíacas, jantares românticos, protestos de rua, festivais no deserto, um encontro com Nelson Mandela, mulheres que disparam bolas de ping pong das suas zonas íntimas – tudo isto faz parte desta história real passada nos sete continentes, ao longo de um ano, que representa tudo aquilo que gostaríamos de fazer.

Há pessoas que cometem erros por se acomodarem e outras que cometem erros por tentarem. A Alex preferiu errar tentando. E vocês?”


Ora, tal foi o meu espanto, quando descobri coisas como o Couchsurfing (não, não sabia o que era ok???!!!???), ou até mesmo visitar países sem sair do meu sofá, do comboio e do Metro (meus companheiros desta viagem pelo ESTOU NUA, E AGORA?, que confesso, durou 2 dias!), acabando num festival chamado Burning Man. Ok, e o que aprendi? Ora anotem lá:

O QUE É O BURNING MAN??????



É um festival que ocorre no deserto Black Rock, Nevada, Estados Unidos, e este ano juntou mais de 65 mil pessoas para uma semana que, segundo o semanário “Sol” parece retirada de um filme da série "Mad Max" — também há combates no "Thunderdome" — e que já foi apelidada de "Woodstock dos anos 90". As caravanas, que durante séculos atravessaram os desertos norte-americanos e foram centros vitais de trocas comerciais e culturais, foram a inspiração para a edição deste ano. Já nessa altura, essa rota juntava "comerciantes, peregrinos, monges, nómadas, viajantes e aventureiros de todos os cantos do mundo que se reuniam à volta de uma fogueira comum para partilharem as suas histórias". Existem vários carros, tendas e no meio a estátua gigante que representa o Burning Man. Este ano a cena repetiu-se. Uma semana depois, a estátua gigante ficou em cinzas — as brasas serviram para cozinhar — e o Burning Man descareceu do deserto sem deixar rasto ( e eis o porquê do nome do festival J ).








Fiquei, melhor, ficamos, o gangue todo, com uma vontade de ir a este festival… Ficou na agenda dos locais a visitar for sure…






E quanto ao Couchsurfing, sabem o que é?

Ora fiquei a saber pela leitura que existe um site e tudo ( cujo endereço electrónico aqui junto para poderem dar uma espreitadela https://www.couchsurfing.org/ )

De acordo com o mesmo o couchsurfing é:

“A missão do CouchSurfing é "Participação na criação de um mundo melhor, um sofá de cada vez" "CouchSurfing procura ligar pessoas e lugares internacionalmente, criar trocas educacionais, fomentar consciência coletiva, espalhar a tolerância e o entendimento cultural. Como uma comunidade almejamos fazer a nossa parte individual e coletiva para criar um mundo melhor e acreditamos que o surf de sofás é um meio para atingir esse objetivo. O CouchSurfing não é mobília, não é encontrar alojamento gratuito por todo o mundo; é estabelecer ligações por todo o mundo. Fazemos o mundo um lugar melhor abrindo as nossas portas, os nossos corações e as nossas vidas. Abrimos as nossas mentes e damos as boas vindas à sabedoria que a troca cultural oferece. Criamos ligações profundas e significativas que cruzam oceanos, continentes e culturas. O CouchSurfing quer mudar não só a maneira como viajamos mas também a maneira como nos relacionamos com o mundo!"

O Projecto CouchSurfing (CS) é um serviço de hospitalidade com base na Internet. Em 2012 atingiu a marca de 1 milhão de membros em mais 180 países e territórios. A partir de vários indicadores estima-se que muitos membros usavam o site de uma forma muito ativa, com 47% a oferecerem os seus sofás a viajantes (enquanto outros 23% dizia "talvez" e outros encontravam-se a viajar). A funcionar na Internet, a comunidade 'couchsurfing' põe em contacto viajantes, que só pedem um sofá para poupar dinheiro nas dormidas, e anfitriões dispostos a abrir as portas das suas casas a custo zero para conhecer novas pessoas. Ok, parece-me um pouco “alternativo” demais, mas certo é que cada sítio inscrito é sujeito a críticas no site, sendo que, quem se quiser aventurar pode facilmente consultar os sítios com melhores críticas e enviar email para marcar/perguntar disponibilidade, e partir à aventura…  De resto foi assim que o Francisco Salgueiro conheceu a Alex e surgiu a ideia do livro (ilustrado com fotos verídicas!), ao disponibilizar o seu espaço para CouchSurfing.

Pequeno excerto
Ora, ADOREIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII o livro, como todos, tanto que o li de supetão… Agora uma questão se coloca: Francisco Salgueiro, importas-te (trato por tu porque parece que te conheço através da escrita) de te apressar a escrever e editar o próximo???? É que já vou começar com o “A Idade da Inocência II” (depois de ter devorado e me chocado e escandalizado com o “A Idade da Inocência I”, mas isso fica para outro post!) e vou terminar logo logo, e depois, como vai ser? Preciso de mais!!!

Por isso, vá, do que estão à espera???? Não o têm ainda? Apressem-se a adquirir e devorar, pois acredito que assim o farão…

Fiquem bem! Até já…

terça-feira, 2 de setembro de 2014

DE CORPO E ALMA: E DEPOIS DO SOL?....BY FEFA



                Ora hoje voltamos a ter o contributo, sempre precioso da Fefa!! Eu ando tão atarefada que a minha amiga veio ao meu socorro, e a meu pedido resolveu partilhar mais umas das suas preciosas dicas... Aqui ficam! Aproveitem e absorvam... Amanhã vem um meu, prometo-vos! :)

                                                               E DEPOIS DO SOL?....



Depois daqueles dias maravilhosos de sol, mar/rio/piscina/campo/serra, voltamos às nossas rotinas do dia-a-dia, com aquela sensação maravilhosa de estarmos bronzeadas (muito ou pouco, não importa) e com a ideia de que aquela sensação de beleza veranil se vai manter por muito tempo! Na brincadeira e há muitos anos que costumo dizer: antes da praia nada me fica, mas depois da praia, tudo me é permitido!!!....


A autoconfiança aumenta, a pele está dourada, os cabelos desalinhados (mas tudo o que é bom despenteia, verdade?...) e a vontade de perpetuar o Verão é intensa!...


Mas atenção, não sendo uma expert (longe disso), aconselho a que os cuidados pós sol sejam uma realidade, não só para prolongar o bronzeado e o nosso ar saudável, como a repor os níveis de hidratação e o bem-estar da nossa pele e cabelos.


Durante a estadia na praia ou afins, é importante o uso diário de pós solar, todos os dias após o banho, mas quando regressamos, é importante continuar a usar o produto, quiçá até aquele acabar, pois também não é muito conveniente guardá-lo para o ano seguinte! Este produto não só compensa a possível desidratação da pele como ajuda, e muito, a prolongar o "bronze"!....


O mesmo se aplica para os shampos e condicionadores específicos para este efeito. Se achar que os produtos são muito fortes, vai intercalando os mesmos com os seus habituais, para uma reparação mais completa e prolongada no tempo!...


Para manter o tom douradinho há um truque que podem utilizar, se quiserem ter um pouquinho de trabalho, juntamente com o seu creme hidratante diário, junte um pouco de autobronzeador (há muitas marcas com produtos destes que podem ser usados no rosto e corpo, indiscriminadamente). No rosto basta juntar um pouco (tamanho de uma ervilha) juntar bem ao creme hidratante normal, fazer uma massa homogénea com as palmas das mãos para depois aplicar da melhor forma possível, em todo o rosto, pescoço e decote, ate o produto abranger toda a pele possível.



Proceda da mesma forma para as restantes partes do corpo (uma porção do tamanho ervilha do autobronzeador  para a quantidade habitual de creme, para casa perna, cada braço e barriga. Depois, só por precaução e porque nem todos os cremes são iguais, faça uma pausa de alguns minutos e só depois coloque roupa. No rosto, depois desses minutos de pausa, pode utilizar a sua maquilhagem habitual. Não se esqueça de lavar as mãos, para evitar possíveis manchas.


Não descure uma exfoliação semanal, no mínimo, ajuda muito se for um cuidado continuado. Se só fizer uma vez por ano (estou a exagerar, claro), não adianta de nada ao nível da sua perceção dos resultados. Também já há exfoliantes que dão para rosto e corpo, o que facilita muito! Eu acho!...


Quanto aos nossos adorados cabelinhos, lave em profundidade, alternando com os produtos do sol (sempre que vai regressar à praia, por exemplo). Hidrate as pontas (se puder fazer uma hidratação em salão melhor), se não, opte por escolher uma boa máscara e fazer um longo período de repouso (20 minutos), com uma toalha quente a envolver as pontas do cabelo para o produto fazer todo o efeito pretendido. Tente usar o menos possível secadores, pranchas e afins. Afinal esta é a época em que mais facilmente saímos de casa com o cabelo meio molhado e em que o desalinho é permitido, mesmo em situação laboral, desde que o ambiente não seja muito formal.

Caso costume sofrer de queda de cabelo nesta altura do ano, ataque já! Não espere que o cabelo comece a cair! Adquira cápsulas contra a queda, shampoo e/ou ampolas para o efeito. Veja nas farmácias mas também nas grandes superfícies e nas vendas pro catálogo onde já encontramos uma vasta lista de opções! Confira preços e aproveite alguma promoção (há sempre nesta altura! Eu garanto!).


Não esqueça, caso possa, de marcar uma ida à manicure/pedicure para repôr todos os cuidados a este nível! Outra opção é faze-lo em casa, com paciência ou com a ajuda de uma irmã, prima, amiga ou do nosso amor! Tudo é permitido!...





Espero que para as mais distraídas, estes "recados" possam ter sido úteis! Mantermo-nos cuidadas, bonitas, brilhantes, ajuda todas as esferas da nossa vida!!! Fiquem bem! Qualquer dúvida, é só colocar que eu respondo, se souber!!! J

Por agora ficamos por aqui… Não se esqueçam de gostar de vocês, senão, quem gostará??!!! Mime-se…

Fiquem bem! Até já…

Amanhã com sugestão literária…